15 de maio de 2025 – Após dois meses consecutivos de queda, a confiança dos empresários industriais apresentou uma leve recuperação em 15 de maio de 2025, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) subiu de 48 pontos em abril para 48,9 pontos em maio. Apesar do avanço, o indicador segue abaixo da linha dos 50 pontos, o que caracteriza um cenário de pessimismo no setor.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A melhora no índice foi impulsionada principalmente pela avaliação menos negativa sobre o cenário econômico atual. O Índice de Condições Atuais — que avalia a percepção dos empresários sobre a economia e sobre suas próprias empresas — subiu de 42,7 pontos em abril para 44 pontos em maio. Ainda assim, o indicador está abaixo da linha de 50 pontos desde janeiro de 2023 e vinha em queda desde setembro do ano passado.
Já o Índice de Expectativas — que projeta as condições para os próximos seis meses — avançou de 50,7 para 51,3 pontos. Dentro deste componente, a confiança na própria empresa cresceu ligeiramente, passando de 55,5 para 55,8 pontos. A expectativa para a economia brasileira também melhorou, embora siga negativa: de 41,1 para 42,5 pontos.
Segundo a CNI, os dados indicam uma reversão parcial da tendência de deterioração observada desde o fim de 2024. Os industriais seguem demonstrando confiança em relação às suas próprias empresas, mas ainda estão cautelosos diante do cenário macroeconômico nacional.
A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 9 de maio, com a participação de 1.175 empresários da indústria. Desses, 443 são de pequeno porte, 451 de médio porte e 281 de grande porte.
Leia também | Desmatamento cai em cinco dos seis biomas do Brasil em 2024, aponta Mapbiomas