logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Sem Racismo: Ministério do Esporte e Observatório da Discriminação Racial no Futebol se unem na campanha Novembro Negro
Sem Racismo Ministério do Esporte e Observatório da Discriminação Racial no Futebol se unem na campanha Novembro Negro
21/11/2023
Corrida de Rua: Corrida da Polícia Rodoviária Federal do Ceará celebra 95 anos de proteção à vida
Corrida de Rua Corrida da Polícia Rodoviária Federal do Ceará celebra 95 anos de proteção à vida
21/11/2023
Exibir tudo

Mercado Óticas Boris: Há 50 anos sendo a maior especialista em óculos de grau do mercado cearense Segundo pesquisa, ótica é a mais lembrada pelas famílias cearenses

Óticas Boris Há 50 anos sendo a maior especialista em óculos de grau do mercado cearense

Marca conta com mais de 60 óticas distribuídas por diversas regiões do estado do Ceará. Foto: Divulgação

A Ótica Boris, especialista em óculos de grau há 50 anos, celebra a importante data em 2023. Sempre prezando pela qualidade e confiabilidade, ao longo de cinco décadas, o fundador José Airton Boris, conquista com sua empresa, o posto de 15 anos sendo a ótica mais lembrada pelas famílias cearenses, de acordo com pesquisa Datafolha Top of Mind.

“Desde a fundação das Óticas Boris até hoje, a marca conta com mais de 60 óticas distribuídas por diversas regiões do estado do Ceará”, garantiu o empresário. Contudo, “não começou grande e o reconhecimento não veio de presente”.

Em 1964, depois de muita luta, Airton Boris saiu do camelô e conquistou a primeira loja física. Com uma história real e de muita dedicação, o cliente consegue se identificar com a marca, que desde o início teve a missão de tornar possível a aquisição de óculos da população. Então, ser acessível e oferecer aquilo que não é de outro mundo fez a marca chegar até aqui.

José Airton Ponte, tradicionalmente conhecido como “Seu Boris”, nasceu em Sobral em 1949, sendo um dos doze filhos. Aos 10 anos, começou a trabalhar e aos 15 anos partiu do interior para Fortaleza. Era o ano de 1964 e a capital do Ceará era uma cidade em ascensão. “Eu fui morar na rua Sete de Setembro, no Pirambu. Aprendi a andar para o Centro logo no segundo dia em que eu estava aqui. Comprei uns óculos nas Casas Freitas e descobri onde era que os camelôs compravam óculos”, lembrou. “Eu cheguei aqui e vi mais de 15 camelôs ali na esquina da Rua General Bezerril, ao lado da Assembleia, vendendo óculos. Se tinha tanta gente vendendo óculos, é porque era um bom negócio”, recordou, em entrevistas.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Em seguida, passou 9 anos vendendo óculos esportivos no Centro de Fortaleza. Começou suas vendas na Praça do Ferreira, com os itens conduzidos nas mãos. Em 1973, juntou suas economias e conseguiu a realização de um sonho: abriu sua primeira ótica na galeria Brandão, número 2, a primeira das Óticas Boris, com apenas um funcionário. Em 1974 foi inaugurado o primeiro laboratório óptico e com o passar dos anos, as filiais e o prédio administrativo.

O codinome Boris, que José tem consigo desde criança, veio de um apelido que o pai conseguiu, visto que se parecia com o ator Boris Karloff, artista britânico de filmes de terror. Boris era associado a um monstro, como seu pai, um craque no futebol. José Airton, na ocasião, se tornou o Borizinho. Gostou tanto, que adotou para si e para sua marca, uma das mais respeitadas do Nordeste.

De lá pra cá, a Óticas Boris se consolidou no mercado e seguiu firme e forte, independentemente das crises econômicas no Brasil. “Eu consegui transformar esse nome Boris em uma marca. Era o apelido de um simples vendedor de óculos, um camelô e consegui conquistar o respeito e a admiração da população do estado do Ceará. Esta marca está gerando mais de 500 empregos diretos”, celebrou em outra ocasião.

Para Boris, o segredo é entender o cliente, sua personalidade e o que procura, se colocando, acima de tudo, em seu lugar, o que inclui o valor que busca pagar também. Simples, mas o trouxe até aqui, cinco décadas depois, sendo um verdadeiro “monstro” do mercado cearense.

Leia também| Ministério do Esporte e Observatório da Discriminação Racial no Futebol se unem na campanha Novembro Negro

Sem Racismo Ministério do Esporte e Observatório da Discriminação Racial no Futebol se unem na campanha Novembro Negro
Compartilhar

Artigos Relacionados

Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

Conta de luz sofre reajuste e impacta milhões de consumidores no Brasil | Foto: Hermann Hesse/Portal Terra da Luz

22/04/2026

Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país Aneel aprova reajustes e pressiona orçamento das famílias


Leia mais

1 Comment

  1. Negócios Empresa lança nova plataforma de investimento em impacto para avançar - Inteligência Financeira disse:
    22/11/2023 às 01:23

    […] Leia também | Óticas Boris: Há 50 anos sendo a maior especialista em óculos de grau do mercado cearense […]

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 13/04/2026

    STF pode mudar regras da delação premiada no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: STF pode mudar regras da delação premiada no país

  • 08/04/2026

    Ceará transforma esgoto em energia limpa – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Sustentabilidade: Ceará transforma esgoto em energia limpa

  • 04/04/2026

    Shows celebram legado de Tarcísio Sardinha Disco inédito reúne grandes nomes da música brasileira em apresentações gratuitas em Fortaleza ‣ Portal Terra da Luz – Cultura em Movimento Comentado em Gastronomia: Art Vino & Cucina amplia experiência em Fortaleza

  • 30/03/2026

    Junior Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

Últimas Notícias

  • Investigação: PF apura fraude de R$ 13 mi em previdência em SP0
    Investigação: PF apura fraude de R$ 13 mi em previdência em SP Operação mira gestão de recursos públicos em instituto municipal
    23/04/2026
  • Política: Adriana Pedrosa toma posse como vereadora em Fortaleza0
    Política: Adriana Pedrosa toma posse como vereadora em Fortaleza Parlamentar assume vaga e destaca pautas sociais na Câmara
    22/04/2026
  • Política: Aldigueri destaca gestão e cenário político no CE0
    Política: Aldigueri destaca gestão e cenário político no CE Presidente da Alece aborda economia, saúde e eleições em coletiva
    22/04/2026
  • Diplomacia: PF retira credencial de policial dos EUA0
    Diplomacia: PF retira credencial de policial dos EUA Medida responde à saída de delegado brasileiro do país
    22/04/2026
  • Conflito: Irã ironiza Trump com vídeo após trégua0
    Conflito: Irã ironiza Trump com vídeo após trégua Propaganda usa IA e intensifica tensão com os Estados Unidos
    22/04/2026
  • Ciência: Rover encontra compostos orgânicos inéditos em Marte0
    Ciência: Rover encontra compostos orgânicos inéditos em Marte Descoberta reforça busca por sinais de vida antiga no planeta
    21/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas