logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Conflito: Irã ataca Israel com mísseis
Conflito: Irã ataca Israel com mísseis
24/03/2026
Economia: Receita libera consulta da malha
Economia: Receita libera consulta da malha
24/03/2026
Exibir tudo

Segurança: Risco de terrorismo preocupa Copa Especialista aponta ameaça elevada em meio a tensões globais e falhas na preparação de segurança para o Mundial

Segurança: Risco de terrorismo preocupa Copa

Preparativos de segurança para a Copa do Mundo acendem alerta global diante de possíveis ameaças terroristas e desafios logísticos nos países-sede | Foto: divulgação/FIFA

24 de março de 2026 – A realização da Copa do Mundo nos Estados Unidos, México e Canadá acende um alerta global para riscos de segurança. De acordo com especialistas, há uma possibilidade considerada “real e elevada” de atentados terroristas durante o evento, impulsionada por conflitos geopolíticos e desafios estruturais na organização.

Segundo José Ricardo Bandeira, especialista em segurança pública e presidente do Instituto de Criminalística e Ciências Policiais da América Latina, o cenário internacional contribui diretamente para o aumento do risco. “A possibilidade de um atentado terrorista durante a Copa do Mundo é extremamente real e elevada”, afirmou.

O especialista destaca que a combinação entre tensões no Oriente Médio, atuação de grupos extremistas e até ações isoladas de criminosos — conhecidos como “lobos solitários” — amplia a vulnerabilidade de atletas, delegações e turistas.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

segurança e investimentos preocupam organizadores

Um dos principais pontos de atenção está no financiamento da segurança. Autoridades norte-americanas demonstraram preocupação com o atraso na liberação de cerca de US$ 625 milhões destinados à proteção do evento. Apesar da recente liberação, especialistas consideram o valor insuficiente.

“É necessário um investimento muito grande que passa por monitoramento aéreo, drones, satélites e sistemas de biometria. Mais de 600 milhões de dólares não farão o papel que deveriam”, explicou Bandeira. Ele estima que seriam necessários cerca de US$ 2 bilhões para garantir um sistema de segurança eficiente.

Além disso, relatórios de inteligência indicam riscos de ataques contra infraestruturas de transporte, possíveis distúrbios civis e ações coordenadas por grupos extremistas.

méxico é apontado como ponto frágil

Entre os países-sede, o México surge como o principal ponto de preocupação. Para o especialista, o país pode representar o “calcanhar de Aquiles” do torneio devido a fragilidades no controle de segurança e à atuação de organizações criminosas.

“Organizações terroristas podem optar por realizar atentados no México em vez dos Estados Unidos, devido às deficiências de segurança pública”, alertou Bandeira.

Ele também mencionou o risco de uso do território mexicano como rota de entrada para ataques em solo norte-americano.

ameaças digitais também entram no radar

Outro fator de risco envolve o chamado terrorismo cibernético. Segundo o especialista, ataques digitais podem comprometer sistemas essenciais durante o evento.

“Existem organizações especializadas em terrorismo cibernético. Isso pode tirar aviões de circulação, comprometer GPS e sistemas de monitoramento”, afirmou.

Apesar dos desafios, Bandeira reconhece que os Estados Unidos possuem experiência no combate ao terrorismo, especialmente após os ataques de 11 de setembro. No entanto, ele reforça que a cooperação entre governos locais, estaduais e federais será fundamental para garantir a segurança do evento.

“A união entre os entes é essencial para monitorar e evitar ações de células terroristas. O maior desafio continua sendo identificar ações de ‘lobos solitários’”, concluiu.

Leia também | Ceará ganha voo BH-Fortaleza-Aracati

Turismo: Ceará ganha voo BH-Fortaleza-Aracati

Tags: Copa do Mundo 2026, segurança internacional, terrorismo, risco de atentado, Estados Unidos, México, Canadá, Oriente Médio, conflitos globais, segurança pública, eventos esportivos, FIFA, inteligência internacional, terrorismo cibernético, segurança em grandes eventos, política internacional, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Saúde: Navio com hantavírus chega às Canárias

Passageiros do navio MV Hondius começam a desembarcar nas Ilhas Canárias após surto de hantavírus monitorado pela OMS | Foto: Pippa Low/Divulgação

10/05/2026

Saúde: Navio com hantavírus chega às Canárias Operação acompanhada pela OMS retira passageiros do MV Hondius após surto que deixou três mortos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Saúde: Navio com hantavírus chega às Canárias0
    Saúde: Navio com hantavírus chega às Canárias Operação acompanhada pela OMS retira passageiros do MV Hondius após surto que deixou três mortos
    10/05/2026
  • EUA aguardam resposta do Irã sobre acordo0
    Diplomacia: EUA aguardam resposta do Irã sobre acordo Secretário Marco Rubio afirma que proposta pode abrir caminho para negociações no Oriente Médio
    09/05/2026
  • Política: PF aponta viagens pagas a Ciro Nogueira0
    Política: PF aponta viagens pagas a Ciro Nogueira Investigação envolve suspeitas de benefícios pagos pelo banqueiro Daniel Vorcaro ao senador do PP
    09/05/2026
  • Política: Nova lei pode reduzir pena de Bolsonaro0
    Política: Nova lei pode reduzir pena de Bolsonaro Lei da Dosimetria entra em vigor e altera cálculo de penas para condenados por atos golpistas
    09/05/2026
  • Comunicação: AD2M celebra 30 anos e projeta expansão0
    Comunicação: AD2M celebra 30 anos e projeta expansão Agência cearense acompanha evolução da comunicação corporativa e aposta em inovação e Inteligência Artificial
    08/05/2026
  • Alece amplia vagas para curso preparatório0
    Educação: Alece amplia vagas para curso preparatório Assembleia Legislativa do Ceará oferta 800 vagas gratuitas para preparação de concursos jurídicos de nível médio
    08/05/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas