Declaração pré-preenchida acelera restituição e melhora a experiência do usuário no IR 2025 | Foto:
Mais de 15 milhões de declarações do Imposto de Renda 2025 já foram entregues até esta quinta-feira (24), segundo a Receita Federal. Destas, 46% foram feitas utilizando a declaração pré-preenchida, recurso acessado por meio da conta Gov.br. O número representa um crescimento em relação a 2024, quando a ferramenta foi utilizada por 41% dos contribuintes.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a plataforma Gov.br oferece uma experiência mais prática, segura e alinhada com os princípios do governo digital. Para utilizar o serviço, é necessário ter uma conta nível Prata ou Ouro, com verificação em duas etapas para reforçar a segurança no login.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A declaração pré-preenchida inclui dados automáticos como:
A Receita Federal projeta que 57% das declarações deste ano utilizarão o modelo pré-preenchido, totalizando cerca de 26 milhões de entregas.
Mesmo com os dados preenchidos automaticamente, a Receita recomenda conferir todas as informações e ter os documentos em mãos. Em caso de divergências, o contribuinte deve corrigir ou complementar os dados manualmente.
O prazo de envio da declaração vai até 30 de maio, às 23h59min59s. Quem opta pelo modelo pré-preenchido e por receber a restituição via Pix pode ter prioridade na fila de pagamento, junto com os grupos já previstos em lei, como idosos e professores.
Leia também | Fernando Collor é preso em Alagoas após decisão de Moraes por condenação na Lava Jato