logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Ação Social: CUFA Ceará inicia distribuição de gás, neste sábado, em Fortaleza
Ação Social CUFA Ceará inicia distribuição de gás, neste sábado, em Fortaleza
10/06/2022
Meio Ambiente: Depois de mais de 20 anos, ararinha-azul volta aos céus da caatinga
Meio Ambiente Ararinhas-azuis são soltas na natureza 20 anos depois de extinção
11/06/2022
Exibir tudo

Opinião Como o mercado brasileiro de assinaturas contorna a “fadiga de streaming” mundial Por Ralf Germer, CEO e cofundador da PagBrasil

Opinião: Como o mercado brasileiro de assinaturas contorna a “fadiga de streaming” mundial

Os streamings de séries, filmes e músicas são exemplos de plataformas que possuem milhões de usuários ao redor do mundo que pagam uma assinatura para ter acesso aos seus serviços | Foto: reprodução

O conceito de faturamento recorrente não é novo. As pessoas já estão habituadas a esse tipo de pagamento na rotina diária, como para pagamento de aluguel, mensalidades escolares e até mesmo de academias. No entanto, o modelo de negócio baseado na economia da recorrência se tornou mais popular nos últimos anos, principalmente no ambiente digital. 

Os streamings de séries, filmes e músicas são exemplos de plataformas que possuem milhões de usuários ao redor do mundo que pagam uma assinatura para ter acesso aos seus serviços. Mas esse mercado de streaming mundial, parte importante da economia da recorrência, está apresentando sinais de declínio e taxas de evasão mais altas com relação a outras formas de assinatura. 

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<< 

A chamada “fadiga de streaming” tem criado instabilidade nesse modelo de negócio. Ao menos, é o que mostra a consultoria Deloitte: de acordo com as projeções mundiais para 2022, a previsão é de que mais de 150 milhões de pessoas deverão cancelar alguma assinatura de streaming. E, além disso, a taxa de rotatividade entre plataformas deve girar em torno de 30%.

Embora isso possa ser uma preocupação para vários países e, também, para muitos nichos e modelos de negócios, acredita-se que o mercado de assinaturas irá aumentar no Brasil, indo na contramão mundial e não sofrendo os impactos do fenômeno que acomete o streaming. Os dados sobre a recorrência no Brasil são realmente animadores, especialmente se for analisada como um modelo de negócio sustentável a longo prazo, com possibilidades de explorar personalização de produto, motor promocional e a consequente retenção de clientes.

A pandemia incentivou os consumidores brasileiros a migrarem das lojas físicas para as digitais. E isso resultou no nascimento de um mercado bilionário, com vendas online chegando na casa dos R$ 260 bilhões, conforme dados levantados pela gestora Canuma Capital e divulgados pela Infomoney. Com o crescimento do e-commerce no país, os clubes de assinatura também ganharam espaço e ajudaram a construir um hábito de consumo no qual o consumidor paga de forma recorrente para receber produtos e serviços de forma confortável e automática.

Segundo a consultoria Betalabs, os clubes de assinatura no Brasil cresceram 19% em 2021. E, até 2023, 75% das empresas que atuam com vendas oferecerão serviços com recorrência, conforme previsão da consultoria Gartner. São setores diferenciados, principalmente voltados para produtos e bens de consumo, que aproveitaram o bom momento da economia da recorrência para criar seus clubes de assinatura próprios.

As maiores e mais bem-sucedidas indústrias do país encontraram terreno fértil em modelos de pagamentos recorrentes. Além disso, os empreendedores digitais estão em alta no Brasil, bem como seus clubes de assinatura. Os principais setores que ganharam destaque com esse modelo de venda são alimentos e bebidas, saúde e nutrição, maquiagem e produtos de beleza, pet, SaaS e educação.

A recorrência foi além do streaming, e os clubes de assinatura ultrapassaram as fronteiras de serviços, chegando a áreas que antes eram quase impossíveis de prever. E, nesse sentido, o Brasil contorna a fadiga de streaming por apostar em diversidade dentro da economia da recorrência.


*Ralf Germer é CEO e cofundador da PagBrasil. Possui vasta experiência nas áreas de administração de negócios, desenvolvimento de negócios internacionais, marketing e vendas online, bem como processamento de pagamentos. Antes da PagBrasil, Ralf foi vice-presidente de Marketing de Produtos para a Europa da Actebis e mais tarde fundou a 4M Iberoamérica


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.

Leia também | Tartaruga-verde deixa lista de espécies ameaçadas de extinção

Ralf Germer, CEO e cofundador da PagBrasil
Meio Ambiente Tartaruga-verde deixa lista de espécies ameaçadas de extinção
Compartilhar

Artigos Relacionados

Fé: Os caminhos de uma romaria até Canindé

A peregrinação até Canindé, no Ceará, reúne fé, superação e solidariedade em uma caminhada de aproximadamente 110 quilômetros pelo sertão. Para além do desafio físico, a Romaria Coração Franciscano proporciona momentos de reflexão, convivência e gratidão | Foto: Grupo Coração Franciscano

12/10/2026

Fé: Os caminhos de uma romaria até Canindé Uma peregrinação de 110 quilômetros pelo sertão cearense revela que os maiores desafios nem sempre estão na estrada, mas dentro de nós mesmos.


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 13/10/2026

    Justiça: Fachin discute caso Master com diretor da PF – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Fachin discute caso Master com diretor da PF

  • 11/10/2026

    Automotivo: GWM assume patrocínio master do Rally Piocerá 2027 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Automotivo: GWM assume patrocínio master do Rally Piocerá 2027

  • 09/10/2026

    Eduardo Paes desiste da disputa pelo governo do Rio Comentado em Política: Paes desiste após STF negar recurso sobre eleição no Rio

  • 08/10/2026

    Pele de Vidro: A Nova Tendência da Estética em 2026 Comentado em Beleza: “Pele de vidro” ganha força e valoriza qualidade da pele

  • 08/10/2026

    Rastreamento de câncer de mama: o que o não especialista precisa saber | FGMED - FGMED Comentado em Saúde: Outubro Rosa alerta para 3.250 casos de câncer de mama no Ceará

  • 07/10/2026

    Brasil reforça vigilância e vacinação contra o sarampo… Comentado em Saúde: Brasil reforça vigilância contra avanço do sarampo

Últimas Notícias

  • Eleições: TSE libera canal Exército do Lula após registro0
    Eleições: TSE libera canal Exército do Lula após registro Nunes Marques reconheceu formalização da ferramenta e determinou prazo de 48 horas para retomada das atividades
    13/10/2026
  • Sutiã para pacientes com câncer chega ao CRIO0
    Saúde: Sutiã para pacientes com câncer chega ao CRIO Peça da Linhas & Cores oferece suporte para próteses mamárias e terá vendas revertidas para a Associação Nossa Casa, em Fortaleza
    13/10/2026
  • Nunes Marques suspende canal Exército do Lula0
    Política: Nunes Marques suspende canal Exército do Lula Presidente do TSE determinou que canal no WhatsApp fique fora do ar até a regularização do registro eleitoral
    13/10/2026
  • Padeiro cearense conquista espaço na panificação artesanal0
    Gastronomia: Padeiro cearense conquista espaço na panificação artesanal Brunno Malheiros, da Cheiro do Pão, integra associações internacionais e aposta em fermentação natural, ingredientes selecionados e formação profissional
    13/10/2026
  • Designer cearense vence prêmio internacional com projeto de Fortaleza0
    Cultura: Designer cearense vence prêmio internacional com projeto de Fortaleza Jaízza Figueirêdo conquista o LAD Awards 2026 com iniciativa que transforma os mapas dos 121 bairros da capital em ferramenta de educação territorial
    13/10/2026
  • Cultura: Netinho, cantor do hit Milla, morre aos 60 anos0
    Cultura: Netinho, cantor do hit Milla, morre aos 60 anos Artista baiano enfrentava um câncer no sistema linfático e estava em tratamento em Salvador
    13/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas