logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Automóvel: Chevrolet anuncia novo SUV cupê Sonic, que será produzido no Brasil em 2026
Automóvel: Chevrolet anuncia novo SUV cupê Sonic, que será produzido no Brasil em 2026
13/11/2025
Proteção: Alece certifica 151 municípios com o Selo Conselho Tutelar por boas práticas na proteção à infância e adolescência
Infância: Alece certifica 151 municípios com o Selo Conselho Tutelar por boas práticas na proteção à infância e adolescência
13/11/2025
Exibir tudo

Sufoco: Incêndio atinge Hospital César Cals em Fortaleza e força retirada de bebês em incubadoras Fogo começou na subestação de energia do hospital; Secretaria da Saúde confirma que não houve feridos e áreas assistenciais não foram atingidas

Sufoco: Incêndio atinge Hospital César Cals em Fortaleza e força retirada de bebês em incubadoras

Incêndio no Hospital César Cals mobiliza equipes e força transferência de pacientes | Foto: TV Verdes Mares/reprodução

13 de novembro de 2025 — Um incêndio de grandes proporções atingiu o Hospital Estadual Dr. César Cals, no Centro de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (13). Vídeos que circularam nas redes sociais mostram fumaça intensa saindo do prédio e funcionários retirando pacientes às pressas. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o fogo teve início na subestação de energia elétrica, localizada na área externa da unidade, e foi controlado por volta das 11h30.

Nenhuma área assistencial foi atingida e não houve feridos. Ainda assim, bebês prematuros e gestantes de alto risco foram retirados preventivamente do hospital. Pelo menos três recém-nascidos foram transferidos em incubadoras, com o apoio de profissionais de saúde e voluntários.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Bebês foram abrigados temporariamente em lojas próximas

Conforme apuração da TV Verdes Mares, alguns bebês foram colocados provisoriamente em lojas de um shopping popular nas proximidades do hospital, enquanto ambulâncias realizavam o transporte. A população e comerciantes locais ajudaram nas operações de resgate. Após o controle do fogo, os pacientes começaram a retornar gradualmente ao hospital.

Em nota, a Sesa informou que “as equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia atuaram de forma imediata, controlando as chamas e a fumaça prontamente. Nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos”.

Governo acompanha situação e realiza transferência de pacientes

O governador Elmano de Freitas determinou a transferência temporária dos pacientes até a plena normalização do funcionamento da unidade. Segundo a secretária de Saúde, Tânia Mara Silva Coelho, cerca de 15 pacientes já foram transferidos, e outras 40 transferências estão sendo organizadas.

Tânia explicou que o incêndio ocorreu na subestação de energia, localizada na parte traseira do hospital. “Não houve vítimas, o fogo foi controlado e estamos realizando o plano de contingência por segurança. Algumas mudanças elétricas serão necessárias antes do retorno completo dos atendimentos”, afirmou.

A Enel Distribuição Ceará informou que houve um defeito interno na rede de energia do hospital e que realizou um desligamento emergencial para garantir o trabalho das equipes. A empresa enviou geradores e técnicos especializados para auxiliar na operação.

Trânsito e isolamento da área

A AMC (Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania) interditou as vias próximas ao hospital para facilitar o acesso das ambulâncias. Estão bloqueados os cruzamentos Tristão Gonçalves com Liberato Barroso, Pedro Pereira, Pedro I e Imperador com São Paulo. As autoridades pedem que os condutores evitem a região até a liberação total do tráfego.

Hospital referência em gestantes e neonatos

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) é uma das principais unidades da rede pública de saúde do Ceará, sendo referência em ginecologia, obstetrícia e neonatologia. Fundado há mais de 80 anos, é o hospital mais antigo da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e possui serviços especializados como Banco de Leite Humano, Serviço de Medicina do Trabalho, Centro de Estudos e Programa de Atendimento Domiciliar.

A unidade também abriga projetos voltados ao acolhimento de mães e bebês, como o Método Canguru e a Casa da Gestante, o que explica o número de recém-nascidos no local durante o incidente.

Leia também | Produtividade e desafios da pecuária leiteira marcam abertura da Expo Agro Vale do Jaguaribe

Agronegócio: Produtividade e desafios da pecuária leiteira marcam abertura da Expo Agro Vale do Jaguaribe

Tags: Hospital César Cals, incêndio, Fortaleza, Secretaria da Saúde do Ceará, Sesa, Elmano de Freitas, Tânia Mara Coelho, Enel Distribuição Ceará, Corpo de Bombeiros, incêndio hospitalar, pacientes transferidos, neonatologia, maternidade, saúde pública, hospital de referência, segurança hospitalar, energia elétrica, prevenção de incêndios, centro de Fortaleza, trânsito em Fortaleza

Compartilhar

Artigos Relacionados

Conflito: Ataque com drones atinge embaixada americana

Complexo diplomático dos Estados Unidos em Bagdá sofre ataque com drones em meio à escalada do conflito no Oriente Médio | Foto: Reprodução/X/@RapidReport2025

14/03/2026

Conflito: Ataque com drones atinge embaixada americana Embaixada dos EUA em Bagdá é alvo de drones enquanto Washington anuncia bombardeio contra ilha estratégica do petróleo iraniano


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Conflito: Ataque com drones atinge embaixada americana0
    Conflito: Ataque com drones atinge embaixada americana Embaixada dos EUA em Bagdá é alvo de drones enquanto Washington anuncia bombardeio contra ilha estratégica do petróleo iraniano
    14/03/2026
  • Direitos: Consumidor ainda desconhece garantias0
    Direito: Consumidor ainda desconhece garantias Especialista alerta que brasileiros deixam de exercer direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor, principalmente em compras online e cobranças indevidas
    13/03/2026
  • Justiça: Revogada prisão de torcedores do Fortaleza0
    Justiça: Revogada prisão de torcedores do Fortaleza Justiça do Ceará concede liberdade a 79 denunciados após confusão em clássico entre Fortaleza e Ceará, com restrição de acesso a estádios
    13/03/2026
  • Diplomacia: Mais de 4 mil brasileiros retornam0
    Diplomacia: Mais de 4 mil brasileiros retornam Voos comerciais são retomados em Dubai e Doha enquanto governo monitora impactos da guerra no Oriente Médio
    13/03/2026
  • Justiça: Mendonça autoriza visitas sem gravação0
    Justiça: STF julga prisão de Daniel Vorcaro Segunda Turma do Supremo decide se mantém decisão que determinou prisão do dono do Banco Master
    13/03/2026
  • Política: Operação apura desvio na Educação do DF0
    Política: Operação apura desvio na Educação do DF Ministério Público investiga suposto desvio de quase R$ 50 milhões e cumpre mandados contra deputado distrital e outros investigados
    12/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas