logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Finanças: Supremo aprova consignado a beneficiários de programas sociais
Finanças Supremo aprova consignado a beneficiários de programas sociais
12/09/2023
Investigação: Braga Netto diz que contratos durante intervenção federal foram legais
Investigação Braga Netto diz que contratos durante intervenção federal foram legais
12/09/2023
Exibir tudo

Opinião A jornada das empreendedoras nordestinas Por Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco

Opinião: A jornada das empreendedoras nordestinas

Foto: reprodução

O apoio ao empreendedorismo feminino gera impactos positivos que vão muito além do mero fortalecimento de negócios liderados por mulheres. Quando olhamos de forma mais ampla, esse apoio beneficia não apenas as empreendedoras e suas famílias e seus colaboradores diretos, mas também o seu entorno de forma mais abrangente, incluindo a comunidade onde estão inseridos esses negócios. E esses resultados podem ser ainda mais transformadores em certas regiões do país, como o Nordeste. Para entender por qual razão isso acontece, é necessário conhecer o contexto em que elas empreendem.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que, segundo o Sebrae, 51% das brasileiras donas de negócios são também chefes de domicílio, ou seja, suas famílias dependem fundamentalmente da renda de seus empreendimentos. E dentre os nove estados do Nordeste, quatro estão acima da média nacional, com destaque para o Sergipe, onde 58% das empreendedoras são chefes de domicílio, e apenas um estado, o Ceará, com 45%, tem menos da metade de donas de negócio como as únicas responsáveis por suas famílias.

Já dados da Pnad Contínua mostram que brasileiras pretas, pardas e indígenas são a maioria das empreendedoras informais, ou seja, aquelas cujos negócios são mais frágeis. O Nordeste, por sua vez, tem a segunda maior proporção de pessoas nesse perfil que estão na informalidade: na região, 76,9% das mulheres que tocam negócios informais são pretas, pardas e indígenas.

A Pnad também aponta outra dificuldade para o empreendedorismo feminino. Elas dedicam 17% menos horas ao próprio negócio do que os homens, mas isso tem uma razão: trabalham cerca de 10,5 horas por semana a mais do que eles em afazeres domésticos e cuidados com os filhos.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Apoio e otimismo

Estes e outros dados não deixam dúvidas de que existem muitos desafios ao empreendedorismo feminino no Brasil e que demandam coordenação do poder púbico, do setor privado e de organizações da sociedade civil. E foi para ajudar as mulheres a superarem essas barreiras que o Itaú Unibanco, em parceria com a IFC, membro do grupo do Banco Mundial, lançou há 10 anos o Programa Itaú Mulher Empreendedora.

Em uma década, a iniciativa impactou mais de 800 mil mulheres, oferecendo capacitação, mentoria, aceleração de negócios e ampliação das redes de relacionamento para impulsionar o crescimento de empresas com liderança feminina.

Em 2023, o programa decidiu focar seus esforços nas mulheres do Norte e Nordeste, onde estão 32% das empreendedoras do Brasil, e que vivenciam muitas vezes situações ainda mais delicadas do que aquelas de outros lugares do país. Nessas regiões, pretas, pardas e indígenas são também a grande maioria entre as donas de negócios, sejam formais ou informais. E sabemos que mulheres com esse perfil racial obtém a menor renda com seus negócios em comparação com brancas ou homens pretos, pardos ou brancos.

Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo feminino no Norte e Nordeste, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, o programa criou o projeto “Empreenda e Renda”, que está oferecendo 30 mil vagas de capacitação online, uma maneira de se chegar naquelas mulheres que mais precisam de apoio. Assim, elas desenvolverão habilidades técnicas para gerar mais renda para si e suas famílias, além de se tornarem mais independentes e gerar impactos positivos para toda a comunidade.

Um último dado, também do Sebrae: 72% das empreendedoras entrevistadas acreditam que 2023 será melhor do que 2022. Mesmo com todas as dificuldades que enfrentam, elas estão otimistas e têm “a estranha mania de ter fé na vida”, como canta Milton Nascimento. Apoiá-las é justamente ter nelas a fé que muitas nunca receberam.


Luciana Nicola é diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.


Leia também | Áudio e vídeo acelerados podem afetar capacidade de reter informação

Luciana Nicola
Saúde Áudio e vídeo acelerados podem afetar capacidade de reter informação
Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Câmara instala comissão para discutir fim do 6x1

Câmara instala comissão para discutir fim da jornada 6x1 no Brasil | Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

29/04/2026

Política: Câmara instala comissão para discutir fim do 6×1 PEC propõe reduzir jornada sem corte salarial


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Política: Câmara aprova PEC do SUAS em 2º turno0
    Política: Câmara aprova PEC do SUAS em 2º turno Proposta garante financiamento à assistência social
    29/04/2026
  • Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel0
    Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel Batida deixou feridos e interditou rodovia
    29/04/2026
  • Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará0
    Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará Parque Arvorar abriga aves e reforça preservação
    28/04/2026
  • Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio0
    Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio Auditores e analistas são afastados por suspeita de esquema
    28/04/2026
  • Segurança: PF faz operação nacional contra abuso infantil0
    Segurança: PF faz operação nacional contra abuso infantil Ação ocorre em 27 estados e integra investigação internacional
    28/04/2026
  • Fé: CE inaugura santuário da Menina Benigna no Cariri0
    Fé: CE inaugura santuário da Menina Benigna no Cariri Complexo religioso fortalece turismo e devoção na região
    27/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas