logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
OAB Ceará promove Festa da Advocacia, no Iguatemi Hall
Evento OAB Ceará promove Festa da Advocacia, no Iguatemi Hall
29/08/2024
Últimos dias de inscrições para a 34ª edição do Cine Ceará
Cinema Últimos dias de inscrições para a 34ª edição do Cine Ceará
29/08/2024
Exibir tudo

Cultura Pinacoteca do Ceará realiza seminário em homenagem aos artistas cearenses Aldemir Martins e Antonio Bandeira As atividades ainda incluem uma visita mediada com os curadores das exposições “No lápis da vida não tem borracha” e “Amar se aprende amando”, inauguradas em 2022, marcando o centenário de nascimento dos artistas cearenses

Pinacoteca do Ceará realiza seminário em homenagem aos artistas cearenses Aldemir Martins e Antonio Bandeira

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, respeitando o limite da capacidade do auditório. Não há inscrição prévia. Foto: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

A Pinacoteca do Ceará realiza, nos dias 5 e 6 de setembro, o seminário “Aldemir e Bandeira: redesenhos do tempo”. A atividade revisita vida e obra dos cearenses Aldemir Martins (1922-2006) e Antonio Bandeira (1922-1967). Os dois artistas estão em cartaz, respectivamente, com as exposições “No lápis da vida não tem borracha” e “Amar se aprende amando”, abertas em 2022, na inauguração do museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

Além de três mesas temáticas, a programação do seminário oferece visita mediada com os curadores nas duas exposições e oficina de aquarela. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, respeitando o limite da capacidade do auditório. Não há inscrição prévia.

A programação do seminário tem início na quinta-feira (5) com a “Oficina de Aquarela: Transbordando Cor e Luz”, cujo objetivo é explorar as linhas e gestualidades carregadas de sensações e sentimentos que compõem as paisagens cearenses pintadas pelos amigos e artistas Aldemir Martins e Antonio Bandeira. A atividade acontece das 14h às 16h30 no Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará e é recomendada para pessoas a partir de 12 anos.

Logo depois, das 16h30 e 18h, haverá visita mediada às exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará com seus respectivos curadores. Rosely Nakagawa e Waléria Américo, respectivamente curadora e curadora adjunta da exposição “No lápis da vida não tem borracha”, conduzirão um passeio pelas obras de Aldemir Martins. Já o curador Bitu Cassundé e o curador adjunto Chico Cavalcante Porto vão mediar a visita à exposição “Amar se aprende amando”, de Antonio Bandeira.  

Em seguida, às 18h30, acontece a mesa de abertura do evento no Pátio da Pinacoteca, com Mariana Pabst Martins, artista visual, curadora e filha de Aldemir Martins, e Almerinda Lopes, pesquisadora que se debruça em estudar a vida e obra de Antonio Bandeira. A atividade passeia pelos projetos poéticos e as trajetórias dos dois artistas cearenses. A mediação é feita pelo filósofo, artista e pesquisador Carlos Macêdo, assessor de Acervo da Pinacoteca.

Na sexta-feira (6), das 15h às 16h30, acontece a mesa “No lápis da vida não tem borracha”, que discute a relação entre Aldemir Martins e o desenho, investigando a potência da arte capaz de traçar novas possibilidades e ampliar os repertórios. A mesa é composta por Eliene Magalhães, historiadora e pesquisadora em Artes,  Rosely Nakagawa e Waléria Américo, curadora e curadora adjunta da exposição dedicada ao artista, respectivamente. A mediação é de Anderson Sousa, professor e pesquisador em História das Artes no Ceará.

No mesmo dia, das 17h às 18h30, acontece a mesa “Amar se aprende amando”, que discute questões sobre a produção artística e o processo criativo de Bandeira a partir das obras presentes na exposição homônima, em cartaz na Pinacoteca do Ceará. Para o tema, participam Bitu Cassundé e Chico Cavalcante Porto, curador e curador adjunto da mostra, respectivamente. Na mesma mesa, a partir do autorretrato de Antonio Bandeira, o pesquisador, curador e jornalista Deri Andrade discute a relação de autorrepresentação em obras de artistas negros/as/es. Essa abordagem reflete sobre os caminhos de “tornar-se artista” no Brasil, ao passo que discute sobre a produção da pintura e da fotografia no contexto da arte afro-brasileira. A mediação é da professora Kadma Marques, pesquisadora no campo das artes.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Último mês para visitar a exposição de Aldemir Martins

A exposição “No lápis da vida não tem borracha”, que celebra o centenário de nascimento do artista Aldemir Martins e também é parte da mostra “Bonito pra chover”, fica em cartaz na Pinacoteca do Ceará até o próximo dia 30 de setembro. A exposição reúne 166 obras do artista cearense. 

Programação

Seminário “Aldemir e Bandeira: redesenhos do tempo”

5 e 6 de setembro de 2024 – Auditório da Pinacoteca do Ceará 

> Quinta-feira, 5.9

14h às 16h30

Oficina de Aquarela: Transbordando cor e luz

Com Amanda Oliveira

Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará 

Classificação indicativa: Livre 

Para pessoas a partir de 12 anos

Acessível em Libras 

> Quinta-feira, 5.9

16h30 às 18h

Visitas mediadas às exposições com os curadores

Onde: exposições “No lápis da vida não tem borracha” e “Amar se aprende amando”

Classificação indicativa: Livre 

Acessível em Libras 

> Quinta-feira, 5.9

18h30 às 19h30

Mesa de Abertura

Com Almerinda Lopes e Mariana Pabst Martins

Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre 

Acessível em Libras e audiodescrição

> Sexta-feira, 6.9

15h às 16h30

Mesa “No lápis da vida não tem borracha”

Com Rosely Nakagawa, Waléria Américo, Eliene Magalhães e mediação de Anderson Sousa

Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre 

Acessível em Libras e audiodescrição

> Sexta-feira, 6.9

17h às 18h30

Mesa “Amar se aprende amando”

Com Bitu Cassundé, Chico Cavalcante Porto, Deri Andrade e mediação de Kadma Marques

Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre 

Acessível em Libras e audiodescrição

Pinacoteca do Ceará

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover  o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.  

Serviço

O quê: Seminário “Aldemir e Bandeira: redesenhos do tempo”

Quando: 5 e 6 de setembro

Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre 

Capacidade: 100 pessoas 

Acessível em Libras

Leia também| OAB Ceará promove Festa da Advocacia, no Iguatemi Hall

Evento OAB Ceará promove Festa da Advocacia, no Iguatemi Hall
Compartilhar

Artigos Relacionados

Autores cearenses lançam livro sobre sala de aula

Os escritores e professores Alan Torres, André Araújo e Antônio Ortiz lançam o terceiro volume de Coisas de sala de aula & outras crônicas no Dia do Professor, em 15 de outubro, no IFCE, em Fortaleza. | Foto: divulgação

04/10/2026

Cultura: Autores cearenses lançam livro sobre sala de aula Terceiro volume reúne 24 crônicas de Alan Torres, André Araújo e Antônio Ortiz e será lançado no Dia do Professor, em Fortaleza


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 03/10/2026

    Eleições: Aplicativo mostra rotas para locais de votação em Fortaleza – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Eleições: Aplicativo mostra rotas para locais de votação em Fortaleza

  • 01/10/2026

    Justiça: Defensores públicos do Ceará atuam na Missão de Observação Eleitoral 2026 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Defensores públicos do Ceará atuam na Missão de Observação Eleitoral 2026

  • 01/10/2026

    Defesa: Marinha aprova teste de novo submarino brasileiro Submarino Almirante Karam concluiu primeira imersão estática no Rio de Janeiro e deve ser entregue ao setor operativo em 2027 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Defesa: Marinha aprova teste de novo submarino brasileiro

  • 28/09/2026

    TACC 2026: final de capoeira reúne 48 atletas em Fortaleza - Música Brasileira Capoeira Comentado em Capoeira: TACC 2026 leva final da capoeira à Beira-Mar de Fortaleza

  • 26/09/2026

    Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 26/09/2026

    Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos Proposta prevê contas simplificadas para adolescentes e novas regras de segurança para plataformas digitais - Europe Media Today™ Comentado em Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos

Últimas Notícias

  • Autores cearenses lançam livro sobre sala de aula0
    Cultura: Autores cearenses lançam livro sobre sala de aula Terceiro volume reúne 24 crônicas de Alan Torres, André Araújo e Antônio Ortiz e será lançado no Dia do Professor, em Fortaleza
    04/10/2026
  • PF apreende R$ 769 mil em ações nas eleições 20260
    Eleições: PF apreende R$ 769 mil em ações nas eleições 2026 Balanço parcial aponta 48 pessoas conduzidas e 17 procedimentos instaurados até 11h30 deste domingo
    04/10/2026
  • Atriz brasileira é detida pelo ICE nos EUA0
    Internacional: Atriz brasileira é detida pelo ICE nos EUA Renata Alves Mietto foi presa no aeroporto de Los Angeles quando embarcaria para o Havaí e está detida há mais de um mês
    04/10/2026
  • Eleições quantos votos são necessários no 1º turno0
    Eleições: Eleições: quantos votos são necessários no 1º turno? A regra varia conforme o cargo em disputa e considera apenas os votos válidos registrados pela Justiça Eleitoral
    04/10/2026
  • Eleições: Voto em trânsito exige consulta ao local correto0
    Eleições: Voto em trânsito exige consulta ao local correto Eleitor que solicitou a transferência temporária não poderá votar na seção original e deve conferir o novo local pelo e-Título ou site do TSE
    04/10/2026
  • Eleições: e-Título permite justificar ausência pelo celular0
    Eleições: E-Título permite justificar ausência pelo celular Eleitor fora do município de votação pode usar o aplicativo no dia da eleição, com validação por geolocalização
    04/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas