logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Urgência O Hemoce está convocando pessoas do tipo sanguíneo O negativo para realizar a doação de sangue. Com o aumento das síndromes gripais, houve redução no número de doadores. As doações precisam ter o horário agendado pela internet. Em Fortaleza, os voluntários também podem fazer o agendamento por telefone.
16/01/2022
Tendência: Mercado de arquitetura e design aposta em fortalecimento do home office em 2022
Tendência Mercado de arquitetura e design aposta em fortalecimento do home office em 2022
16/01/2022
Exibir tudo

Opinião Um novo contrato social para 2022 Por Roberto Cláudio, médico sanitarista, político, ex-prefeito de Fortaleza

Opinião: Um novo contrato social para 2022

Panteão da Pátria, monumento construído em forma de um pombo, que é ponto turístico de Brasília | Foto: reprodução

O ano de 2022 mal começou e já me convenço de que estaremos sendo desafiados, permanentemente, a entender como dilatar e ver aplicado, na prática, o conceito de urbanidade em nossa convivência cotidiana, neste país que se revela ensandecido pela debate estéril de condutas morais ou nem tanto, gravitando na órbita da intolerância e das fake news.

Revela-se, assim, o desafio deste ano, ao nos impor graves e essenciais reflexões sobre o nosso presente e o nosso futuro como país, como nação, como povo.

Se não, vejamos: urbanidade é “o conjunto de formalidades e procedimentos que demonstram boas maneiras e respeito entre os cidadãos; afabilidade, civilidade, cortesia”, como nos ensina o dicionário.

Tudo o que parece ter desaparecido do dia a dia do “homem cordial” brasileiro que constava nas “raízes do Brasil”.
Vendo à luz da nossa atual realidade nacional, temos que lamentar, profundamente, a perda, embora que ainda não definitiva, desse sentimento entre nossos patrícios, polarizados numa insana e irracional disputa ideológica que beira o fanatismo e o ódio imensurável.

>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<

Perdemos a razão de vez?

Temos como resgatar a sensatez e a tolerância às margens de um processo eleitoral que se desenha pelo extremo ódio e irracional antagonismo ?

Ficaremos a reboque dessa polarização hostil, enquanto perdemos a oportunidade de pensar o novo que, como diria meu conterrâneo Belchior, “sempre vem”?

Vaticinou Antonio Carlos Fernandes Belchior: “Nossos ídolos ainda são os mesmos. E as aparências não enganam não. Você diz que depois deles, não apareceu mais ninguém”.

Mas será mesmo???

Discordo completamente!!

Se assim fosse, estaríamos a esquecer os primados do contrato social que nos foi apresentado, desde o século XVIII, pelo filósofo, teórico político e compositor Jean-Jacques Rousseau, considerado um dos principais filósofos do Iluminismo e um precursor do romantismo, cuja filosofia política inspirou toda a Europa, influenciando aspectos da Revolução Francesa, como o desenvolvimento moderno da economia, da política e do pensamento educacional.

O contrato social de Rousseau já indicava uma classe de teorias que buscava explicar os caminhos que levam as pessoas a formarem Estados e a buscarem manter a ordem social. Por esse conceito, o contrato traz implícito um conjunto de obrigações em que as pessoas abrem mão de certos direitos para assegurar que um governo ou outra autoridade possa buscar as vantagens de uma certa ordem coletiva.

Por essa ótica, o contrato social seria a base de um acordo entre os membros da coletividade, por meio do qual se reconhece uma determinada autoridade que atua sobre todos igualmente, a partir de um conjunto de regras, de um regime mútuo de obrigações.

Me parece oportuno revisitar esse conceito, num momento em que o país, de forma orquestrada por um certo grupo, debruça-se sobre o debate de que se deve ou não vacinar crianças de cinco a doze anos contra a covid-19, se devemos ou não cobrar o passaporte sanitário e por aí vai.

Negacionistas de plantão, militantes ideológicos da anticiência, buscam romper o conjunto de regras que rege nossa sociedade em função do simples objetivo de manter candente uma disputa de narrativas que empana qualquer debate racional e lógico e que busque o bem coletivo.

Com base em um sofisma recorrente da presumível defesa das liberdades individuais, esse grupo assaca ataques neuróticos e injustificados àquilo que a ciência já consagrou como elemento validado para garantir a saúde coletiva.

O que interessa agora, a esse grupo, é manter na agenda o debate, repito, estéril e insano, que só encobre a inação ou incapacidade administrativa do atual governo central de atuar frente a um conjunto de problemas que surgem como efeito colateral das crises sanitária e econômica.

E como esse debate se espraia nos diversos núcleos que compõem nossa sociedade no tempo presente???

Se em Rousseau, “a ordem social seria um direito sagrado fundado em convenções, portanto, não-natural” teríamos como primeira forma de sociedade o que mais se aproxima de uma organização coletiva, uma sociedade natural, que seria a família. E aí, estaríamos com toda a amplitude de debate sobre como nos comportarmos perante a decisão de vacinar nossas crianças como forma de garantir índices maiores de imunidade perante a pandemia ou mesmo podendo exigir passaporte sanitário como forma de interromper o circuito de contágio por parte de quem não se vacinou.

Minha defesa intransigente é de que não podemos permitir o descumprimento, mínimo que seja, ao nosso “contrato social” enquanto conjunto da humanidade e que, há décadas, defende a aplica as vacinas.

A ciência valida esse acordo entre os membros da nossa sociedade enquanto humanidade, na qual reconhecemos a autoridade sanitária igualmente sobre todos, com um conjunto de regras que visa e objetiva o bem comum.

A unanimidade jamais existirá, mas as premissas desse nosso contrato social define a vontade geral como a união das vontades individuais, ainda que com algumas imprecisões.

Por fim, devemos insistir na confirmação de que a tolerância e a obediência à ciência deve constar em um pacto fundamental, não só para 2022, mas sendo a base e o corolário de nossa conduta para o resgate do sentimento verdadeiro de brasilidade.

E recorro a Belchior na síntese desse artigo para evocar o pensamento pautado na crença de “que o novo sempre vem… As aparências não enganam não”.

Vamos só ter que arregaçar as mangas e trabalhar pela reconstrução de um sentimento que propugne pela urbanidade, com respeito extremo ao nosso contrato social de nação que sempre reconheceu sua matriz plural e miscigenada!!

Ave Belchior, salve 2022!!!


Roberto Claudio Rodrigues Bezerra foi por duas vezes (2013 a 2020) prefeito de Fortaleza (CE), cidade na qual é o presidente do Diretório Municipal do PDT. É médico sanitarista, com PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona.

Conteúdo original publicado no site Congresso em Foco 


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.

Roberto Claudio, ex-prefeito de Fortaleza

Leia também | Ceará inicia vacinação de crianças de 5 a 11 anos, menos de 24h após o recebimento de doses

Compartilhar

Artigos Relacionados

Família: Paternidade exige presença além da licença

A ampliação da licença-paternidade reforça o debate sobre a presença dos pais nos primeiros momentos da vida dos filhos e a responsabilidade compartilhada no cuidado e na educação das crianças | Foto ilustrativa feita com auxílio de IA

12/08/2026

Família: Paternidade exige presença além da licença Artigo aborda a ampliação da licença-paternidade e defende maior participação dos pais no cuidado, na educação e na formação dos filhos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 13/08/2026

    Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil

  • 13/08/2026

    Fortaleza terá Fenacce 2026 e Copa Brasil de Vela de Praia em agenda de eventos – Agora em Fortaleza Comentado em Fenacce: Ceará lança edição 2026 em Fortaleza

  • 12/08/2026

    Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo

  • 11/08/2026

    Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições

  • 07/08/2026

    Pais inspiram hábitos saudáveis desde a infância - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Pais inspiram hábitos saudáveis para os filhos

  • 07/08/2026

    Justiça: PF indicia 16 por tragédia com avião da Voepass – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: PF indicia 16 por tragédia com avião da Voepass

Últimas Notícias

  • Shopping Aldeota celebra Dia dos Pais com experiências0
    Eventos: Shopping Aldeota celebra Dia dos Pais com experiências Evento reuniu clientes e convidados em uma noite com vinhos, gastronomia, música e arte, promovendo momentos de conexão e confraternização
    13/08/2026
  • Novas regras reduzem espera para doar sangue0
    Saúde: Novas regras reduzem espera para doar sangue Mudanças entram em vigor em outubro e também permitem que doadores regulares com mais de 70 anos continuem doando, se estiverem aptos
    13/08/2026
  • Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil1
    Saúde: Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil Especialistas alertam que mudanças no estilo de vida e prevenção precoce são essenciais para reduzir o avanço das doenças cardiovasculares
    13/08/2026
  • Polícia: PF mira advogado Nelson Wilians0
    Polícia: PF mira advogado Nelson Wilians Operação Arena investiga grupo empresarial suspeito de exploração de jogos de azar e apostas esportivas online
    13/08/2026
  • TSE debate veto ao uso de deepfake nas eleições0
    Política: TSE debate veto ao uso de deepfake nas eleições Ministros da Corte discutem ampliar restrições ao uso de inteligência artificial em campanhas eleitorais e definir punições para infrações
    13/08/2026
  • Mercado ilegal de apostas cai no Brasil0
    Economia: Mercado ilegal de apostas cai no Brasil Estudo aponta que entre 38% e 44% das apostas online ocorreram em plataformas clandestinas no primeiro semestre de 2026
    12/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas