logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Loterias: Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 92 milhões
Loterias: Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 92 milhões
03/10/2026
Max Verstappen venceu o GP do Bahrein na Malásia e encerrou jejum de 15 corridas sem vitória na Fórmula 1.
Fórmula 1: Verstappen vence em Sepang após caos na largada
04/10/2026
Exibir tudo

Eleições: E-Título permite justificar ausência pelo celular Eleitor fora do município de votação pode usar o aplicativo no dia da eleição, com validação por geolocalização

Eleições: e-Título permite justificar ausência pelo celular

Aplicativo e-Título permite que o eleitor justifique a ausência pelo celular no dia da votação | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

04 de outubro de 2026 – O eleitor que não votar por estar fora do município de seu local de votação, no dia e horário de cada turno das Eleições 2026, poderá usar o aplicativo e-Título para justificar a ausência.

O primeiro turno ocorre neste domingo (4), das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.

A ferramenta permite que o procedimento seja feito diretamente pelo celular ou tablet, ajudando a reduzir filas nos locais instalados pela Justiça Eleitoral para receber justificativas presenciais.

Caso deixe de votar no primeiro e no segundo turno, o eleitor deverá justificar cada ausência separadamente, obedecendo aos requisitos e prazos de cada turno.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Justificativa pelo aplicativo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que não é necessário anexar documentos que comprovem o motivo da ausência quando a justificativa for apresentada no exato dia da eleição.

Isso ocorre porque o próprio aplicativo faz a verificação da localização do eleitor por meio da geolocalização do dispositivo móvel.

A ferramenta identifica se o cidadão está em município diferente daquele em que possui inscrição eleitoral.

Essa modalidade de justificativa pelo e-Título estará disponível somente para títulos em situação regular ou suspensa.

Entrega presencial

Quando não for possível justificar a ausência pelo aplicativo, o eleitor poderá preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral.

A entrega do documento impresso deve ser feita na seção eleitoral mais próxima ou nos locais de justificativa divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos cartórios eleitorais.

Além do formulário, será necessário apresentar documento oficial de identificação com foto, mesmo que esteja com a data de validade expirada.

O formulário gratuito pode ser obtido online, nos portais do TSE e dos TREs, ou impresso nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral, nos locais de votação ou de justificativa e em outros pontos previamente autorizados.

Eleitor no exterior

O eleitor com domicílio eleitoral no Brasil que estiver no exterior no dia da votação também pode apresentar a justificativa de ausência pelo e-Título.

Outra possibilidade é justificar nas mesas que funcionem com urna eletrônica no exterior.

A Zona Eleitoral do Exterior (ZZ), responsável pelo atendimento ao eleitorado brasileiro com domicílio eleitoral fora do país, também pode ser consultada para orientações.

Após a eleição

Quem justificou a ausência nas urnas em algum dos turnos por meio do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral terá as informações lançadas no cadastro eleitoral pelo juízo eleitoral responsável.

O prazo para esse lançamento vai até 9 de dezembro.

O eleitor que não votou nem apresentou a justificativa no próprio dia da votação poderá fazê-lo em até 60 dias após cada turno, com o envio de documentos comprobatórios.

Prazos

Há três opções para justificar a ausência após o dia da votação: pelo aplicativo e-Título, pela internet, por meio do autoatendimento eleitoral nos sites da Justiça Eleitoral, ou presencialmente, em qualquer cartório eleitoral.

De acordo com o calendário das Eleições Gerais de 2026, a data final para que eleitores que deixaram de votar no primeiro turno apresentem a justificativa sem penalidade é 3 de dezembro.

Para o segundo turno, o prazo limite será 8 de janeiro de 2027.

Penalidades

A eleitora ou o eleitor que estiver em situação de voto obrigatório pode justificar a ausência às eleições tantas vezes quantas forem necessárias.

No entanto, a ausência a três eleições consecutivas, sem pagamento das respectivas multas ou sem apresentação de justificativas, pode resultar no cancelamento da inscrição eleitoral.

Caso não vote, não justifique nem pague as multas da Justiça Eleitoral, o eleitor com voto obrigatório ficará impedido, enquanto não regularizar a situação, de obter carteira de identidade ou passaporte, inscrever-se em concurso público ou tomar posse em cargo público.

Também poderá ficar impedido de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, obter empréstimos em bancos públicos, participar de concorrência pública ou administrativa e praticar atos que exijam certidão de quitação eleitoral.

Voto obrigatório

No Brasil, o voto é obrigatório para cidadãos brasileiros alfabetizados com idade entre 18 e 70 anos.

Para quem tem entre 16 e 18 anos, para maiores de 70 anos e para pessoas não alfabetizadas, o voto é facultativo.

Neste ano eleitoral, os menores que completam 16 anos até a data da eleição puderam se alistar como eleitores.

Pessoas com deficiência que estejam impossibilitadas de cumprir obrigações eleitorais podem requerer a não aplicação das sanções legais, conforme a legislação eleitoral.

Não podem se alistar como eleitores os estrangeiros, os que cumprem serviço militar obrigatório e aqueles que tiverem perda ou suspensão dos direitos políticos, como em caso de condenação criminal irrecorrível, enquanto durarem seus efeitos.

Leia também | Romeu Aldigueri encerra campanha com motociata em Granja

ELEIÇÕES: Romeu Aldigueri encerra campanha com motociata em Granja

Tags: Eleições 2026, e-Título, justificativa eleitoral, ausência na votação, Tribunal Superior Eleitoral, TSE, Justiça Eleitoral, primeiro turno, segundo turno, eleitor fora do domicílio eleitoral, geolocalização, Requerimento de Justificativa Eleitoral, cartório eleitoral, TREs, votação, voto obrigatório, quitação eleitoral, democracia, cidadania, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Atriz brasileira é detida pelo ICE nos EUA

Atriz brasileira Renata Alves Mietto foi detida por agentes do ICE no aeroporto de Los Angeles e está presa há mais de um mês nos Estados Unidos | Foto: arquivo pessoal

04/10/2026

Internacional: Atriz brasileira é detida pelo ICE nos EUA Renata Alves Mietto foi presa no aeroporto de Los Angeles quando embarcaria para o Havaí e está detida há mais de um mês


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 03/10/2026

    Eleições: Aplicativo mostra rotas para locais de votação em Fortaleza – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Eleições: Aplicativo mostra rotas para locais de votação em Fortaleza

  • 01/10/2026

    Justiça: Defensores públicos do Ceará atuam na Missão de Observação Eleitoral 2026 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Defensores públicos do Ceará atuam na Missão de Observação Eleitoral 2026

  • 01/10/2026

    Defesa: Marinha aprova teste de novo submarino brasileiro Submarino Almirante Karam concluiu primeira imersão estática no Rio de Janeiro e deve ser entregue ao setor operativo em 2027 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Defesa: Marinha aprova teste de novo submarino brasileiro

  • 28/09/2026

    TACC 2026: final de capoeira reúne 48 atletas em Fortaleza - Música Brasileira Capoeira Comentado em Capoeira: TACC 2026 leva final da capoeira à Beira-Mar de Fortaleza

  • 26/09/2026

    Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 26/09/2026

    Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos Proposta prevê contas simplificadas para adolescentes e novas regras de segurança para plataformas digitais - Europe Media Today™ Comentado em Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos

Últimas Notícias

  • Atriz brasileira é detida pelo ICE nos EUA0
    Internacional: Atriz brasileira é detida pelo ICE nos EUA Renata Alves Mietto foi presa no aeroporto de Los Angeles quando embarcaria para o Havaí e está detida há mais de um mês
    04/10/2026
  • Eleições quantos votos são necessários no 1º turno0
    Eleições: Eleições: quantos votos são necessários no 1º turno? A regra varia conforme o cargo em disputa e considera apenas os votos válidos registrados pela Justiça Eleitoral
    04/10/2026
  • Eleições: Voto em trânsito exige consulta ao local correto0
    Eleições: Voto em trânsito exige consulta ao local correto Eleitor que solicitou a transferência temporária não poderá votar na seção original e deve conferir o novo local pelo e-Título ou site do TSE
    04/10/2026
  • Eleições: e-Título permite justificar ausência pelo celular0
    Eleições: E-Título permite justificar ausência pelo celular Eleitor fora do município de votação pode usar o aplicativo no dia da eleição, com validação por geolocalização
    04/10/2026
  • Eleições: PF faz operação sobre ilícitos eleitorais no Ceará0
    Eleições: PF faz operação sobre ilícitos eleitorais no Ceará Operação Rastilho cumpre 19 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, Coreaú, Irauçuba e Itapajé
    03/10/2026
  • Guilherme Salvez lança álbum inspirado na vaquejada0
    Cultura: Guilherme Salvez lança álbum inspirado na vaquejada “SALVEZ” chega às plataformas digitais em 6 de outubro com repertório de forró e referências às festas e vaquejadas do Nordeste
    03/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas