logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Esporte: Centro de Formação Olímpica desenvolve atletas da iniciação ao alto rendimento
Esporte Centro de Formação Olímpica desenvolve atletas da iniciação ao alto rendimento
07/08/2021
SP: Começa a temporada da floração das cerejeiras no Parque do Carmo
Turismo SP: Começa a temporada da floração das cerejeiras no Parque do Carmo
07/08/2021
Exibir tudo

Combate à Covid Ceará recebe novos lotes de vacinas contra a Covid para 1ª e 2ª doses

Ceará recebe novos lotes de vacinas contra a Covid para 1ª e 2ª doses

Com todos os lotes do fim de semana, o Ceará chega a 7.412.428 doses recebidas | Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará

Duas novas remessas de vacinas contra a Covid-19 foram recebidas pelo Ceará na noite dessa sexta-feira (6). Às 22 horas, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza 175.500 doses da Pfizer/BioNTech e 4.500 doses da Janssen/Johnson & Johnson. Mais tarde, pouco antes das 23h, foi a vez de receber mais 91.500 doses da AstraZeneca/Fiocruz. Neste sábado (7), chegou uma terceira remessa com outras 105.500 doses de AstraZeneca, totalizando assim 377 mil vacinas contra a Covid. Enviados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), os imunobiológicos serão para aplicação da primeira (D1) e segunda (D2) doses, com percentual para reserva técnica.

Em suas redes sociais o governador Camilo Santana comemorou a chegada de mais doses para a campanha de vacinação. “Mais vacinas para os cearenses!”, escreveu. O chefe do Executivo estadual ressaltou que seguirá trabalhando para que toda a população tenha acesso ao imunizante. “Não vou descansar um minuto até que todos os cearenses estejam vacinados”, destacou.

A distribuição para D1 será feita de forma proporcional aos municípios cearenses | Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará

As vacinas, que serão utilizadas para D1 e D2, serão distribuídas ainda neste sábado pelo Governo do Ceará. “Hoje mesmo estamos enviando aos nossos municípios as doses que recebemos ontem, por meio da nossa logística de distribuição, que conta com transporte aéreo (aviões e helicópteros) e terrestre”, informou Camilo Santana. O agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município.

Com todos os lotes do fim de semana, o Ceará chegará a 7.412.428 doses recebidas (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen), e com as remessas recebidas entre sexta-feira e sábado, deverá reservar cerca de 255 mil doses para aplicação em primeira dose e reserva técnica, 117 mil para a segunda dose do ciclo de imunização, enquanto as 4.500 da Janssen serão utilizadas em dose única.

Leia também | Mais agressiva, cepa Gama pode ser contida com lockdown e vacinação

Vacinômetro

O Vacinômetro da Sesa registra que, até as 17 horas de quinta-feira (5), foram aplicadas 5.753.388 doses. Com isso, 3,99 milhões de cearenses receberam a D1, enquanto 1,60 milhão tomaram a D2, além dos 150 mil imunizados com dose única da Janssen. Mais de 42% da população do Estado já recebeu pelo menos a primeira parte da imunização, e cerca de 18% está com esquema vacinal concluído.

Ação solicita mais vacinas ao Ceará

O Governo do Ceará, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), ingressou na Justiça como co-autor da ação civil pública (ACP) que reinvidica à União equidade no envio de vacinas, ao lado dos Ministérios Públicos do Estado do Ceará (MPCE), Federal (MPF) e do Trabalho (MPT), autores originais da demanda.

A ação judicial, que se torna interinstitucional, requer decisão liminar para entrega de 1.440.932 doses adicionais de vacina para corrigir o déficit ocasionado por lotes com quantidades menores na estimativa para grupos prioritários de idosos e profissionais de saúde. Isso porque a desproporção no envio dos imunobiológicos é constante desde o início da campanha de vacinação contra a Covid no Brasil. Além disso, a ACP requer que a correção na metodologia de distribuição das vacinas seja feita com compensação do déficit nos próximos lotes.

Orientações sobre variante Delta

Em nota técnica, a Sesa recomenda aos viajantes que desembarcam no Estado oriundos de locais com circulação confirmada de novas variantes do coronavírus (principalmente a variante Delta, inicialmente identificada na Índia, mas já detectada em cidades do Brasil) que cumpram autoquarentena de 14 dias em isolamento. Da mesma forma, todas as pessoas que testarem positivo para Covid-19.

O Centro de Testagem no Aeroporto ampliou as coletas por amostragem de 5% para 20% dos cidadãos que desembarcaram de voos oriundos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Além disso, a Sesa convoca passageiros e tripulantes dos voos com casos de variante Delta a entrarem imediatamente em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/CE) pelos números (85) 98724-0455 / 98438-0480 (das 9h às 17 horas) ou comparecer, munido de cartão de embarque e documento com foto, para realização do exame RT-PCR no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), que está de posse da listas dos viajantes.

Leia também | Novas variantes do vírus da covid-19 são ameaça, aponta Fiocruz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Alcolumbre trava agenda do governo no Senado

Davi Alcolumbre segura pautas prioritárias do governo no Senado enquanto projetos com impacto fiscal avançam no Congresso | Foto: Carlos Moura/Agência Senado

14/06/2026

Política: Alcolumbre trava agenda do governo no Senado Sem diálogo direto com Lula, presidente do Senado segura pautas prioritárias do Executivo e acelera projetos com impacto bilionário nas contas públicas


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 12/06/2026

    Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará

  • 07/06/2026

    Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master

  • 07/06/2026

    Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior Polícia Federal avalia acionar difusão prateada da Interpol para mapear patrimônio e transações internacionais do dono do Banco Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior

  • 04/06/2026

    Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme

  • 04/06/2026

    Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia Deputado questiona LRCap 2026, enquanto técnicos do setor defendem certame para evitar risco de apagões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia

  • 03/06/2026

    Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior

Últimas Notícias

  • Política: Alcolumbre trava agenda do governo no Senado0
    Política: Alcolumbre trava agenda do governo no Senado Sem diálogo direto com Lula, presidente do Senado segura pautas prioritárias do Executivo e acelera projetos com impacto bilionário nas contas públicas
    14/06/2026
  • Colisão de helicópteros deixa seis mortos no Rio0
    Tragédia: Colisão de helicópteros deixa seis mortos no Rio Aeronaves bateram no ar e caíram no Recreio dos Bandeirantes; um dos helicópteros explodiu após atingir o solo
    14/06/2026
  • São Paulo descarta segundo caso suspeito de ebola0
    Saúde: São Paulo descarta segundo caso suspeito de ebola Paciente de 31 anos segue internada com boa evolução clínica após exames negativos realizados pelo Instituto Adolfo Lutz
    13/06/2026
  • Segurança: Líder do Tren de Aragua morre em operação0
    Segurança: Líder do Tren de Aragua morre em operação Ação conjunta entre Estados Unidos e Venezuela resultou na morte de Niño Guerrero, apontado como chefe da organização criminosa venezuelana
    13/06/2026
  • Mundo: Irã blinda urânio e complica acordo com EUA0
    Mundo: Irã blinda urânio e complica acordo com EUA Túneis desabados e entradas armadas com minas tornam mais difícil a retirada do estoque de urânio enriquecido, segundo fontes de inteligência
    13/06/2026
  • Segurança: Contrato de R$ 475 milhões mira Tarcísio0
    Segurança: Contrato de R$ 475 milhões mira Tarcísio Programa Muralha Paulista entra na mira do TCE-SP por contrato sem licitação para sistema de monitoramento inteligente em São Paulo
    12/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas