

Kimi Antonelli vence o GP do Canadá após abandono de George Russell e amplia liderança no Mundial de Fórmula 1 | Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images
24 de maio de 2026 – Kimi Antonelli venceu, neste domingo (24), o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1, no Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal. O italiano da Mercedes conquistou sua quarta vitória na temporada 2026 após o abandono do companheiro de equipe George Russell, que deixou a prova por falha mecânica quando brigava pela liderança.
A corrida também teve Lewis Hamilton em destaque. O heptacampeão segurou Max Verstappen na disputa pelo segundo lugar até os momentos finais e completou o pódio com a Ferrari. O holandês da Red Bull terminou em terceiro, conquistando seu primeiro top 3 da temporada após quatro corridas sem subir ao pódio. O brasileiro Gabriel Bortoleto encerrou a prova em 13º lugar.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Antonelli e Russell protagonizaram uma disputa intensa desde o início do fim de semana. Os dois já haviam se tocado durante a corrida sprint, vencida pelo inglês, e garantiram a dobradinha da Mercedes na classificação que definiu o grid para a corrida principal.
Na prova deste domingo, os companheiros de equipe se revezaram na liderança, com direito a disputas roda a roda e momentos de tensão. Antonelli chegou a assumir a ponta, mas errou na última chicane na volta sete, permitindo a recuperação de Russell.
A disputa voltou a esquentar entre as voltas 17 e 23, quando os dois pilotos da Mercedes chegaram a tocar pneus. Russell manteve a liderança até a volta 30, quando escapou da pista. Na volta seguinte, a falha mecânica encerrou a corrida do inglês e deixou Antonelli em posição confortável para administrar a vitória.
Com o resultado, o italiano ampliou para 43 pontos sua vantagem na liderança do Mundial de Pilotos. Russell segue em segundo, mas agora vê Charles Leclerc, terceiro colocado no campeonato, diminuir a diferença para 13 pontos.
A corrida também foi marcada pela queda de rendimento da McLaren, que optou por largar com pneus intermediários em razão da ameaça de chuva. A estratégia não funcionou como esperado, e os carros da equipe perderam posições logo nas primeiras voltas.
Lando Norris chegou a assumir a liderança na primeira curva, mas precisou trocar os pneus cedo e caiu no pelotão. Mais tarde, abandonou a corrida na volta 40 por problema no câmbio. Oscar Piastri também enfrentou dificuldades, bateu em Alexander Albon na disputa por posição, precisou trocar o bico do carro e recebeu punição de 10 segundos.
Com as McLarens fora da disputa pelo pódio, Verstappen ganhou espaço para avançar. O holandês passou Hamilton ainda na primeira parte da corrida, mas o piloto da Ferrari reagiu na parte final. Entre as voltas 30 e 57, Hamilton reduziu uma diferença de mais de seis segundos e passou a pressionar o rival.
Na abertura da volta 62, o heptacampeão conseguiu a ultrapassagem na primeira curva e garantiu o segundo lugar. Verstappen terminou em terceiro, sem pressão direta de Leclerc, que ficou em quarto.
Gabriel Bortoleto largou em 13º, com pneus intermediários, mas perdeu posições antes de trocar para compostos macios. O brasileiro chegou a aparecer em 19º, mas ganhou colocações com incidentes envolvendo Oscar Piastri e Alexander Albon.
Após fazer um segundo pit stop na volta 20, usando pneus médios, Bortoleto não conseguiu avançar no pelotão e terminou a prova na mesma posição em que largou: 13º lugar.
A corrida começou de forma conturbada. A largada precisou ser abortada duas vezes, e a prova teve duas voltas descontadas. Na primeira tentativa, Lindblad parou na pista com problema mecânico e precisou ser empurrado aos boxes.
A vitória no Canadá consolida Kimi Antonelli como principal nome da temporada até aqui. O jovem piloto italiano mostrou maturidade em uma prova marcada por estratégia, disputas internas na Mercedes, mudanças de pista e abandonos importantes.
Para a Mercedes, o resultado teve sabor duplo: celebrou mais uma vitória com Antonelli, mas lamentou a quebra de Russell, que poderia ter garantido uma dobradinha da equipe em Montreal.
O campeonato segue com Antonelli na liderança e com a disputa entre Mercedes, Ferrari e Red Bull ganhando novos capítulos após um GP do Canadá movimentado e cheio de reviravoltas.
Leia também | ADETURF fortalece Rota das Falésias
Tags: Fórmula 1, F1, GP do Canadá, Grande Prêmio do Canadá, Kimi Antonelli, Antonelli, Mercedes, George Russell, Lewis Hamilton, Ferrari, Max Verstappen, Red Bull, Gabriel Bortoleto, Bortoleto, Charles Leclerc, McLaren, Lando Norris, Oscar Piastri, Circuito Gilles Villeneuve, Montreal, Mundial de Pilotos, Automobilismo, Esporte, Portal Terra Da Luz