Viagem à Alemanha e Dinamarca busca soluções para acelerar a construção do Túnel Santos-Guarujá | Foto: reprodução
O Brasil avança na modernização de sua infraestrutura com a Missão Internacional Alemanha-Dinamarca, organizada pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) e pela Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS), em parceria com o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI). A comitiva brasileira embarca no próximo domingo, 4 de maio, rumo à Europa para conhecer as tecnologias utilizadas no Túnel Fehmarnbelt, o maior túnel submerso do mundo.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Com 18,1 km de extensão, o Fehmarnbelt conecta a ilha de Lolland (Dinamarca) à ilha de Fehmarn (Alemanha) e é considerado referência em engenharia e mobilidade. O objetivo da missão é aplicar as soluções adotadas na obra europeia ao projeto do Túnel Santos-Guarujá, considerado a maior obra do Novo PAC e aguardado há mais de 100 anos pelos moradores da Baixada Santista.
“Vamos trazer ao Brasil o que há de mais moderno no mundo em infraestrutura. Essa troca internacional é essencial para garantir uma obra segura, eficiente e à altura das necessidades da região”, afirma o deputado Paulo Alexandre Barbosa, presidente da FPLS e da FPPA.
A comitiva é composta por 46 nomes do cenário político, jurídico e técnico, entre eles o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth; os prefeitos de Santos e Guarujá; deputados federais; ministros do TCU e do TST; além de representantes do setor portuário e da infraestrutura nacional.
Leia também | Fortaleza recebe evento sobre empreendedorismo e comunicação com palestra e lançamento de livro