logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Show: Jovens da Casa de Vovó Dedé fazem tributo à bossa nova no CCBNB Fortaleza
Show: Jovens da Casa de Vovó Dedé fazem tributo à bossa nova no CCBNB Fortaleza
20/05/2025
Política: Câmara aprova urgência para projeto que proíbe desconto automático de mensalidades no INSS
Política: Câmara aprova urgência para projeto que proíbe desconto automático de mensalidades no INSS
21/05/2025
Exibir tudo

Opinião: Pós-verdade sintética: a guerra contra a realidade já começou Por Marcelo Senise, Presidente do IRIA - Instituto Brasileiro para a Regulamentação da Inteligência Artificial

Pós-verdade sintética: a guerra contra a realidade já começou

Marcelo Senise alerta sobre os perigos do uso da inteligência artificial para forjar vídeos e manipular a opinião pública, ameaçando a democracia brasileira | Foto: reprodução

20 de maio de 2025 – Imagine acordar amanhã e ver um vídeo do presidente da República declarando guerra a outro país. A imprensa corre para confirmar. As redes entram em colapso. O mercado despenca. O mundo segura a respiração. Horas depois, descobre-se: era tudo falso. O vídeo nunca aconteceu. A fala foi forjada. A guerra, imaginária — mas o dano, irreversível.

Não é ficção científica. É o nosso presente.

Nos últimos dias, circulou no Brasil um vídeo em que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descreveu o presidente Lula como “um desastre total”. As imagens são reais, a voz é convincente, o vídeo é tecnicamente perfeito — mas é uma mentira construída por inteligência artificial. Uma fraude. Uma peça de desinformação que enganou milhares de brasileiros. E esse é o verdadeiro desastre.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

A era da pós-verdade sintética

O que está diante de nós é mais do que uma nova onda de fake news. É o início de uma era onde a própria realidade se torna maleável. Onde não há mais garantias de que o que vemos ou ouvimos corresponde, de fato, ao que aconteceu. Entramos na era da pós-verdade sintética, e, se não reagirmos agora, ela vai nos engolir vivos.

O perigo não se limita a um vídeo ou personagem político. Hoje é Lula. Amanhã será outro. Nenhuma liderança, instituição ou cidadão está imune. O que está em risco não é a imagem de um político, mas a base da nossa convivência: a confiança nos fatos e na realidade.

Mais grave: o maior aliado desse colapso é o fanatismo. Enquanto estivermos presos às trincheiras ideológicas, discutindo quem “ganha” com a mentira, estaremos alimentando exatamente aquilo que ameaça a democracia. A inteligência artificial não tem vontade própria — mas quem a espalha sabe como explorar nossas fragilidades.

Um pacto pela democracia e pela verdade

Precisamos de um pacto. E não se trata de esquerda ou direita — é um pacto pela sobrevivência democrática. Um acordo mínimo para proteger o Brasil desse veneno que se espalha sem distinção de partido, religião ou classe social. Um veneno que pode implodir a democracia se não formos capazes de reagir.

O Congresso precisa agir com urgência. O Judiciário deve se posicionar com firmeza. O Executivo precisa liderar com responsabilidade. A imprensa deve redobrar a vigilância. As plataformas digitais precisam ser responsabilizadas. E a sociedade civil — todos nós — precisa acordar.

Regular a IA é proteger a verdade

Regular o uso de inteligência artificial não é censura. É proteção. É garantir que a verdade continue sendo um bem público. É assegurar que o debate político, a escolha do eleitor, as decisões de Estado e o senso de realidade não sejam sequestrados por simulações.

Ainda há tempo. Mas só se abrirmos mão da polarização que nos cega. A verdade não pode ter cor partidária. A integridade dos fatos não pode ser tratada como bandeira de campanha. Ou enfrentamos isso juntos — ou cairemos todos, um a um, dentro de uma mentira impossível de desfazer.

O futuro da democracia brasileira depende da nossa coragem de agir. Sem ego, sem projeto político, sem ilusão. Só com a verdade — e com a urgência que ela exige.


Marcelo Senise – Presidente do IRIA – Instituto Brasileiro para a Regulamentação da Inteligência Artificial, Sócio Fundador do Social Play e CEO da CONECT IA, Sociólogo e Marqueteiro, atua há 36 anos na área política e eleitoral, especialista em comportamento humano, e em informação e contrainformação, precursor do sistema de análise em sistemas emergentes e Inteligência Artificial. Twitter: @SeniseBSB / Instagram: @marcelosenise


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.

Marcelo Senise| Foto: divulgação

Leia também | Ex-coordenador da PRF confirma blitze para barrar eleitores de Lula no segundo turno de 2022

Justiça: Ex-coordenador da PRF confirma blitze para barrar eleitores de Lula no segundo turno de 2022
Compartilhar

Artigos Relacionados

América Latina quer valor digital'

Artigo analisa como a audiência latino-americana impulsiona a economia digital e defende modelos mais inclusivos de distribuição de valor | Ilustração feita com auxílio de IA

21/06/2026

Opinião: A América Latina produz a audiência. Está na hora de participar do valor que ela cria Por Ricardo Podval, empreendedor social e Partner & Chief Social Officer (CSO) do BORA


Leia mais

1 Comment

  1. Complexo do Pecém assina pré-contrato com EDF para produção de hidrogênio verde no Ceará Parceria firmada na Holanda fortalece o Ceará como hub internacional de energias renováveis e atrai investimentos bilionários para o estado ‣ Portal Terra disse:
    22/05/2025 às 06:03

    […] Leia também | Pós-verdade sintética: a guerra contra a realidade já começou […]

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 01/07/2026

    Consumidor: Decon multa aéreas e empresas de turismo em R$ 1,4 milhão – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Consumidor: Decon multa aéreas e empresas de turismo em R$ 1,4 milhão

  • 01/07/2026

    Polícia: Operação mira facções e advogados no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Saúde: Caucaia terá unidade oncológica em parceria com ICC

  • 30/06/2026

    Polícia: Operação mira facções e advogados no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Polícia: Operação mira facções e advogados no Ceará

  • 30/06/2026

    BingoPlus Brasil Comentado em Futebol: Sorteio da Copa do Mundo 2026: Brasil só saberá ordem dos jogos no sábado; veja como funciona

  • 29/06/2026

    Clima: Europa registra calor extremo e mais de 1,3 mil mortes – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Clima: Europa registra calor extremo e mais de 1,3 mil mortes

  • 22/06/2026

    image to video ai Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Exames rápidos em farmácias ganham espaço0
    Saúde: Exames rápidos em farmácias ganham espaço Serviço oferece resultados em até 20 minutos e amplia o acesso da população a exames de triagem sem necessidade de agendamento
    02/07/2026
  • Ministério entrega UBS Indígena em Caucaia0
    Saúde: Ministério entrega UBS Indígena em Caucaia Novas unidades no Ceará vão ampliar o atendimento de atenção primária para cerca de 2,5 mil indígenas em Caucaia e Acaraú
    02/07/2026
  • Venezuela supera 2 mil mortos após terremotos0
    Mundo: Venezuela supera 2 mil mortos após terremotos Governo decreta luto oficial de sete dias após tragédia que deixou mais de 11 mil feridos e devastou diversas regiões do país
    02/07/2026
  • Pastor Marcio Poncio é preso pela Polícia Federal0
    Polícia: Pastor Marcio Poncio é preso pela Polícia Federal Líder religioso é investigado por suposta ligação com a "Máfia do Cigarro" durante a 5ª fase da Operação Unha e Carne; STF determinou prisões e bloqueio de bens
    02/07/2026
  • Saúde: Perda dentária afeta milhões após os 500
    Saúde: Perda dentária afeta milhões após os 50 Especialistas alertam que ausência de dentes compromete alimentação, autoestima, convívio social e qualidade de vida de adultos e idosos
    01/07/2026
  • PF apreende dinheiro em livro falso durante operação0
    Polícia: PF apreende dinheiro em livro falso durante operação Ação investiga suposto desvio de recursos da cota parlamentar e mira pessoas ligadas ao deputado Sóstenes Cavalcante
    01/07/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas