logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Feira Literária do Ceará acontece em Icó de 16 a 18 de maio
Literatura Feira Literária do Ceará acontece em Icó de 16 a 18 de maio
13/05/2024
HDOC 60+ realiza ação de multivacinação e outros serviços na Semana do Envelhecimento Ativo e Saudável
Saúde HDOC 60+ realiza ação de multivacinação e outros serviços na Semana do Envelhecimento Ativo e Saudável
14/05/2024
Exibir tudo

Música Projeto Jazz em Cena do CCBNB traz Mel Mattos cantando Ivan Lins Show, com entrada franca, acontece no sábado (18), às 19h

Projeto Jazz em Cena do CCBNB traz Mel Mattos cantando Ivan Lins

Mel Mattos interpreta um dos maiores clássicos de Ivan e Vitor Martins como um convite ao público, para o show em que estará ao lado de outro mestre do piano, Tito Freitas, e de Filipe Mota no contrabaixo e Vinicius Matos na bateria. Foto: divulgação

A cantora Mel Mattos, referência na cena de Fortaleza, faz show especial no sábado (18), às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, em homenagem ao pianista, compositor e cantor Ivan Lins, um dos maiores autores da música brasileira, respeitado internacionalmente.

“Quero sua risada mais gostosa / Esse seu jeito de achar / Que a vida pode ser maravilhosa…”. Mel Mattos interpreta um dos maiores clássicos de Ivan e Vitor Martins como um convite ao público, para o show em que estará ao lado de outro mestre do piano, Tito Freitas, e de Filipe Mota no contrabaixo e Vinicius Matos na bateria. Uma esperada participação no projeto Jazz em Cena, que desde 2015 vem realizando o sonho de uma temporada permanente de jazz em Fortaleza.

Ivan é um dos nomes mais destacados no cenário internacional, incluindo o respeito e a admiração de muitos jazzmen. O gigante das várias revoluções jazzísticas, Miles Davis, o elogiou como um “f… songwriter”, “um grande compositor”, embora fazendo referência aos arranjos “com notas demais”. Paul McCartney ficou na fila para cumprimentar Ivan no camarim, após um show do pianista brasileiro. A banda militar da China que recebeu o presidente brasileiro em abril de 2023 tocou “Um novo tempo”, também de Ivan e Vitor, composta nos estertores da ditadura civil-militar-empresarial brasileira. O pianista também participou de live internacional pelo Dia do Jazz, em 2021. Dianne Reeves e Jane Monheit participam do disco “My Heart Speaks”, trabalho mais recente do compositor e pianista, álbum que vem ganhando entusiasmados elogios da crítica internacional.

A lista de feitos do artista e de ligações com o mundo do jazz poderia ir muito adiante, a partir da acolhida efusiva às harmonias criativas e elaboradas de Ivan, que consegue reunir grande repercussão popular em suas canções à sofisticação das progressões de acordes, das variações rítmicas, dos grooves contagiantes, da escolha cuidadosa de timbres, do espaço aberto para a improvisação – uma das mais definidoras características do jazz.

Canções como “Daquilo que eu sei”, “Vitoriosa”, “Lua soberana” são exemplos dessa assinatura harmônica tão característica a Ivan. “Um novo tempo”, “A cartomante”, “Ai, ai, ai, ai” demonstram a riqueza rítmica capaz de arrebatar o ouvinte à primeira audição, além dos componentes líricos/temáticos, responsáveis por torná-las grandes clássicos da música brasileira. “Iluminados”, “Vieste” e “Lembra de mim” apontam como o romantismo se faz acompanhar de sofisticação – sem deixar de cair no gosto do povo. “Somos todos iguais nesta noite”, assim como a citada “A cartomante”, imortalizada por Elis, representam as canções de maior cunho social, assim como “Aos nossos filhos”, com toda a resistência às agruras do período ditatorial. “Bilhete” traz a safra das canções de amor desfeito, mal resolvido. “Madalena”, também registrada definitivamente por Elis, e “Desesperar jamais” mostram outra faceta, a do sambista capaz de cunhar grandes sucessos. Cantados onde quer que sejam apresentados, até hoje.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Todas essas canções de Ivan Lins e parceiros estão no repertório que Mel Mattos leva ao palco do CCBNB, no sábado, 18/5, às 19h, pelo projeto Jazz em Cena, ao lado deste super trio em que se destaca o pianista Tito Freitas, pelo diálogo mais direto com a musicalidade de Ivan, das harmonias intrincadas à mão esquerda em forte apuro rítmico. Filipe Mota é um dos contrabaixistas mais requisitados para shows em Fortaleza, trabalhando com inúmeros artistas, assim como VInicius Matos, baterista e percussionista, natural de Jijoca de Jericoacoara, irmão do cantor e compositor Giuliano Eriston e um músico de precoce maturidade, chamando atenção em contraste com sua juventude.

Mel Mattos: de Fortaleza ao Blue Note SP

Mel Mattos é cantora, compositora e amante da música brasileira. Em 2010 lançou seu primeiro álbum, “O retratista”, uma declaração de amor aos seus sonhos e suas raízes, com participações de Dominguinhos, Waldonys e Manassés. Em 2016 lançou seu segundo álbum, “Démodé?!”, com participações de Sidney Magal e Aldo Sena. No disco, misturas sonoras trazem à tona a Música Global Brasileira. Seu clipe “Pensando só” foi destaque no site da Billboard Brasil.

Cantora, compositora, empreendedora, designer de moda e um turbilhão de emoções. Essa é a talentosa Mel Mattos, uma cearense que defende a pluralidade da Música Brasileira, distante de rótulos. São dez anos de carreira autoral, e vinte anos desde que estreou nas bandas de baile, passando por bares, a programa de reality show, conseguindo destaque nacional como finalista do Grupo Rouge.
Mel Mattos possui dois álbuns autorais: “O Retratista” que teve participação de Dominguinhos e Waldonys, lançado em 2010 e “Démodé?!”, de 2017 que está em turnê pelo país, sem contar com os outros projetos como “Mel com Samba”, “Mel do Brasil” e “As Canções de Dominguinhos” , que apresenta em festivais e eventos particulares.

Mel se apresentou em diversos eventos com artistas de grande repercussão nacional, como Marcelo Jeneci, Vander Lee, Hyldon, Tunai, Dalto, Chico César, Diogo Nogueira, entre outros. Apresentou seu projeto “Canções de Dominguinhos” na 20a. edição do Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga e Aquiraz. Em 2019 fez uma turnê em Cabo Verde (África), em que foi oitavo lugar em destaque nas principais notícias do país. Além de participar de inúmeros projetos musicais e de cantar em vários espaços de Fortaleza, realizou shows em São Paulo, na Casa Fuerte, no Sofar Sounds e no Blue Note, mais famosa franquia de clubes de jazz do mundo.

Com muita alegria, o projeto Jazz em Cena recebe pela primeira vez Mel Mattos. E logo em um encontro tão especial, com sua voz e sua interpretação sensibilíssima, como esses outros grandes músicos e com as canções de Ivan Lins e parceiros. Sorte do público.

Serviço


Show Mel Mattos – Homenagem a Ivan Lins

Sábado, 18/5, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (Rua Conde D´Eu, 560, Centro)

. Entrada franca, pelo projeto Jazz em Cena.

Informações: Instagram @ccbnb_fortaleza, @jazzemcena, @melmattosoficial.

Leia também| Paulo Façanha e Adelson Viana realizam novo show “Das dunas brancas”

Música Paulo Façanha e Adelson Viana realizam novo show “Das dunas brancas”
Compartilhar

Artigos Relacionados

Geopolítica: Trump admite falta de armas de ponta

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante cerimônia oficial na Casa Branca, em meio a declarações sobre armamento militar e conflitos internacionais | Foto: Jonathan Ernst/ Reuters

03/03/2026

Geopolítica: Trump admite falta de armas de ponta Presidente dos EUA atribui escassez de armamentos de alta tecnologia a doações feitas por Biden à Ucrânia e afirma que país tem suprimentos para uma “guerra para sempre”


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 24/02/2026

    Maria das Graças Crisostomo Andrade de Quental Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 14/02/2026

    Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Saúde: Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

Últimas Notícias

  • Geopolítica: Trump admite falta de armas de ponta0
    Geopolítica: Trump admite falta de armas de ponta Presidente dos EUA atribui escassez de armamentos de alta tecnologia a doações feitas por Biden à Ucrânia e afirma que país tem suprimentos para uma “guerra para sempre”
    03/03/2026
  • Segurança: PF desmonta esquema de tráfico no aeroporto0
    Segurança: PF desmonta esquema de tráfico no aeroporto Investigação revelou envio de 85 kg de cocaína de alta pureza do Aeroporto de Fortaleza para a Europa com uso de área restrita
    03/03/2026
  • Conflito: Israel autoriza avanço terrestre no Líbano0
    Conflito: Israel autoriza avanço terrestre no Líbano Operações ao longo da fronteira ampliam confronto com o Hezbollah e abrem novo foco da guerra no Oriente Médio
    03/03/2026
  • Mulher: Alece lança pacto e Espaço Aurora0
    Mulher: Alece lança pacto e Espaço Aurora Programação do Mês da Mulher 2026 reúne ações de saúde, proteção, formação e fortalecimento das políticas públicas no Ceará
    02/03/2026
  • Aeronaves sofreram fogo amigo durante operação militar em meio à guerra contra o Irã; pilotos conseguiram se ejetar com segurança0
    Conflito: Jatos dos EUA são abatidos por engano no Kuwait; veja VÍDEO Conflito: Jatos dos EUA são abatidos por engano no Kuwait
    02/03/2026
  • Segurança: Drone atinge base britânica no Chipre0
    Segurança: Drone atinge base britânica no Chipre Ataque causa danos limitados e eleva alerta militar na ilha
    02/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas