A medida, de acordo com a pasta, tem como objetivo evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e Gripe aviária em granja comercial leva China a suspender compra de frango do Brasil | Foto: Mariana Nedelcu/File Photo/Reuters
16 de maio de 2025 — O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou à CNN nesta sexta-feira (16 de maio de 2025) que a China suspendeu temporariamente as importações de carne de frango brasileira. A medida ocorre após a confirmação do primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais no país.
O caso foi registrado por autoridades sanitárias brasileiras e representa a primeira ocorrência do vírus em sistema de avicultura comercial, o que eleva o nível de alerta para os mercados internacionais e pode gerar impacto nas exportações.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Até então, os registros da gripe aviária no Brasil estavam restritos a aves silvestres e criações domésticas de subsistência. A chegada da doença a uma unidade de produção de grande escala exige respostas rápidas por parte das autoridades para garantir a contenção da doença e evitar maiores prejuízos ao setor avícola, um dos mais importantes da economia agroexportadora brasileira.
Ainda não foram divulgadas informações sobre a localização exata da granja afetada, mas o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou o foco e informou que já está atuando com protocolos de controle e erradicação.
A China é o maior importador de carne de frango brasileira, o que torna a suspensão uma preocupação estratégica para o agronegócio nacional.
Leia também | Confiança da indústria tem leve alta em maio, mas empresários seguem pessimistas com a economia