Casais de Barbalha celebram união em evento que une fé, cultura e inclusão social | Foto: divulgação
05 de junho de 2025 – A cidade de Barbalha (CE) se prepara para mais uma emocionante edição do casamento coletivo das Noivas de Santo Antônio, marcada para o próximo 8 de junho, dentro da programação oficial da Festa do Padroeiro. O evento, que já se tornou tradição nos festejos juninos do município, promove o sonho do casamento para casais de baixa renda, unindo fé, cultura e solidariedade.
Criado em 2017 a partir de uma parceria entre a Escola de Saberes de Barbalha (ESBA), Paróquia de Santo Antônio, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Centro Pró-Memória de Barbalha e Socorro Luna (Noite das Solteironas), o projeto foi inspirado no modelo da Câmara Municipal de Lisboa, em Portugal.
Nesta edição, 15 casais terão a oportunidade de oficializar a união. A programação começa às 14h40, com a saída das noivas do Complexo Mais Infância. Às 15h, o cortejo segue da Igreja do Rosário até a Igreja Matriz de Santo Antônio, onde a cerimônia religiosa e civil será realizada às 16h, com toda a pompa tradicional e forte carga simbólica.
Os casais desfilam em carros de época, especialmente decorados, acompanhados por grupos de cultura popular que integram o percurso.
Após a cerimônia, os noivos e seus convidados serão recebidos na Escola de Saberes de Barbalha para uma festa comunitária, a partir das 18h, com uma programação repleta de emoção:
As roupas, calçados e acessórios utilizados pelos casais são oferecidos pelas entidades organizadoras, reafirmando o caráter inclusivo do evento.
O casamento coletivo se firma como um dos grandes momentos da Festa de Santo Antônio, contribuindo para o turismo cultural e religioso da cidade, valorizando o trabalho de artesãos locais e reafirmando Barbalha como Cidade Cultural do Cariri.
Mais do que uma cerimônia, o evento representa um ato coletivo de amor, fé e esperança, reunindo a comunidade em torno da realização de sonhos.
Leia também |
1 Comment
[…] Conteúdo original […]