PF apreende bandeiras, revistas e moedas com suásticas na casa do suspeito em Botafogo, Zona Sul do Rio | Foto: Polícia Civil/RJ
Um homem de 70 anos foi preso em flagrante nesta terça-feira (15) pela Polícia Federal por comercializar objetos com símbolos nazistas pela internet. A ação faz parte da Operação Lembrança Ingrata, deflagrada para apurar o crime de apologia ao nazismo, previsto no Código Penal brasileiro.
A prisão ocorreu após cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência do investigado, localizada no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O mandado foi expedido pela 8ª Vara Criminal Federal do RJ.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A investigação começou após uma ONG denunciar a existência de uma página na internet que vendia itens com símbolos do regime nazista, como emblemas, bandeiras, revistas, distintivos, ornamentos e uniformes com a cruz suástica. A denúncia levou à abertura de uma notícia-crime, que mobilizou a Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (Deleciber) da PF.
Segundo nota da Polícia Federal, análises de dados digitais e outras diligências levaram à identificação do suspeito, que continuava comercializando os produtos ilegalmente.
Durante a operação, a PF apreendeu diversos materiais nazistas, entre eles bandeiras, revistas e moedas com a suástica, caracterizando o flagrante e resultando na prisão imediata do acusado.
O homem, cuja identidade não foi divulgada, responderá pelo crime de apologia ao nazismo, cuja pena prevista é de até cinco anos de prisão, além de multa. A PF reforçou que esse tipo de crime atenta contra os direitos humanos e a memória histórica.
Leia também | Cinco funcionários do Porto do Mucuripe são presos por tráfico internacional de drogas