logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Opinião: Como o mercado brasileiro de assinaturas contorna a “fadiga de streaming” mundial
Opinião Como o mercado brasileiro de assinaturas contorna a “fadiga de streaming” mundial
11/06/2022
Futebol: Definidas datas das oitavas de final da Copa do Brasil
Futebol Definidas datas das oitavas de final da Copa do Brasil
11/06/2022
Exibir tudo

Meio Ambiente Ararinhas-azuis são soltas na natureza 20 anos depois de extinção Espécie é considerada extinta desde o ano 2000

Meio Ambiente: Depois de mais de 20 anos, ararinha-azul volta aos céus da caatinga

As oito primeiras aves passaram pelos últimos dias de ambientação em um cativeiro, junto das maracanãs, com as quais foram soltas | Foto: Camile Lugarini

Oito ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii) foram soltas, neste sábado (11/06), em uma área de preservação ambiental no interior da Bahia. A espécie é considerada extinta na natureza desde o ano 2000, quando desapareceu o último animal selvagem, que era acompanhado por pesquisadores.,

As aves que serão soltas – cinco fêmeas e três machos – fazem parte de um grupo de 52 trazidas de um criadouro da Alemanha para o Brasil, em 2020, com o objetivo de reintroduzir a espécie na natureza.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

O coordenador do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Ararinha-Azul, Antonio Eduardo Barbosa, explica que esse primeiro grupo de oito aves foi escolhido entre os mais aptos a sobreviver na natureza.

“São animais sadios, que têm musculatura de voo, que interagem e que não apresentam comportamento agonístico, isto é, que não brigam com outro. São os animais mais aptos para a soltura”.

As ararinhas-azuis foram soltas com oito araras-maracanã (Primolius maracana), espécie com quem dividia o habitat natural e que tem hábitos semelhantes aos seus.

Nos últimos dois anos, as ararinhas passaram por processo de adaptação em um viveiro instalado na cidade de Curaçá, na Bahia, que envolveu a redução do contato com humanos, o convívio com araras-maracanã, o treinamento do voo, o reconhecimento de predadores e a oferta de alimentos que serão encontrados na natureza.

Para esse projeto de reintrodução, foram criadas, em 2018, duas áreas de preservação nos municípios de Curaçá e Juazeiro: a Área de Proteção Ambiental (APA) da Ararinha-Azul e o Refúgio da Vida Silvestre (Revis) da Ararinha-Azul, que, juntas, somam 120 mil hectares.

“Será uma soltura branda, como chamamos. A gente abre o recinto, mas quer que as aves permaneçam ali. Será ofertada alimentação suplementar durante um ano, para que elas ainda visitem o recinto. Nessa fase experimental, queremos conhecer a dinâmica que as aves vão apresentar”, explica Barbosa.

Essa primeira soltura servirá para que os pesquisadores observem o comportamento da ararinha na natureza, ou seja, os locais que visitam, o que comem etc. Os animais estão marcados com anilhas e transmissores, que permitirão seu rastreamento por alguns meses.

A proposta é soltar mais 12 ararinhas em dezembro deste ano, totalizando 20 aves em liberdade na caatinga. Por enquanto, não há previsão do número de animais que serão soltos a partir de 2023, mas pelo menos parte deles continuará no viveiro de Curaçá como uma reserva para garantir a sobrevivência da espécie, a soltura de novos indivíduos e a reposição das esperadas perdas no ambiente.

Leia também | Como o mercado brasileiro de assinaturas contorna a “fadiga de streaming” mundial

Extinção

A ararinha-azul foi descoberta em 1819 e sofreu gradual processo de extinção na natureza, devido a fatores como a destruição do ambiente e a captura para o comércio ilegal de animais silvestres.

Em 1986, a última população selvagem conhecida tinha apenas três indivíduos. O último indivíduo conhecido, um macho, desapareceu em 2000, decretando-se assim a extinção da espécie na natureza.

A ararinha só não desapareceu por completo porque havia cerca de 50 indivíduos vivendo em criadouros espalhados pelo Brasil e o mundo.

Ainda na década de 90, o governo brasileiro começou um projeto de manejo para reprodução desses animais e a negociação do retorno, para o país, de parte das aves que estavam no exterior.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) criou, em 2012, um Plano de Ação Nacional (PAN) para aumentar a população cativa, proteger o habitat e promover a reintrodução da ararinha-azul.

Em 2016, o criadouro alemão Association for the Conservation of Threatend Parrots (ACTP) e o ICMBio lançaram o Projeto de Reintrodução da Ararinha-azul, que permitiria a repatriação dos 52 animais quatro anos depois. Hoje, a população mundial de ararinhas é de quase 200 indivíduos, dos quais três nasceram no viveiro de Curaçá.

Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

Leia tamnbém | Tartaruga-verde deixa lista de espécies ameaçadas de extinção

Meio Ambiente Tartaruga-verde deixa lista de espécies ameaçadas de extinção
Compartilhar

Artigos Relacionados

Aviação: Avião da Latam sai da pista no Paraná

Avião da Latam saiu da pista durante pouso sob chuva em Cascavel, no Paraná, e ficou atolado na lama | Foto: RPC Cascavel

31/08/2026

Aviação: Avião da Latam sai da pista no Paraná Aeronave com 151 pessoas a bordo pousou sob chuva em Cascavel, ficou atolada na lama e não deixou feridos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 31/08/2026

    Brasil entra em pesquisa internacional que busca novos caminhos para a cura da hepatite B - Medicina no Brasil Notícias Comentado em Saúde: Brasil busca cura da hepatite B em estudo global

  • 26/08/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Cultura: Márcio Fernandes lança single “Aeroporto” no dia 31

  • 26/08/2026

    Márcio Fernandes Comentado em Cultura: Márcio Fernandes lança single “Aeroporto” no dia 31

  • 26/08/2026

    Câmara de Fortaleza retoma atividades do segundo semestre com foco em parceria entre os Poderes - Gazeta de Fortaleza Notícias Comentado em Política: Câmara de Fortaleza retoma atividades do semestre

  • 24/08/2026

    CLIPPING SINDHOESG 24/08/26 - SINDHOESG Comentado em Saúde: Cirurgias plásticas exigem estrutura para evitar riscos

  • 23/08/2026

    sadi moreira Comentado em Loterias: Mega-Sena tem ganhador de R$ 57 milhões

Últimas Notícias

  • Aviação: Avião da Latam sai da pista no Paraná0
    Aviação: Avião da Latam sai da pista no Paraná Aeronave com 151 pessoas a bordo pousou sob chuva em Cascavel, ficou atolada na lama e não deixou feridos
    31/08/2026
  • Política: Toffoli dá 24h para Renan explicar perfis'0
    Política: Toffoli dá 24h para Renan explicar perfis Candidato do Missão deve apresentar dados sobre redes sociais sob pena de multa diária e indeferimento do registro
    31/08/2026
  • Política: Toffoli suspende campanha de Renan na internet0
    Política: Toffoli suspende campanha de Renan na internet Ministro do TSE também barrou repasses do fundo eleitoral e participação do candidato em debates até decisão final da Corte
    31/08/2026
  • MP investiga crime organizado em eleição de Forquilha0
    Eleições: MP investiga crime organizado em eleição de Forquilha Procedimento apura possível ameaça a candidatos e influência de facção criminosa na campanha eleitoral do município cearense
    31/08/2026
  • Apps de transporte preocupam setor de cargas perigosas0
    Transporte: Apps de transporte preocupam setor de cargas perigosas ABTLP alerta para riscos à segurança e à concorrência e defende fiscalização rigorosa sobre operações realizadas por plataformas digitais
    31/08/2026
  • Anvisa registra novo medicamento de semaglutida0
    Saúde: Anvisa registra novo medicamento de semaglutida Yluméc, da EMS, foi aprovado para diabetes tipo 2 e será vendido em canetas aplicadoras de uso semanal
    31/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas