logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Fortal 2025: Henry Freitas comanda trio elétrico da Skol em ação gratuita na Beira Mar de Fortaleza
Fortal 2025: Henry Freitas comanda trio elétrico da Skol em ação gratuita na Beira Mar de Fortaleza
23/07/2025
Investigação: Advogados são presos por aplicar golpes em mais de mil idosos em cinco estados
Investigação: Advogados são presos por aplicar golpes em mais de mil idosos em cinco estados
23/07/2025
Exibir tudo

Gestão: Biometria passa a ser exigida para benefícios sociais e governo acelera emissão da nova identidade Nova regulamentação prevê uso da biometria em concessão, renovação e manutenção de benefícios; emissão da Carteira de Identidade Nacional será intensificada em parceria com estados e Caixa

Gestão: Biometria passa a ser exigida para benefícios sociais e governo acelera emissão da nova identidade

Governo regulamenta uso da biometria para programas sociais | Foto: Ricardo Stuckert/PR

23 de julho de 2025 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (23) o decreto que regulamenta a obrigatoriedade da biometria para a concessão, renovação e manutenção de benefícios sociais. A medida faz parte da nova política de governança de dados apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que também visa acelerar a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

A ministra Esther Dweck destacou que a medida será implantada de forma gradual, com prioridade para novas concessões de benefícios. “Para quem já é beneficiário, haverá um prazo maior para se adequar. Pessoas com mais de 80 anos e com dificuldade de mobilidade estarão isentas da obrigatoriedade”, explicou.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Parceria com Caixa vai ampliar coleta biométrica

A inclusão digital será ampliada por meio de uma parceria com a Caixa Econômica Federal, aproveitando a presença do banco em comunidades remotas. Atualmente, a Caixa já possui a biometria de mais de 90% dos beneficiários do Bolsa Família. Um projeto-piloto será iniciado no Rio Grande do Norte para acelerar a implementação da infraestrutura digital de identificação civil em parceria com os estados.

A exigência da biometria está prevista na Lei 15.077/2024, que busca tornar o acesso aos benefícios mais seguro, moderno e integrado a outras políticas públicas. A CIN, que utiliza o CPF como número único, é hoje o principal documento para autenticação biométrica e digital dos cidadãos.

CNI já confere selo ouro no Gov.br

Segundo o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, a CIN permite aos cidadãos acesso ao selo ouro na plataforma Gov.br, facilitando o uso de serviços digitais públicos.

Desde seu lançamento em 2022, mais de 30 milhões de unidades da CIN foram emitidas. Os estados têm capacidade atual de emitir até 1,8 milhão de carteiras por mês, e o governo federal pretende ampliar esse número com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou o aplicativo de validação da CIN via QR Code, ampliando a verificação digital.

Governo avança em governança e integração de dados

Durante o evento, o MGI também colocou em consulta pública o novo decreto sobre governança e compartilhamento de dados. A proposta visa fortalecer o uso estratégico das informações públicas, promover a interoperabilidade entre órgãos e garantir a proteção de dados sensíveis, como fiscais e bancários, que deverão ser armazenados exclusivamente na nuvem governamental operada pelo Serpro e Dataprev.

O decreto empodera o Comitê Central de Governança de Dados (CCGD), ampliando a participação da sociedade civil por meio de instituições representativas.

Transformação digital com integração federativa

A ministra Esther Dweck ressaltou que a transformação digital deve ocorrer em parceria com estados e municípios. Atualmente, todos os estados, o Distrito Federal e mais de 2 mil municípios já fazem parte da Rede Gov.br.

A rede promove capacitação, boas práticas e soluções digitais como a Assinatura Eletrônica Gov.br. Outra medida anunciada foi a criação da Rede Nacional de Dados da Saúde (RNDS), que vai integrar sistemas de saúde em todo o país, utilizando CPF e número do SUS como chaves de acesso.

O governo também lançou o aplicativo “Meu Imóvel Rural”, que centraliza informações e documentos dos imóveis rurais, facilitando a gestão fundiária, fiscal e ambiental para os proprietários.

Leia também | Trump anuncia acordo comercial com Indonésia, novo membro do Brics, com tarifa zero para produtos dos EUA

Internacional: Trump anuncia acordo comercial com Indonésia, novo membro do Brics, com tarifa zero para produtos dos EUA

Tags: biometria, carteira de identidade nacional, CIN, benefícios sociais, CPF, transformação digital, governança de dados, Gov.br, Esther Dweck, Luiz Inácio Lula da Silva, identidade digital, Rede Gov.br, Caixa Econômica, governo federal, aplicativo Meu Imóvel Rural, RNDS, políticas públicas

Compartilhar

Artigos Relacionados

Intercâmbio na França amplia formação de musicistas

Jovens do Instituto de Música Jacques Klein participaram de intercâmbio na França e retornaram ao Ceará com novos conhecimentos musicais. | Foto: divulgação

12/08/2026

Cultura: Intercâmbio na França amplia formação de musicistas Sara Martins e Rute Oliveira, do Instituto de Música Jacques Klein, participaram de aulas, ensaios e concertos durante temporada internacional


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 12/08/2026

    Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo

  • 11/08/2026

    Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições

  • 07/08/2026

    Pais inspiram hábitos saudáveis desde a infância - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Pais inspiram hábitos saudáveis para os filhos

  • 07/08/2026

    Justiça: PF indicia 16 por tragédia com avião da Voepass – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: PF indicia 16 por tragédia com avião da Voepass

  • 06/08/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCENTO Comentado em Oportunidade: ArcelorMittal abre edital com até R$ 100 mil

  • 06/08/2026

    Instituto Percorre abre inscrições para cursos gratuitos de ESG e análise de dados em São Paulo - Ingesto Comentado em Oportunidade: ArcelorMittal abre edital com até R$ 100 mil

Últimas Notícias

  • Intercâmbio na França amplia formação de musicistas0
    Cultura: Intercâmbio na França amplia formação de musicistas Sara Martins e Rute Oliveira, do Instituto de Música Jacques Klein, participaram de aulas, ensaios e concertos durante temporada internacional
    12/08/2026
  • Eclipse solar total escurece céu nesta quarta0
    Astronomia: Eclipse solar total escurece céu nesta quarta-feira Fenômeno poderá ser visto por 15,2 milhões de pessoas na faixa de totalidade; no Brasil, eclipse não será visível nem parcialmente
    12/08/2026
  • Educação: Projeto leva cultura a crianças0
    Educação: Projeto leva cultura a crianças Destino Certo, do Instituto Unimed Fortaleza, reúne famílias, teatro e educação alimentar em ações gratuitas até outubro
    12/08/2026
  • Violência doméstica cresce em dias de futebol0
    Segurança: Violência doméstica cresce em dias de futebol Estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta alta de 28,9% nas agressões e de 27,4% nas ameaças contra mulheres em dias de jogos
    12/08/2026
  • Livro Fortalezenses tem vendas abertas ao público0
    Cultura: Livro ‘Fortalezenses’ tem vendas abertas ao público Segundo romance do escritor cearense Émerson Belo reúne 12 histórias que se cruzam em Fortaleza e abordam temas sociais contemporâneos
    12/08/2026
  • Câmara instala comissão sobre maioridade penal0
    Política: Câmara instala comissão sobre maioridade penal Colegiado analisará PEC que propõe reduzir de 18 para 16 anos a idade para responsabilização penal. Texto ainda passará por comissão especial, plenário da Câmara e Senado
    12/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas