

Vacinação continua sendo a principal forma de proteção | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
07 de agosto de 2025 – O mais recente boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (7) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta para um aumento dos casos de covid-19 no Ceará e um novo crescimento no Rio de Janeiro. A fundação também registra elevação nos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças, com destaque para o vírus sincicial respiratório (VSR), que se mantém em níveis elevados na maioria dos estados.
Na Bahia, o boletim mostra crescimento nas hospitalizações de crianças e adolescentes devido ao rinovírus. Apesar disso, há uma tendência de queda nos casos de SRAG provocados por Influenza entre os idosos, bem como nos casos de VSR em crianças de até dois anos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A pesquisadora Tatiana Portela, da equipe do InfoGripe, reforçou a importância da vacinação, especialmente contra a covid-19, para idosos e pessoas imunocomprometidas. Segundo ela, esses grupos devem receber doses de reforço a cada seis meses.
“Como em alguns estados os casos de SRAG por Influenza A continuam altos, também é importante estar em dia com a vacina contra a gripe”, alertou a pesquisadora.
Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, os vírus mais prevalentes entre os casos positivos foram:
Entre os óbitos com resultado positivo para vírus respiratórios:
Em âmbito nacional, os casos notificados de SRAG apresentam tendência de queda tanto no longo prazo (últimas seis semanas) quanto no curto prazo (últimas três semanas). No ano epidemiológico de 2025, já foram notificados 150.615 casos de SRAG, sendo:
Leia também | Fortaleza recebe pela primeira vez o Festival Internacional de Arte Naif com obras de 35 países
Tags: covid-19, Fiocruz, SRAG, vírus respiratórios, vacinação, idosos, crianças, saúde pública, Ceará, Rio de Janeiro, boletim InfoGripe