logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Urbanismo: Meireles reúne qualidade e vida urbana
Urbanismo: Meireles reúne qualidade e vida urbana
12/03/2026
Diplomacia: Mais de 4 mil brasileiros retornam
Diplomacia: Mais de 4 mil brasileiros retornam
13/03/2026
Exibir tudo

Justiça: STF julga prisão de Daniel Vorcaro Segunda Turma do Supremo decide se mantém decisão que determinou prisão do dono do Banco Master

Justiça: Mendonça autoriza visitas sem gravação

Fotos de Daniel Vorcaro após prisão | Foto: divulgação

13 de março de 2026 – A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira o julgamento virtual que decidirá se será mantida a decisão que determinou a prisão do banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master.

A análise será feita a partir das 11h e avaliará a decisão do ministro André Mendonça, que ordenou a prisão do empresário no âmbito das investigações conduzidas pela Polícia Federal.

Além da situação de Vorcaro, os ministros também decidirão se permanecem presos o empresário Fabiano Zettel, cunhado do banqueiro e apontado como operador financeiro do grupo, e o escrivão aposentado da PF Marilson Roseno da Silva, investigado por suposto acesso indevido a informações sigilosas da investigação.

Participam do julgamento os ministros Gilmar Mendes, Luiz Fux e Nunes Marques, além do relator André Mendonça. O ministro Dias Toffoli declarou-se suspeito e não participará da votação.

Caso haja empate no placar entre os quatro votos possíveis, a decisão favorecerá Vorcaro, podendo resultar na soltura do banqueiro.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Operação investiga fraudes financeiras

A nova prisão de Daniel Vorcaro ocorreu no dia 4 de março, durante a terceira fase da Operação Compliance Zero, conduzida pela Polícia Federal.

A investigação apura suspeitas de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master e também a tentativa de compra da instituição pelo Banco de Brasília (BRB), banco público ligado ao Governo do Distrito Federal.

De acordo com as autoridades, novos elementos coletados durante as investigações indicariam que Vorcaro teria ordenado ações para intimidar jornalistas, ex-funcionários e empresários, além de obter acesso antecipado a informações sigilosas relacionadas ao inquérito.

Mensagens e tentativa de intimidação

Entre as provas analisadas pela Polícia Federal estão mensagens encontradas no celular do banqueiro, apreendido durante a investigação.

Segundo os investigadores, em uma das conversas, Vorcaro teria feito ameaças ao jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, em diálogo com Luiz Phillipi Mourão, conhecido como Sicário.

Mourão também foi preso na terceira fase da operação e, posteriormente, atentou contra a própria vida enquanto estava detido na carceragem da Polícia Federal em Belo Horizonte.

Primeira prisão ocorreu em 2025

A primeira prisão de Daniel Vorcaro ocorreu em 17 de novembro do ano passado, quando o banqueiro tentava embarcar em um jatinho particular com destino a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

No dia seguinte à prisão, o Banco Central do Brasil decretou a liquidação do Banco Master diante de suspeitas de irregularidades financeiras.

Após a detenção inicial, a defesa do empresário obteve habeas corpus na Justiça Federal em Brasília, permitindo que ele cumprisse prisão domiciliar com monitoramento por tornozeleira eletrônica.

Com a nova fase da investigação, a Polícia Federal solicitou novamente a prisão preventiva do banqueiro, decisão que agora será analisada pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal.

Leia também | Zanin nega CPI do Banco Master

Justiça: Zanin nega CPI do Banco Master
Compartilhar

Artigos Relacionados

Ciência: Rover encontra compostos orgânicos inéditos em Marte

Rover Curiosity analisa rochas em Marte e identifica compostos orgânicos inéditos | Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS

21/04/2026

Ciência: Rover encontra compostos orgânicos inéditos em Marte Descoberta reforça busca por sinais de vida antiga no planeta


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 13/04/2026

    STF pode mudar regras da delação premiada no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: STF pode mudar regras da delação premiada no país

  • 08/04/2026

    Ceará transforma esgoto em energia limpa – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Sustentabilidade: Ceará transforma esgoto em energia limpa

  • 04/04/2026

    Shows celebram legado de Tarcísio Sardinha Disco inédito reúne grandes nomes da música brasileira em apresentações gratuitas em Fortaleza ‣ Portal Terra da Luz – Cultura em Movimento Comentado em Gastronomia: Art Vino & Cucina amplia experiência em Fortaleza

  • 30/03/2026

    Junior Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

Últimas Notícias

  • Ciência: Rover encontra compostos orgânicos inéditos em Marte0
    Ciência: Rover encontra compostos orgânicos inéditos em Marte Descoberta reforça busca por sinais de vida antiga no planeta
    21/04/2026
  • Ambiente: Unesco destaca papel global de áreas protegidas0
    Ambiente: Unesco destaca papel global de áreas protegidas Relatório aponta contribuição para biodiversidade e combate ao clima
    21/04/2026
  • Meio Ambiente: Projeto usa ciência para preservar costões rochosos0
    Meio Ambiente: Projeto usa ciência para preservar costões rochosos ONG monitora biodiversidade e orienta manejo sustentável no litoral
    21/04/2026
  • Diplomacia: Lula critica EUA por suposta ingerência no Brasil0
    Diplomacia: Lula critica EUA por suposta ingerência no Brasil Presidente reage a pedido de remoção de delegado da PF nos Estados Unidos
    21/04/2026
  • Diplomacia: Irã exige concessões dos EUA em negociações0
    Diplomacia: Irã exige concessões dos EUA em negociações Teerã condiciona acordo ao fim de sanções e garantia de soberania nuclear
    21/04/2026
  • Política: Davi Benevides surge como pré-candidato ao CE0
    Política: Davi Benevides surge como pré-candidato a deputado estadual no CE Ex-prefeito de Redenção se filia ao PSDB e mira vaga na Assembleia
    20/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas