logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Caixa Cultural Fortaleza recebe mostra As Mil Noites - O Cinema de Paula Gaitán
Cultura Caixa Cultural Fortaleza recebe mostra “As Mil Noites – O Cinema de Paula Gaitán”
05/02/2025
Economia: Prazo do crédito consignado do INSS sobe de 84 para 96 meses
Economia Prazo do crédito consignado do INSS sobe de 84 para 96 meses
05/02/2025
Exibir tudo

Pesquisa UFC e IFCE Repelente desenvolvido com nanotecnologia tem menor custo e maior tempo de ação no combate ao Aedes aegypti Enquanto os repelentes comerciais usam, em média, de 10% a 20% do princípio ativo em suas composições para um tempo de ação de 2 a 3 horas, a nova fórmula usa 5% e alcança 5 horas e meia

Repelente desenvolvido com nanotecnologia tem menor custo e maior tempo de ação no combate ao Aedes aegypti

A fórmula desenvolvida é uma nanoemulsão que utiliza os óleos de linhaça e de cravo para encapsular o princípio ativo do repelente. Foto: Ribamar Neto/UFC

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) desenvolveram, em parceria, uma nova fórmula de repelente com base nos óleos de linhaça e de cravo que pode ser uma grande aliada no combate ao Aedes aegypti e a outros mosquitos. Utilizando-se de nanotecnologia, o invento consegue atuar por mais tempo na pele, mesmo empregando em sua composição uma menor quantidade do princípio ativo contra os mosquitos. A inovação acaba de garantir sua carta-patente. 

A fórmula criada utiliza os óleos de linhaça e de cravo para encapsular o butilacetilaminopropionato de etila, um dos três princípios ativos de repelentes aprovados e reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) contra o Aedes aegypti. O mosquito é o principal vetor dos vírus causadores da dengue, da zika e da chikungunya.  

Os repelentes comerciais que usam o butilacetilaminopropionato de etila agregam, em média, de 10% a 20% do princípio ativo em suas composições, alcançando um tempo de ação que costuma variar de 2 a 3 horas. Já o novo invento aplica apenas 5% do princípio em sua fórmula e, ainda assim, alcança uma ação que chega a 5 horas e meia. 

A grande vantagem dessa equação é que ela deve se refletir no preço final do produto. Isso porque os princípios ativos são frequentemente os componentes mais caros de um produto. “Considerando os custos somente da matéria-prima, pode haver uma redução entre 50% e 60% do valor do produto”, projeta Louhana Moreira Rebouças, uma das responsáveis pelo invento. A pesquisadora pondera, contudo, que outros custos de transformação também devem ser agregados ao preço final do repelente, mas, ainda assim, ele se tornaria mais econômico que aqueles atualmente nas prateleiras.  

A patente foi depositada pelo IFCE de Maracanaú e é fruto de uma pesquisa desenvolvida no Instituto por Thiago Moreira Melo, filho de Louhana, a qual também foi sua coorientadora. A síntese e a caracterização da nanoemulsão foram realizadas no Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais da UFC (LabPIM), coordenado pela professora Nágila Ricardo, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, e orientadora de Louhana no mestrado e no doutorado.

De acordo com Louhana – hoje servidora técnico-administrativa do IFCE –, a composição ainda precisa passar por testes em pele humana, mas os resultados já alcançados foram animadores. “Espera-se confirmar os resultados do laboratório com testes clínicos in vivo”, almeja a pesquisadora, que atualmente realiza pós-doutorado também sob supervisão da professora Nágila Ricardo. Esses resultados se tornaram possíveis por meio da rota tecnológica desenvolvida, que tem por base a nanotecnologia. 

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Uso de nanotecnologia

O repelente elaborado trata-se de uma nanoemulsão de 150 a 190 nanômetros de diâmetro, ou seja, possui tamanho microscópico, uma vez que um nanômetro equivale a um milionésimo de milímetro. A nanoemulsão permite uma liberação controlada dos ativos de sua formulação, aumentando, assim, sua eficácia e reduzindo seus efeitos adversos. 

No invento, o butilacetilaminopropionato de etila encontra-se encapsulado, o que permite que sua liberação seja controlada, evitando a utilização de excessos. Essa nanocápsula é formada pelos óleos de linhaça e de cravo. “O óleo de linhaça é um óleo formador de filme, o que confere características desejáveis para a liberação de ativos de forma controlada; já o óleo de cravo apresenta conhecida atividade repelente”, explica Louhana Rebouças. 

Por meio da formulação desenvolvida, que utiliza ainda como estabilizador um gel biodegradável e biocompatível denominado Pluronic F-127, os pesquisadores conseguiram alcançar um ultraprolongamento do tempo de ação do repelente. O próximo passo da pesquisa, portanto, será os testes em pele humana. “A expedição da carta-patente do invento pode ajudar na finalização dos testes in vivo, que podem ser financiados pela indústria cosmética interessada em obter o licenciamento da patente”, informa Louhana Rebouças. 

A patente expedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) traz como titulares a UFC e o IFCE. Como inventores, além de Louhana Rebouças, da professora Nágila Ricardo e de Thiago Moreira Melo, também participam Júlio César Rabelo Mesquita Filho, Emília Maria Alves Santos, Caroline de Goes Sampaio e Maria do Socorro Pinheiro da Silva. 

Por Sérgio de Sousa da Agência UFC

Leia também| Caixa Cultural Fortaleza recebe mostra “As Mil Noites – O Cinema de Paula Gaitán”

Cultura Caixa Cultural Fortaleza recebe mostra “As Mil Noites – O Cinema de Paula Gaitán”
Compartilhar

Artigos Relacionados

Trânsito: Placas podem voltar a ter cidade e estado no Brasil

Proposta em análise no Congresso pode mudar novamente o padrão das placas de veículos no Brasil | Foto: reprodução

17/04/2026

Trânsito: Placas podem voltar a ter cidade e estado no Brasil Projeto aprovado na Câmara prevê mudança no padrão Mercosul e gera debate


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 13/04/2026

    STF pode mudar regras da delação premiada no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: STF pode mudar regras da delação premiada no país

  • 08/04/2026

    Ceará transforma esgoto em energia limpa – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Sustentabilidade: Ceará transforma esgoto em energia limpa

  • 04/04/2026

    Shows celebram legado de Tarcísio Sardinha Disco inédito reúne grandes nomes da música brasileira em apresentações gratuitas em Fortaleza ‣ Portal Terra da Luz – Cultura em Movimento Comentado em Gastronomia: Art Vino & Cucina amplia experiência em Fortaleza

  • 30/03/2026

    Junior Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

Últimas Notícias

  • Trânsito: Placas podem voltar a ter cidade e estado no Brasil0
    Trânsito: Placas podem voltar a ter cidade e estado no Brasil Projeto aprovado na Câmara prevê mudança no padrão Mercosul e gera debate
    17/04/2026
  • Saúde: Solidão afeta cérebro e já atinge 40% dos brasileiros0
    Saúde: Solidão afeta cérebro e já atinge 40% dos brasileiros Especialistas alertam para impactos na saúde mental e reforçam importância da socialização
    17/04/2026
  • Investigação: Ex-BRB diz que “virava noites” por Vorcaro0
    Investigação: Ex-BRB diz que “virava noites” por Vorcaro Mensagens citadas por ministro do STF apontam proximidade entre ex-presidente do BRB e dono do Banco Master
    16/04/2026
  • EUA: Ramagem pode responder processo em liberdade nos EUA0
    EUA: ICE diz que Ramagem pode responder processo em liberdade Ex-deputado foi liberado nos EUA e poderá aguardar decisão sobre pedido de asilo fora da prisão
    16/04/2026
  • Polícia: PF deflagra nova fase da Operação Compliance Zero0
    Polícia: PF deflagra nova fase da Operação Compliance Zero Mandados são cumpridos em SP e DF em investigação sobre corrupção e lavagem de dinheiro
    16/04/2026
  • Política: Roberto Cláudio assume União Brasil em Fortaleza0
    Política: Roberto Cláudio assume União Brasil em Fortaleza Posse reforça articulação da oposição e consolida bloco político para as eleições de 2026 no Ceará
    15/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas