logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Pardal, em parceria com a Paramount Pictures, traz de volta ao público as embalagens temáticas do Sonic em seus picolés
Ação A Pardal, em parceria com a Paramount Pictures, traz de volta ao público as embalagens temáticas do Sonic em seus picolés. A ação acompanha o lançamento do filme “Sonic 2”, ocorrido no dia 7/4. Em sua 2ª edição, a iniciativa apresenta mais dois personagens: o melhor amigo de Sonic, Tails, e o antagonista da obra, Knuckles.
25/04/2022
Guerra: Departamento de Estado dos EUA apoia venda de munição para Ucrânia
Guerra Departamento de Estado dos EUA apoia venda de munição para Ucrânia
26/04/2022
Exibir tudo

Luto Morre Tarcísio Sardinha aos 58 anos após três meses de internação O compositor e multi-instrumentista Tarcísio Sardinha estava internado em hospital da capital cearense desde janeiro

Artista morre aos 58 anos na Capital Cearense. | Foto: Luiz Alves

O músico Tarcísio Sardinha faleceu nesta segunda-feira, 25, em Fortaleza após estar internado em hospital desde o dia 9 de janeiro. Segundo o jornalista Eliomar de Lima, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.

Considerado um dos maiores nomes da música instrumental, Sardinha esteve presente em diferentes áreas da cultura. Além de referência ao choro contemporâneo, o violonista, compositor, arranjador e multi-instrumentista foi um mestre para inúmeras gerações.

Foram mais de 40 anos de carreira. Sardinha tornou-se especialista na execução e harmonização de diversos estilos musicais, sendo um dos profissionais mais completos e requisitados da cena musical cearense. Com o parceiro violão encantou salas de aula, rodas de choro, bares e lares.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Tarcísio de Lima Carvalho nasceu em uma família de músicos. Aos 11 anos, Sardinha passa aprender música como autodidata. Era um adolescente quando se profissionalizou no meio cultural. Com apenas 15 anos participava de grupos de baile e rodas de choro, paixão que herdou do avô e do pai. 

Na casa dos familiares, cresceu ouvindo choro e temas clássicos de  nomes como Altamiro Carrilho (1924-2012) e Jacob do Bandolim (1918/1969). O apelido “Sardinha” é alusivo ao famoso violonista Aníbal Augusto Sardinha (1915-1955).

A alcunha foi presente do amigo e flautista José Tróglio Filho, criador do Grupo “O Pixinguinha”, do qual Sardinha participou na década de 1980 ao lado de nomes como Pedro Ventura, Macumba, Joãzinho do Violão e Zivaldo.

Homenagens

O ex-prefeito Roberto Cláudio divulgou nota em que lamenta a morte de Sardinha, destacando o papel dele na formação de novos músicos e como diretor musical do Festival da Musica de Fortaleza, criado ainda na sua gestão e que, ano passado, chegou à quarta edição.

A cena musical brasileira perde hoje um dos seus mais talentosos músicos. Nos despedimos do multiinstrumentista Tarcísio Sardinha que tão bem representou a virtuosidade da nossa música cearense no cenário nacional.
Com certeza, sua obra e sua trajetória profissional o imortalizarão e reservarão lugar de destaque na galeria de honra da musica brasileira, ele que é o responsável pela formação musical de muitos dos nossos novos talentos e nos brindou com sua atuação como diretor musical da Festival da Música de Fortaleza, em todas as suas quatro edições.
Fica o nosso abraço e orações, pedindo a Deus conforto e amparo aos familiares e amigos, entre os quais me sinto orgulhosamente incluído. Vai em paz, Sardinha!

Leia também | Atleta de karatê é eliminado de competição Sul-Americana e causa revolta entre participantes

Operação Vellar III Polícia Federal investiga suspeito de compartilhar imagens de abusos sexuais contra crianças
Compartilhar

Artigos Relacionados

Investigação: PF faz buscas contra Cláudio Castro

Polícia Federal cumpre mandados de busca contra Cláudio Castro (foto) e Ricardo Magro, dono da Refit, em operação autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF | Foto: Alan Santos/PR

15/05/2026

Investigação: PF faz buscas contra Cláudio Castro Mandados também miram Ricardo Magro, dono da Refit; ordem foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 13/05/2026

    Leilão que pode gerar 4,5 mil empregos no Ceará é ameaçado – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Leilão que pode gerar mais de 5 mil empregos no Ceará é ameaçado

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

Últimas Notícias

  • Investigação: PF faz buscas contra Cláudio Castro0
    Investigação: PF faz buscas contra Cláudio Castro Mandados também miram Ricardo Magro, dono da Refit; ordem foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF
    15/05/2026
  • Inclusão: Arte fortalece autonomia de alunos Down0
    Inclusão: Arte fortalece autonomia de alunos Down Projeto transforma vidas com apoio da Alece no Ceará
    15/05/2026
  • Leo Couto retoma obras da Areninha Pindorama0
    Infraestrutura: Leo Couto retoma obras da Areninha Pindorama Equipamento esportivo no bairro Luciano Cavalcante receberá requalificação completa após paralisação desde 2024
    14/05/2026
  • Produtora nega dinheiro de Vorcaro em filme0
    Cinema: Produtora nega dinheiro de Vorcaro em filme GOUP Entertainment e Mário Frias afirmam que cinebiografia de Jair Bolsonaro foi financiada apenas com capital privado
    14/05/2026
  • Áudio de Flávio gera reação entre empresários0
    Política: Áudio de Flávio gera reação entre empresários Elite empresarial reunida em Nova York avalia desgaste político e passa a discutir alternativas da direita para 2026
    14/05/2026
  • PF investiga repasses ligados a Eduardo Bolsonaro0
    Política: PF investiga repasses ligados a Eduardo Bolsonaro Apuração busca esclarecer se recursos de Daniel Vorcaro foram usados para financiar despesas do deputado nos Estados Unidos
    14/05/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas