Empresário cearense se destaca em evento de gala da Brazil Week em Nova York | Foto: divulgação
16 de maio de 2025 — Durante a Brazil Week em Nova York, o empresário Vanderson Aquino, fundador da instituição de pagamento Mêntore, foi homenageado por sua trajetória inspiradora no setor financeiro. O reconhecimento ocorreu no tradicional jantar de gala promovido pela Brazilian-American Chamber of Commerce, realizado no Museu Americano de História Natural, que reuniu personalidades influentes do Brasil e dos Estados Unidos.
Entre os homenageados, Vanderson chamou atenção pela história de superação e visão empreendedora. Natural do Ceará, começou a trabalhar aos 13 anos e se formou contador antes de abrir, aos 29 anos, sua primeira empresa de consultoria em Fortaleza. Com foco no desenvolvimento regional, expandiu seus negócios para o interior do Ceará, Maranhão e Piauí, até fundar o Mêntore em 2021.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O crescimento da fintech levou à mudança de sede para São Paulo, onde a empresa passou a operar em um dos mercados mais competitivos da América Latina. Atualmente, o Mêntore movimenta cerca de R$ 40 bilhões por ano e projeta lucro de R$ 300 milhões em 2025.
Ao comentar a homenagem, Vanderson destacou que o reconhecimento vai além dos números.
“Essa homenagem reconhece não apenas os resultados financeiros do Mêntore, mas sobretudo o impacto ao abrir novos caminhos para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, por meio da democratização do acesso ao crédito”, afirmou.
Além de Vanderson Aquino, foram homenageadas outras figuras relevantes como o governador Tarcísio de Freitas, Fabrício Bloisi (Prosus/iFood), Dara Khosrowshahi (Uber), André Esteves (BTG Pactual), Alexandre Baldy (BYD), Geyze Diniz (Pacto Contra a Fome), entre outros nomes do setor empresarial e social.
Leia também | Troféu Check-Up 2025 terá Avant-Première no cinema do Iguatemi com convidados e imprensa