logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Esportes e lazer marcam a primeira edição do #VemproParque – O Cocó é nosso
Meio Ambiente Esportes e lazer marcam a primeira edição do #VemproParque – O Cocó é nosso
27/08/2024
Crianças da rede municipal de Fortaleza recebem óculos de grau e atendimento oftalmológico gratuito
Saúde Crianças da rede municipal de Fortaleza recebem óculos de grau e atendimento oftalmológico gratuito
28/08/2024
Exibir tudo

Eleições 2024 Eleitores jovens aumentam 78% em relação a 2020 Faixa etária de 16 e 17 anos tem agora 1,836 milhão de eleitores

Eleitores jovens aumentam 78_ em relação a 2020

Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O número de jovens de 16 e 17 anos que fizeram o cadastro eleitoral e estão aptos a votar nas eleições municipais de outubro saltou 78% em comparação com o pleito municipal anterior, de 2020. Agora, há 1.836.081 eleitores nessa faixa etária, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Nas eleições municipais de 2020, haviam se alistado 1.030.563 eleitores adolescentes, que não têm a obrigação de votar. No Brasil, o voto é obrigatório somente entre os 18 e os 70 anos, conforme a Constituição. O crescimento dessa faixa etária superou em muito o do eleitorado em geral, que subiu 5,4% de um pleito municipal a outro. 

Com isso, eles agora chegam a 1,17% de todo o eleitorado brasileiro, que soma mais de 155,9 milhões de votantes. A faixa etária com maior eleitorado é a de 45 a 59 anos, que soma 38.883.736 eleitores.

Nas eleições gerais de 2022, os adolescentes haviam comparecido em número ainda maior, com o alistamento 2,1 milhões (51,13% acima de 2018). O TSE, contudo, evita fazer a comparação entre os dois tipos de eleição, pois há localidades que não participam das eleições municipais, como é o caso de Brasília, Fernando de Noronha e das seções eleitorais no exterior. 

Já na outra ponta do eleitorado, 15,2 milhões de eleitores acima dos 70 anos estão aptos a votar neste ano, 9,76% do eleitorado total. O número é 23% maior que em 2020, quando eram 12,3 milhões. Somando-se aos jovens, totalizam 20,5 milhões de brasileiras e brasileiros que podem escolher se votarão nas eleições de 2024. 

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Perfil

Em todas as faixas etárias, as mulheres são maioria, refletindo o que já ocorre na pirâmide etária da população em geral. Geograficamente, elas são a maioria dos votantes em 3.432 municípios, dos 5.569 que participam das eleições neste ano, ou seis em cada dez. A maior proporção é em Maceió, onde elas são 55,3% dos eleitores. Uma curiosidade é que em 11 cidades há exatamente o mesmo número de homens e mulheres votantes. 

Neste ano, 28.769 pessoas não informaram o sexo. Ao mesmo tempo, quadruplicaram aquelas que adotaram o nome social no título de eleitor, na comparação entre eleições municipais. Elas agora somam 41.537 pessoas, ante 9.985 em 2020. 

Também aumentou acima do ritmo do eleitorado em geral o número de eleitores que declaram algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, de 1.157.619 em 2020 para 1.451.846 neste ano, alta de 25%. 

Das 500.183 seções eleitorais espalhadas pelo país, a Justiça Eleitoral separou 180.191 para contarem com recursos de acessibilidade. O prazo para solicitar a transferência para uma seção desse tipo se encerrou em 22 de agosto. 

Em relação à escolaridade, a maior parte do eleitorado tem o ensino médio completo (42,1 milhões) ou o fundamenta completo (35 milhões). Os que têm nível superior completo são 16,7 milhões, enquanto 5,5 milhões se declararam analfabetos. 

Seguindo a divisão geográfica da população, a maior parte dos eleitores mora no Sudeste (66,9 milhões), seguido por Nordeste (43,3 milhões), Sul (22,6 milhões), Norte (12,9 milhões) e Centro-Oeste (9,7 milhões). 

Somente no município de São Paulo, o mais povoado do país, podem votar 9,3 milhões de pessoas. A cidade com o menor número de eleitores é Borá, com 1.094, que curiosamente também fica no estado de São Paulo. 

Neste ano, o eleitorado brasileiro foi chamado a comparecer às urnas em 6 de outubro, quando deverão escolher prefeitos, vices e vereadores de suas cidades. Eventual segundo turno está marcado para 27 de outubro, mas somente em cidades com 200 mil habitantes ou mais, e na qual nenhum candidato tenha conseguido maioria absoluta dos votos. 

Por Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Leia também| Esportes e lazer marcam a primeira edição do #VemproParque – O Cocó é nosso

Meio Ambiente Esportes e lazer marcam a primeira edição do #VemproParque – O Cocó é nosso
Compartilhar

Artigos Relacionados

Anvisa proíbe suplementos de duas marcas

Anvisa proibiu a comercialização e determinou o recolhimento de suplementos das marcas Newfit e SharkPro após identificar irregularidades nos produtos e na fabricação. | Foto: Adobe Stock

17/08/2026

Saúde: Anvisa proíbe suplementos de duas marcas Produtos das marcas Newfit e SharkPro foram retirados do mercado após identificação de substâncias irregulares e falhas graves nas boas práticas de fabricação


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/08/2026

    Farmácia Popular Pode Passar a Oferecer Exames e Testes Rápidos — Mas Ainda Não é Regra Valendo – Blend do Dia Comentado em Saúde: Farmácia Popular poderá oferecer exames e testes

  • 16/08/2026

    Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís

  • 16/08/2026

    Aviação: Avião-arraia promete voos mais econômicos – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Aviação: Avião-arraia promete voos mais econômicos

  • 16/08/2026

    Aviação: Avião elétrico faz 1º voo com US$ 5 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Aviação: Avião elétrico faz 1º voo com US$ 5

  • 14/08/2026

    Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres

  • 13/08/2026

    Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil

Últimas Notícias

  • Anvisa proíbe suplementos de duas marcas0
    Saúde: Anvisa proíbe suplementos de duas marcas Produtos das marcas Newfit e SharkPro foram retirados do mercado após identificação de substâncias irregulares e falhas graves nas boas práticas de fabricação
    17/08/2026
  • Candidatos iniciam campanha em redutos eleitorais0
    Eleições: Candidatos iniciam campanha em redutos eleitorais Presidenciáveis deram início às agendas de rua em diferentes estados, priorizando bases políticas e apresentando propostas para conquistar o eleitorado
    17/08/2026
  • COP17 busca acordo global contra a seca0
    Meio ambiente: COP17 busca acordo global contra a seca Países discutem financiamento, restauração de terras e mecanismos para enfrentar a desertificação durante conferência da ONU na Mongólia
    17/08/2026
  • PF apreende avião ligado a Vorcaro0
    Investigação: PF apreende avião ligado a Vorcaro Aeronave avaliada em R$ 120 milhões foi localizada em Assunção, no Paraguai, no âmbito da Operação Compliance Zero
    16/08/2026
  • Clima: El Niño pode ser o mais forte em séculos0
    Clima: El Niño pode ser o mais forte em séculos Novas projeções indicam aquecimento excepcional do Pacífico e aumentam alerta para impactos na agricultura, energia e preços
    16/08/2026
  • Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís1
    Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís Alan Wesley Pinto Ribeiro, de 29 anos, estava desaparecido desde sábado após cair no mar durante prática de kitesurfe
    16/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas