

04 de novembro de 2025 — O relator da PEC 6×1, deputado Luiz Gastão (PSD/CE), defendeu a creditação da folha de pagamento como ponto central das discussões sobre a proposta em tramitação na Câmara dos Deputados. A medida foi destacada pelo parlamentar durante os seminários itinerantes promovidos pela Comissão de Trabalho, realizados nas Assembleias Legislativas da Bahia e do Rio Grande do Sul. Os encontros reuniram especialistas, sindicalistas e deputados federais em um amplo debate sobre a nova escala de trabalho.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Durante a audiência na Bahia, Luiz Gastão ressaltou a importância de enxergar o trabalhador como o principal ativo das empresas. “O maior bem social que as empresas têm é o trabalhador, é o salário que paga o trabalhador, que muitas vezes são olhados como custo. Muitas vezes se coloca muito que o incentivo é pelo emprego criado, mas que qualidade de emprego nós estamos buscando?”, questionou o deputado.
O parlamentar relembrou que, ainda durante as discussões da reforma tributária sobre o consumo, defendeu a criação de um crédito vinculado à folha de pagamento das empresas. “As empresas teriam que ter o crédito da relação da sua folha de pagamento com o seu faturamento para que com isso elas possam pagar melhores salários — e ter também uma dignidade aos trabalhadores e discutir melhor a escala”, afirmou Gastão.
Na audiência realizada no Rio Grande do Sul, o relator enfatizou que o relatório final da PEC 6×1 deve ser construído com equilíbrio e foco na dignidade social. “Tenho a consciência de que nós precisamos sim acabar com esse processo e discutir uma forma legal de se construir, mas com consciência e sabedoria, sem buscar lado para cá ou para lá. Esse relatório tem que trazer condições concisas e fazer com que a luta seja por maior dignidade ao trabalhador”, destacou.
A próxima edição do seminário itinerante acontece no dia 10 de novembro, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro deve reunir novamente parlamentares, representantes sindicais e especialistas em direito do trabalho para dar continuidade ao debate sobre a PEC 6×1, que trata da jornada de seis dias de trabalho por um de descanso.
Leia também | Alece aprova CNH gratuita para mulheres vítimas de violência no Ceará
Tags: PEC 6×1, Luiz Gastão, Câmara dos Deputados, Comissão de Trabalho, creditação da folha de pagamento, reforma trabalhista, dignidade social, direitos trabalhistas, jornada 6×1, folha de pagamento, emprego e renda, trabalhadores brasileiros, PSD Ceará, Brasília, reforma tributária, relações de trabalho, seminários itinerantes, sindicalismo, economia e trabalho, legislação trabalhista