logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Educação: Lula entrega Carteira Nacional Docente a professores do Ceará e anuncia avanço nas obras do ITA em Fortaleza
Educação: Lula entrega Carteira Nacional Docente a professores do Ceará e anuncia avanço nas obras do ITA em Fortaleza
03/12/2025
Saúde: Homem permanece mais de seis anos sem sinais do HIV após transplante de células-tronco, aponta estudo aceito pela Nature
Saúde: Homem permanece mais de seis anos sem sinais do HIV após transplante de células-tronco, aponta estudo aceito pela Nature
03/12/2025
Exibir tudo

Tecnologia: Fortaleza se consolida como hub digital e recebe relógio atômico de césio no datacenter da Etice Cidade reforça posição estratégica na infraestrutura de internet do Brasil ao sediar equipamento de altíssima precisão mantido pelo Observatório Nacional

Tecnologia: Fortaleza se consolida como hub digital e recebe relógio atômico de césio no datacenter da Etice

A instalação do relógio atômico no Ceará está diretamente ligada à alta capacidade de tráfego e baixa latência da região | Foto: divulgação

03 de dezembro de 2025 – A posição estratégica de Fortaleza como um dos principais hubs digitais do Brasil foi decisiva para a instalação de um relógio atômico de césio do Observatório Nacional (ON) no datacenter da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). O equipamento, referência mundial em precisão, integra o Projeto Tempo Brasil e reforça a importância da capital cearense na conectividade nacional e internacional.

Por que Fortaleza foi escolhida

A escolha da cidade está diretamente ligada à alta capacidade de tráfego, baixa latência e infraestrutura robusta. O IX.br Fortaleza, segundo maior Ponto de Troca de Tráfego (IXP) do Brasil e um dos dez maiores do mundo, registra picos de 6 Terabits por segundo (Tbps) e conecta 13 datacenters. Além disso, 90% dos Sistemas Autônomos (AS) do país têm presença interligada na capital, compondo uma das redes mais eficientes e distribuídas do território nacional.

Outro fator determinante é a presença de 16 cabos submarinos que chegam ao litoral cearense, tornando Fortaleza a principal porta de entrada de tráfego internacional de dados no Brasil. Essa infraestrutura garante que o sinal do relógio atômico seja distribuído com máxima precisão e mínima latência, beneficiando diversas aplicações críticas.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Precisão e soberania digital

O relógio de césio instalado na Etice será responsável por garantir o Tempo Universal Coordenado do Brasil (UTC-BR), com margem de erro inferior a 1 nanossegundo por dia, superando com folga a precisão dos sistemas de GPS.

A operação do equipamento no datacenter da Etice assegura energia ininterrupta, controle ambiental rigoroso e infraestrutura pública confiável. O serviço será disponibilizado gratuitamente via NTP.br, beneficiando operadoras de telecomunicações, instituições financeiras, sistemas de navegação e plataformas digitais.

A iniciativa, desenvolvida pelo ON em parceria com o NIC.br, fortalece a soberania digital brasileira ao reduzir dependência de tecnologias estrangeiras para sincronização de tempo — recurso essencial para redes 5G, certificação digital, transações financeiras e sistemas de segurança da informação.

Impacto nacional para a economia digital

Com a chegada do relógio atômico, Fortaleza se consolida como um dos principais centros de precisão temporal do país, ampliando sua relevância além do tráfego de dados. A iniciativa deve impulsionar setores como:
– 5G e redes de alta capacidade
– PIX e transações financeiras em tempo real
– certificação digital e segurança cibernética
– internet das coisas (IoT)
– infraestrutura crítica de telecomunicações

A infraestrutura da Etice, integrada ao ecossistema de cabos submarinos e datacenters, torna-se um pilar da digitalização brasileira.

Etice e RNP fortalecem o ecossistema digital de Fortaleza

Como gestora da infraestrutura tecnológica do Governo do Ceará, a Etice garante conectividade entre órgãos públicos e amplia a integração com redes nacionais e internacionais. Seu datacenter figura como um dos principais pontos de troca de dados do estado, atuando como elo entre a rede local e os cabos submarinos que conectam o Brasil ao mundo.

A parceria entre a Etice e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) também amplia o alcance acadêmico e científico dessas estruturas. Enquanto a Etice assegura robustez e alta disponibilidade, a RNP conecta universidades e centros de inovação a uma rede de alta capacidade, facilitando a produção de conhecimento, pesquisas avançadas e o desenvolvimento tecnológico no estado.

A sinergia entre as duas instituições forma uma base essencial para o ecossistema digital de Fortaleza, unindo demandas governamentais, empresariais e acadêmicas em uma infraestrutura compartilhada, eficiente e estratégica para o futuro digital do país.

Leia também | Operações bloqueiam mais de 550 serviços piratas e apertam cerco contra o ‘gatonet’ no Brasil e na Argentina

Investigação: Operações bloqueiam mais de 550 serviços piratas e apertam cerco contra o ‘gatonet’ no Brasil e na Argentina

Tags: Fortaleza, Etice, relógio atômico de césio, Observatório Nacional, ON, NIC.br, Projeto Tempo Brasil, IX.br Fortaleza, hub digital, cabos submarinos, datacenters, tecnologia, infraestrutura de internet, UTC-BR, soberania digital, NTP.br, RNP, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, governo do Ceará, economia digital, telecomunicações, 5G, PIX, certificação digital, ciência e tecnologia, inovação, políticas digitais, Nordeste digital, conectividade Brasil.

Compartilhar

Artigos Relacionados

PF prende ex-deputado em operação contra lavagem

A investigação apura a atuação de uma organização criminosa suspeita de utilizar uma rede de postos de combustíveis na região metropolitana do Rio de Janeiro para lavar dinheiro. | Foto: divulgação

15/10/2026

Polícia: PF prende ex-deputado em operação contra lavagem Márcio Canella, segundo deputado estadual mais votado do RJ, é suspeito de integrar esquema que teria movimentado R$ 7,6 bilhões em seis anos


Leia mais

1 Comment

  1. berita kampus disse:
    04/12/2025 às 23:43

    Quantos datacenters estão conectados pelo IX.br Fortaleza e qual é o pico de tráfego registrado?

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 14/10/2026

    Cláudia Regina Rodrigues Matos Comentado em Cultura: EDISCA promove feira de mulheres empreendedoras

  • 13/10/2026

    Justiça: Fachin discute caso Master com diretor da PF – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Fachin discute caso Master com diretor da PF

  • 11/10/2026

    Automotivo: GWM assume patrocínio master do Rally Piocerá 2027 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Automotivo: GWM assume patrocínio master do Rally Piocerá 2027

  • 09/10/2026

    Eduardo Paes desiste da disputa pelo governo do Rio Comentado em Política: Paes desiste após STF negar recurso sobre eleição no Rio

  • 08/10/2026

    Pele de Vidro: A Nova Tendência da Estética em 2026 Comentado em Beleza: “Pele de vidro” ganha força e valoriza qualidade da pele

  • 08/10/2026

    Rastreamento de câncer de mama: o que o não especialista precisa saber | FGMED - FGMED Comentado em Saúde: Outubro Rosa alerta para 3.250 casos de câncer de mama no Ceará

Últimas Notícias

  • PF prende ex-deputado em operação contra lavagem0
    Polícia: PF prende ex-deputado em operação contra lavagem Márcio Canella, segundo deputado estadual mais votado do RJ, é suspeito de integrar esquema que teria movimentado R$ 7,6 bilhões em seis anos
    15/10/2026
  • Senado deve votar PEC da Segurança Pública nesta quinta0
    Política: Senado deve votar PEC da Segurança Pública nesta quinta Proposta prevê integração das forças de segurança, medidas contra facções criminosas e pode abrir caminho para a criação de um ministério específico
    15/10/2026
  • Trabalho: Senado aprova PEC que acaba com escala 6x10
    Trabalho: Senado aprova PEC que acaba com escala 6×1 Proposta recebeu 75 votos favoráveis e apenas um contrário, garantindo dois dias de descanso semanal remunerado e redução gradual da jornada para 40 horas, sem diminuição salarial
    14/10/2026
  • Saúde: Saiba como identificar medicamentos falsificados0
    Saúde: Saiba como identificar medicamentos falsificados Embalagens adulteradas, informações inconsistentes e preços muito abaixo do mercado são sinais de alerta; farmacêutico orienta consumidores sobre como evitar riscos à saúde
    14/10/2026
  • Política: Alece terá recorde de 14 mulheres em 20270
    Política: Alece terá recorde de 14 mulheres em 2027 Com 30,5% das cadeiras ocupadas por deputadas, Assembleia Legislativa do Ceará terá a maior proporção feminina entre os parlamentos estaduais do Brasil; nove parlamentares exercerão o primeiro mandato
    14/10/2026
  • Saúde: Obesidade pode dar sinais antes do ganho de peso0
    Saúde: Obesidade pode dar sinais antes do ganho de peso Alterações no sono, na alimentação e na atividade física podem indicar riscos antes de mudanças significativas na balança; especialistas defendem prevenção e acompanhamento individualizado
    14/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas