logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Ambiental Ceará intensifica ações preventivas na rede de esgoto para quadra chuvosa
Prevenção Ambiental Ceará intensifica ações preventivas na rede de esgoto para quadra chuvosa
10/01/2024
Prefeitura de Canindé conquista Selo Ouro no Programa Criança Feliz
Políticas Públicas Prefeitura de Canindé conquista Selo Ouro no Programa Criança Feliz
10/01/2024
Exibir tudo

Economia Pesquisa da Abrasel revela desafios financeiros para o setor no Ceará 64% operaram sem lucro, 61% com pagamentos em atraso e 65% não ajustaram preços à inflação em novembro

Pesquisa da Abrasel revela desafios financeiros para o setor no Ceará

Pesquisa indica que a maioria dos bares e restaurantes ainda não se recuperou da pandemia, enfrentando dificuldades financeiras e com impostos atrasados. Foto: divulgação

Em uma análise recente sobre a situação financeira do segmento de alimentação fora do lar, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel) revela números preocupantes. No mês de novembro de 2023, 64% das empresas operaram sem qualquer lucro, destacando a delicada situação enfrentada por quase dois terços dos estabelecimentos. O levantamento, conduzido com empresários do setor no Ceará, foi realizado entre os dias 20 e 27 de dezembro.

O balanço financeiro apresenta um cenário em que 32% registraram prejuízo, enquanto outros 32% mantiveram-se em equilíbrio precário. O número de empresas lucrando teve uma leve queda de 1% em relação a outubro, chegando a 36%.

O presidente da Abrasel no Ceará, Taiene Righetto, comenta a situação. “Estamos enfrentando um momento extremamente desafiador. Os dados refletem as dificuldades financeiras que os empresários do setor têm enfrentado, demandando ações urgentes para a recuperação”, afirma.

No que diz respeito às finanças, a pesquisa aponta que 61% das empresas acumulam pagamentos em atraso. Dentre essas, 81% possuem dívidas referentes a impostos federais, 56% a impostos estaduais, 44% a dívidas bancárias, 42% a encargos trabalhistas, 16% estão inadimplentes com serviços públicos (como água, gás e energia elétrica), 23% devem a fornecedores e 14% estão com o aluguel do imóvel atrasado.

Quanto aos preços, 65% das empresas não conseguiram reajustá-los em linha com a inflação média. Enquanto 31% realizaram reajustes abaixo da inflação, 34% não alteraram seus preços. Apenas 9% afirmam ter feito reajustes acima da inflação, e 26% ajustaram conforme a inflação.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Sobre o mercado de trabalho, quase um quinto das empresas contrataram funcionários em novembro, enquanto 19% relatam ter demitido. A maioria, 61%, conseguiu manter o quadro de empregados. Para o futuro, mais de um quarto das empresas que fizeram contratações em novembro indicaram que também estavam contratando em dezembro, e apenas 4% mencionaram intenção de demissões. Taiene Righetto reforça a importância de olhar para esses números. “As questões relacionadas ao mercado de trabalho demonstram a resiliência dos empresários, buscando manter e até expandir suas equipes, mesmo diante das adversidades econômicas”, diz.

O presidente reitera que a pesquisa indica que a maioria dos bares e restaurantes ainda não se recuperou da pandemia, enfrentando dificuldades financeiras e com impostos atrasados. “No estado do Ceará, a situação é ainda mais grave, pois ainda há aumento dos impostos, sem a sensibilidade com a situação difícil de boa parte dos empreendedores. Isso levanta preocupações sobre o reconhecimento insuficiente por parte do poder público em relação aos problemas enfrentados pelo setor, que é um dos maiores empregadores no Estado. A contratação adicional de mão de obra mostra a esperança dos estabelecimentos de recuperar parte das perdas durante a alta temporada que segue até o fim de janeiro”, conclui.

Panorama nacional: sinais de recuperação, mas desafios persistem
A pesquisa aplicada entre os associados cearenses foi realizada, ao todo, com 1.647 empreendedores de todo o Brasil, e destaca que mais da metade dos bares e restaurantes operaram sem lucro em novembro. Apesar de ter crescido o número de empresas trabalhando no azul, a maioria ainda tem dificuldades para operar com lucro. O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, comenta: “O ano terminou com um resgate do faturamento, mas com muitas empresas ainda endividadas, com impostos em atraso e tendo de pagar os empréstimos tomados na pandemia”.

No cenário nacional, 23% das empresas operaram no prejuízo em novembro, enquanto 34% ficaram em equilíbrio. Contudo, houve um aumento de 7% nas empresas que conseguiram operar com margem positiva em relação ao mês anterior, totalizando 43%. O desafio das dívidas persiste, com 38% das empresas relatando pagamentos em atraso, principalmente em impostos federais (69%), impostos estaduais (45%) e dívidas bancárias (40%).

Em relação ao reajuste de preços, 53% das empresas afirmaram que não conseguiram ajustar seus preços em linha com a inflação média. No entanto, o setor apresenta sinais positivos no mercado de trabalho, com 21% das empresas contratando novos funcionários em novembro, superior aos 14% que relataram demissões. A maioria das empresas (64%) manteve seu quadro de empregados estável. As perspectivas para dezembro também são animadoras, com 27% das empresas planejando contratar mais funcionários e apenas 6% indicando intenção de demissão.

Em síntese, os dados revelam um cenário desafiador, porém com indícios de recuperação, demandando ações coordenadas para a sustentabilidade e retomada efetiva do setor de alimentação fora do lar.

Leia também| Ambiental Ceará intensifica ações preventivas na rede de esgoto para quadra chuvosa

Prevenção Ambiental Ceará intensifica ações preventivas na rede de esgoto para quadra chuvosa
Compartilhar

Artigos Relacionados

Economia: Preços dos ovos recuam após queda na demanda

Queda na demanda após a Quaresma provoca redução nos preços dos ovos em várias regiões do Brasil | Foto: Freepik

17/04/2026

Economia: Preços dos ovos recuam após queda na demanda Fim da Quaresma e menor procura pressionam valores em todo o país


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 13/04/2026

    STF pode mudar regras da delação premiada no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: STF pode mudar regras da delação premiada no país

  • 08/04/2026

    Ceará transforma esgoto em energia limpa – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Sustentabilidade: Ceará transforma esgoto em energia limpa

  • 04/04/2026

    Shows celebram legado de Tarcísio Sardinha Disco inédito reúne grandes nomes da música brasileira em apresentações gratuitas em Fortaleza ‣ Portal Terra da Luz – Cultura em Movimento Comentado em Gastronomia: Art Vino & Cucina amplia experiência em Fortaleza

  • 30/03/2026

    Junior Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

Últimas Notícias

  • Trânsito: Placas podem voltar a ter cidade e estado no Brasil0
    Trânsito: Placas podem voltar a ter cidade e estado no Brasil Projeto aprovado na Câmara prevê mudança no padrão Mercosul e gera debate
    17/04/2026
  • Saúde: Solidão afeta cérebro e já atinge 40% dos brasileiros0
    Saúde: Solidão afeta cérebro e já atinge 40% dos brasileiros Especialistas alertam para impactos na saúde mental e reforçam importância da socialização
    17/04/2026
  • Investigação: Ex-BRB diz que “virava noites” por Vorcaro0
    Investigação: Ex-BRB diz que “virava noites” por Vorcaro Mensagens citadas por ministro do STF apontam proximidade entre ex-presidente do BRB e dono do Banco Master
    16/04/2026
  • EUA: Ramagem pode responder processo em liberdade nos EUA0
    EUA: ICE diz que Ramagem pode responder processo em liberdade Ex-deputado foi liberado nos EUA e poderá aguardar decisão sobre pedido de asilo fora da prisão
    16/04/2026
  • Polícia: PF deflagra nova fase da Operação Compliance Zero0
    Polícia: PF deflagra nova fase da Operação Compliance Zero Mandados são cumpridos em SP e DF em investigação sobre corrupção e lavagem de dinheiro
    16/04/2026
  • Política: Roberto Cláudio assume União Brasil em Fortaleza0
    Política: Roberto Cláudio assume União Brasil em Fortaleza Posse reforça articulação da oposição e consolida bloco político para as eleições de 2026 no Ceará
    15/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas