

Estação da Luz reconhece 44 empresas e instituições parceiras que contribuem para projetos sociais com impacto em mais de 1.400 pessoas em 2026. | Foto: divulgação
26 de outubro de 2026 – A Estação da Luz iniciou a entrega do prêmio Parcerias que Transformam, iniciativa que reconhece empresas e instituições que contribuem para a realização de projetos sociais. Em sua terceira edição, a premiação homenageia 44 parceiros que apoiam ações voltadas a crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Os dados de 2026 mostram o alcance das iniciativas desenvolvidas pela organização: mais de 1.400 pessoas atendidas, 2.447 horas-aula realizadas e sete projetos incentivados em execução. As empresas homenageadas receberão um troféu e um relatório com os resultados e o impacto das ações apoiadas.
“O prêmio é a forma de dizer às empresas que cada recurso destinado tem rosto, nome e história. Todos esses resultados existem graças a Deus e a parcerias que transformam as vidas de todos os envolvidos”, afirma Camila Craveiro, uma das gestoras da Estação da Luz.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Entre as iniciativas desenvolvidas pela instituição está a Escola Professor Clodomir Teófilo, que oferece educação gratuita da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. A organização também mantém o Projeto Estação 60+, voltado ao envelhecimento ativo, com atividades como hidroginástica, hidroterapia, pilates, dança e futsal.
Na área esportiva, o Projeto Vida e Esporte oferece modalidades como ginástica rítmica, futebol e basquete. Já o Projeto Tocando a Vida promove a formação musical.
A Estação da Luz também realiza a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, evento cultural que utiliza a arte e o teatro como instrumentos de reflexão, sensibilização, espiritualidade e valorização de princípios e valores humanos.

Grande parte dos projetos da Estação da Luz é viabilizada por meio de leis de incentivo à cultura, ao esporte e aos direitos de crianças, adolescentes e idosos. Esses mecanismos permitem que empresas tributadas pelo lucro real destinem parte do Imposto de Renda devido a projetos sociais aprovados, respeitando as regras e os limites legais aplicáveis.
O último trimestre do ano concentra uma parcela significativa dessas destinações, período em que organizações e empresas podem avaliar oportunidades de apoio a iniciativas de impacto social.
A Estação da Luz também acumula reconhecimentos institucionais. Em 2010, recebeu o Prêmio Diamante de Responsabilidade Cultural. Dois anos depois, foi contemplada com o Prêmio Criança, da Fundação Abrinq. Em 2017, a organização também foi reconhecida no prêmio Melhores ONGs.
A edição de 2026 do prêmio Parcerias que Transformam reconhece 44 empresas e órgãos públicos que apoiam as iniciativas da Estação da Luz.
Entre os homenageados estão Grupo GPS, Grupo Edson Queiroz, VONIXX, Itaú, Polimix, M. Dias Branco, Brisanet, Grupo Cosampa, São Geraldo, Rede D’Or, Grupo New, Servis Tecnologia, Grupo Palácio de Queiroz, Grupo Telles, Casas Freitas, Aaron, Freitas Varejo, Projeart, CORPVS, Casa Pio, CEQUIP, Cerbras, Saint-Gobain, Costa Brasil, CENEGED, Grupo ADTSA, Unitêxtil, GVS Sport, Mercadinhos São Luiz, Maia MetalMecânica, Grupo FAN, SP Combustíveis, Gonçalves Calçados, Grupo Thompson, Grupo Viper, Hidrotintas, Natural Wax, Ley Colchões e Osair Soares.
Também integram a lista o Ministério do Esporte, o Ministério da Cultura, o Fundo Municipal para os Direitos do Idoso de Eusébio e o Fundo Municipal para os Direitos da Criança e do Adolescente de Eusébio.

Empresas interessadas em contribuir com as iniciativas podem entrar em contato com a equipe de captação da instituição para conhecer as possibilidades de patrocínio direto ou de destinação de recursos por meio de leis de incentivo.
O atendimento é realizado pelos telefones (85) 3260-5140 e (85) 99140-6512.
Fundada oficialmente em 12 de fevereiro de 2004 por um grupo de voluntários, a Estação da Luz é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos sediada em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. A instituição promove o desenvolvimento e a transformação social por meio de projetos de educação, cultura, esporte e saúde, com foco na cultura de paz e na valorização dos direitos humanos.
Leia também | Mega-Sena terá cinco sorteios seguidos nesta semana
Tags: Estação da Luz, Parcerias que Transformam, responsabilidade social, projetos sociais, investimento social, leis de incentivo, educação, cultura, esporte, saúde, Eusébio, empresas parceiras, terceiro setor, Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, Portal Terra da Luz