logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Imóveis: Casa Ciganos 2 consolida a View Arquitetura como referência no mercado de luxo residencial no Ceará
Imóveis: Casa Ciganos 2 consolida a View Arquitetura como referência no mercado de luxo residencial no Ceará
08/11/2025
Fórmula 1: Lando Norris conquista a pole position no GP de Interlagos e amplia vantagem na luta pelo título da F1
Fórmula 1: Lando Norris conquista a pole position no GP de Interlagos e amplia vantagem na luta pelo título da F1
08/11/2025
Exibir tudo

Energia: Usina solar Noronha Verde promete eliminar uso de diesel e tornar ilha 100% sustentável até 2027 Projeto lançado pelo Ministério de Minas e Energia e pela Neoenergia prevê investimento de R$ 350 milhões e instalação de mais de 30 mil painéis solares em Fernando de Noronha

Energia: Usina solar Noronha Verde promete eliminar uso de diesel e tornar ilha 100% sustentável até 2027

Noronha será a primeira ilha da América Latina a alcançar descarbonização total da energia | Foto: divulgação/Embratur

08 de novembro de 2025 — O projeto da Usina Solar Noronha Verde foi lançado neste sábado (8) pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em parceria com o grupo Neoenergia e o governo de Pernambuco. A iniciativa marca um passo decisivo rumo à descarbonização completa da geração de energia elétrica em Fernando de Noronha até 2027, tornando o arquipélago a primeira ilha oceânica habitada da América Latina a operar 100% com energia limpa e renovável.

O investimento, de R$ 350 milhões, permitirá a instalação de mais de 30 mil painéis solares fotovoltaicos, integrados a um sistema de armazenamento de energia por baterias. A estrutura ocupará 24,63 hectares, o equivalente a 1,5% da área total da ilha, em terrenos cedidos pela Aeronáutica e pela administração de Noronha.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Transição energética e exemplo para o mundo

A implantação da usina ocorrerá em duas etapas: a primeira até maio de 2026 e a segunda no primeiro semestre de 2027. Com isso, Fernando de Noronha deixará de depender da energia gerada por diesel, atualmente responsável por 95% do abastecimento local.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o projeto simboliza o compromisso do Brasil com a transição energética e a economia verde, tema central da COP30, que será realizada este ano em Belém (PA). “Fernando de Noronha dá exemplo para o mundo. O Brasil mostra, dentro da COP, que é possível mudar a matriz energética com sustentabilidade, geração de emprego e renda”, destacou.

Capacidade de geração e benefícios para a comunidade

De acordo com a Neoenergia, a nova planta solar terá capacidade de geração de 22 MWp, com 49 MWh de armazenamento em sistema BESS, o equivalente ao consumo de 9 mil residências no continente. O sistema funcionará de forma autônoma, fornecendo energia durante o dia e utilizando as baterias à noite, garantindo emissões zero e fornecimento contínuo.

O CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, ressaltou que o projeto trará benefícios diretos à economia local. “Além da energia limpa e sustentável, haverá redução de até 10% no custo da geração elétrica da ilha”, afirmou.

Comunidade celebra marco histórico

Durante o lançamento, a professora Edileuza Maria dos Santos, moradora da ilha, destacou o impacto positivo da iniciativa. “Queríamos ver nossa ilha crescer sem perder a essência da natureza que tanto amamos. Agora isso será possível com energia limpa e um futuro melhor para nossos filhos e netos”, disse.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, reforçou a importância do projeto para o desenvolvimento sustentável do arquipélago. “Tirar o diesel daqui significa um novo começo para Fernando de Noronha, abrindo oportunidades de turismo e investimentos sustentáveis”, afirmou.

Fim da dependência do diesel

Atualmente, a energia de Noronha é gerada pela Usina Tubarão, movida a diesel, responsável por cerca de 30 mil litros de consumo diário. Após a implantação da Noronha Verde, a unidade servirá apenas como backup emergencial. Em 2024, a operação da usina resultou na emissão de 21 toneladas de CO₂, impacto que será eliminado com a nova matriz solar.

O projeto foi licenciado pela Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), com anuência do ICMBio, e representa um marco histórico na agenda climática global, destacando o Brasil como protagonista em inovação sustentável.

Leia também | Casa Perilo Teixeira inaugura programação da Sexta Cultural em Itapipoca com Jessé Souza e show de Edu Krieger e Natália Voss

Cultura: Casa Perilo Teixeira inaugura programação da Sexta Cultural em Itapipoca com Jessé Souza e show de Edu Krieger e Natália Voss

Tags: Fernando de Noronha, Noronha Verde, usina solar, descarbonização, energia limpa, energia renovável, Neoenergia, Ministério de Minas e Energia, Alexandre Silveira, Raquel Lyra, COP30, sustentabilidade, energia solar, Iberdrola, transição energética, economia verde, meio ambiente, energia fotovoltaica, Brasil sustentável, emissões zero, COP 30 Belém, mudança climática, Pernambuco, ilha sustentável, descarbonização energética, futuro verde, inovação ambiental, energia limpa no Brasil

Compartilhar

Artigos Relacionados

Aviação: Anac libera duas aéreas estrangeiras no Brasil

Anac autorizou Wamos Air e Air Peace a operar transporte aéreo internacional regular de passageiros e cargas com origem ou destino no Brasil | Foto: divulgação

22/06/2026

Aviação: Anac libera duas aéreas estrangeiras no Brasil Wamos Air, da Espanha, e Air Peace, da Nigéria, receberam autorização para operar transporte aéreo internacional de passageiros e cargas com origem ou destino no país


Leia mais

1 Comment

  1. news-1762637744701-18518 – News Conect Inteligencia Digital disse:
    08/11/2025 às 18:37

    […] Acessar notícia original […]

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 22/06/2026

    image to video ai Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 20/06/2026

    leidenalva da Silva Pereira Comentado em Memorabilia Integrantes da Boyce Avenue assinam guitarras doadas ao Hard Rock Cafe Fortaleza

  • 20/06/2026

    Wimbledon: regras de etiqueta, famosos na torcida e os favoritos › Trending Top Comentado em Tênis: João Fonseca fica no top 25 do ranking da ATP

  • 18/06/2026

    Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais

  • 18/06/2026

    Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master

  • 17/06/2026

    Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño

Últimas Notícias

  • Educação: Ceará pode ampliar adesão à OLITEF0
    Educação: Ceará pode ampliar adesão à OLITEF Mais de 2.700 escolas cearenses ainda podem se inscrever na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira e concorrer a prêmios de até R$ 100 mil
    22/06/2026
  • Meio Ambiente: Caatinga ganha novas áreas protegidas0
    Meio Ambiente: Caatinga ganha novas áreas protegidas Associação Caatinga avança na criação de duas novas RPPNs e na ampliação de quatro unidades de conservação no Ceará
    22/06/2026
  • Festas juninas elevam risco de queimaduras infantis0
    Saúde: Festas juninas elevam risco de queimaduras infantis Sociedade Brasileira de Pediatria alerta para aumento de acidentes com fogueiras, fogos de artifício e líquidos quentes durante o período festivo
    22/06/2026
  • Segurança: Crime usa aluguel para lavar dinheiro0
    Segurança: Crime usa aluguel para lavar dinheiro Autoridades monitoram uso de imóveis por temporada para ocultar patrimônio de origem ilícita e transformar recursos do crime em renda aparentemente legal
    22/06/2026
  • Educação: Candidatos têm até hoje para pagar Enem0
    Educação: Candidatos têm até hoje para pagar Enem Taxa de inscrição do Enem 2026, no valor de R$ 85, pode ser paga até 23h59 desta segunda-feira por candidatos não isentos
    22/06/2026
  • Saúde: São João exige cuidado com açúcar0
    Saúde: São João exige cuidado com açúcar Nutricionista alerta para o excesso de doces e bebidas açucaradas nas festas juninas e orienta como aproveitar as comidas típicas com equilíbrio
    22/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas