logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Eventos
  • Artigos
  • Contato
Opinião: Como o mercado brasileiro de assinaturas contorna a “fadiga de streaming” mundial
Opinião Como o mercado brasileiro de assinaturas contorna a “fadiga de streaming” mundial
11/06/2022
Futebol: Definidas datas das oitavas de final da Copa do Brasil
Futebol Definidas datas das oitavas de final da Copa do Brasil
11/06/2022
Exibir tudo

Meio Ambiente Ararinhas-azuis são soltas na natureza 20 anos depois de extinção Espécie é considerada extinta desde o ano 2000

Compartilhar
Meio Ambiente: Depois de mais de 20 anos, ararinha-azul volta aos céus da caatinga

As oito primeiras aves passaram pelos últimos dias de ambientação em um cativeiro, junto das maracanãs, com as quais foram soltas | Foto: Camile Lugarini

Oito ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii) foram soltas, neste sábado (11/06), em uma área de preservação ambiental no interior da Bahia. A espécie é considerada extinta na natureza desde o ano 2000, quando desapareceu o último animal selvagem, que era acompanhado por pesquisadores.,

As aves que serão soltas – cinco fêmeas e três machos – fazem parte de um grupo de 52 trazidas de um criadouro da Alemanha para o Brasil, em 2020, com o objetivo de reintroduzir a espécie na natureza.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

O coordenador do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Ararinha-Azul, Antonio Eduardo Barbosa, explica que esse primeiro grupo de oito aves foi escolhido entre os mais aptos a sobreviver na natureza.

“São animais sadios, que têm musculatura de voo, que interagem e que não apresentam comportamento agonístico, isto é, que não brigam com outro. São os animais mais aptos para a soltura”.

As ararinhas-azuis foram soltas com oito araras-maracanã (Primolius maracana), espécie com quem dividia o habitat natural e que tem hábitos semelhantes aos seus.

Nos últimos dois anos, as ararinhas passaram por processo de adaptação em um viveiro instalado na cidade de Curaçá, na Bahia, que envolveu a redução do contato com humanos, o convívio com araras-maracanã, o treinamento do voo, o reconhecimento de predadores e a oferta de alimentos que serão encontrados na natureza.

Para esse projeto de reintrodução, foram criadas, em 2018, duas áreas de preservação nos municípios de Curaçá e Juazeiro: a Área de Proteção Ambiental (APA) da Ararinha-Azul e o Refúgio da Vida Silvestre (Revis) da Ararinha-Azul, que, juntas, somam 120 mil hectares.

“Será uma soltura branda, como chamamos. A gente abre o recinto, mas quer que as aves permaneçam ali. Será ofertada alimentação suplementar durante um ano, para que elas ainda visitem o recinto. Nessa fase experimental, queremos conhecer a dinâmica que as aves vão apresentar”, explica Barbosa.

Essa primeira soltura servirá para que os pesquisadores observem o comportamento da ararinha na natureza, ou seja, os locais que visitam, o que comem etc. Os animais estão marcados com anilhas e transmissores, que permitirão seu rastreamento por alguns meses.

A proposta é soltar mais 12 ararinhas em dezembro deste ano, totalizando 20 aves em liberdade na caatinga. Por enquanto, não há previsão do número de animais que serão soltos a partir de 2023, mas pelo menos parte deles continuará no viveiro de Curaçá como uma reserva para garantir a sobrevivência da espécie, a soltura de novos indivíduos e a reposição das esperadas perdas no ambiente.

Leia também | Como o mercado brasileiro de assinaturas contorna a “fadiga de streaming” mundial

Extinção

A ararinha-azul foi descoberta em 1819 e sofreu gradual processo de extinção na natureza, devido a fatores como a destruição do ambiente e a captura para o comércio ilegal de animais silvestres.

Em 1986, a última população selvagem conhecida tinha apenas três indivíduos. O último indivíduo conhecido, um macho, desapareceu em 2000, decretando-se assim a extinção da espécie na natureza.

A ararinha só não desapareceu por completo porque havia cerca de 50 indivíduos vivendo em criadouros espalhados pelo Brasil e o mundo.

Ainda na década de 90, o governo brasileiro começou um projeto de manejo para reprodução desses animais e a negociação do retorno, para o país, de parte das aves que estavam no exterior.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) criou, em 2012, um Plano de Ação Nacional (PAN) para aumentar a população cativa, proteger o habitat e promover a reintrodução da ararinha-azul.

Em 2016, o criadouro alemão Association for the Conservation of Threatend Parrots (ACTP) e o ICMBio lançaram o Projeto de Reintrodução da Ararinha-azul, que permitiria a repatriação dos 52 animais quatro anos depois. Hoje, a população mundial de ararinhas é de quase 200 indivíduos, dos quais três nasceram no viveiro de Curaçá.

Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

Leia tamnbém | Tartaruga-verde deixa lista de espécies ameaçadas de extinção

Meio Ambiente Tartaruga-verde deixa lista de espécies ameaçadas de extinção
Compartilhar

Artigos Relacionados

Os termômetros brasileiros registraram um mês quente com as temperaturas mais altas dos últimos 61 anos.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os termômetros brasileiros registraram um mês quente com as temperaturas mais altas dos últimos 61 anos.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

10/08/2022

Calor Julho registra temperatura média mais alta da história Termômetros registraram temperatura média de 22,8ºC


Leia mais

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SESC

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública.

Redes Sociais

Programe-se

Slide Slide Slide Slide Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Esportes
  • Eventos
  • Notícias
  • Principal

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2022/04/@portalterradaluz-portalterradaluz.com_.br_.mp4
Portal Terra da Luz

Tags

Banco Central Brasil Camilo Santana Campeonato Brasileiro Capacitação Ceará Combate à Covid coronavírus Corpo De Bombeiros Covid-19 Cultura Economia Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Fortaleza Esporte Clube Futebol governador governo do Ceará inflação José Sarto Meio Ambiente Minas Gerais Ministério da Saúde Ministério Público Negócios Operação Opinião pandemia PF Polícia Civil Polícia Federal Portal terra da luz Prefeito de Fortaleza Prefeitura de Fortaleza presidente Retomada Rio de Janeiro saúde Segurança São Paulo Turismo vacina vacinação
Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz.

Últimos comentários

  • 25/07/2022

    José Paulino de Castro Alves Comentado em Cultura A arte da composição musical

  • 20/07/2022

    Dja Comentado em Denúncia Medicamento para emagrecimento oferecido na internet como natural esconde risco para a saúde

  • 16/07/2022

    Carmen Lúcia Marques de Sousa Comentado em Cultura Acervo fotográfico do Jardim Botânico do Rio será revitalizado

  • 13/07/2022

    Ana Comentado em Denúncia Medicamento para emagrecimento oferecido na internet como natural esconde risco para a saúde

  • 06/07/2022

    Geosilene Comentado em Denúncia Medicamento para emagrecimento oferecido na internet como natural esconde risco para a saúde

  • 17/06/2022

    Rafaela Comentado em Denúncia Medicamento para emagrecimento oferecido na internet como natural esconde risco para a saúde

Últimas Notícias

  • Os termômetros brasileiros registraram um mês quente com as temperaturas mais altas dos últimos 61 anos.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil0
    Calor Julho registra temperatura média mais alta da história Termômetros registraram temperatura média de 22,8ºC
    10/08/2022
  • Vagas estão sujeitas à alteração. | Foto: Divulgação0
    Emprego Sine Municipal oferta 711 vagas de trabalho em Fortaleza Todas oportunidades de emprego estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento
    10/08/2022
  • O Brasil ultrapassou a marca de 2 mil brasileiros superinteligentes identificados no território nacional. | Foto: Divulgação0
    SuperdotaçãoNo Dia Mundial da Superdotação, Brasil ultrapassa 2 mil superinteligentes identificados por entidade global Segundo dados da Associação Mensa Brasil, representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, do total de membros no País, 70% têm entre 19 e 36 anos
    10/08/2022
  • Justiça: STF marca nova audiência sobre disputa por Fernando de Noronha0
    Justiça STF marca nova audiência sobre disputa por Fernando de Noronha Audiência foi marcada para dia 8 de novembro
    09/08/2022
  • IJF: Maior hospital de emergência do Ceará recebe serviço de hemodinâmica0
    IJF Maior hospital de emergência do Ceará recebe serviço de hemodinâmica A nova tecnologia auxiliará na assistência das vítimas de politraumatismos, lesões neurológicas e vasculares, além de hemorragias graves
    09/08/2022
  • Tecnologia: Audiência aponta importância de atualizar legislação para expansão do 5G0
    Tecnologia Audiência aponta importância de atualizar legislação para expansão do 5G O debate foi promovido pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da Alece, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa
    09/08/2022
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas