logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Muita diversão para adultos e crianças no São João do Beach Park
Festa Junina Muita diversão para adultos e crianças no São João do Beach Park
21/06/2024
Isaac Cândido apresenta show dedicado a Fagner no Esquina Brasil
Música Isaac Cândido apresenta show dedicado a Fagner no Esquina Brasil
24/06/2024
Exibir tudo

Teatro Feira Criativa e quatro espetáculos marcam o penúltimo dia do Festival das Artes Cênicas do Cariri Durante a Feira Criativa, empreendedores locais vão apresentar seus produtores e criações para o público que for prestigiar o Festival

Feira Criativa e quatro espetáculos marcam o penúltimo dia do Festival das Artes Cênicas do Cariri

Espetáculo "Laborioso Contato" da Trupe Motim de Teatro. Foto: Janaíle Soares

O Festival das Artes Cênicas do Cariri  (FAC) – Cena Ceará chega ao penúltimo dia com uma maratona de quatro espetáculos, além de uma feira criativa e um arraiá junino para animar o público na noite desta sexta-feira (21). As atividades serão realizadas tanto no Crato como em Juazeiro do Norte. Toda a programação é gratuita.

O tradicional grupo Trupe Motim de Teatro faz sua apresentação com o espetáculo “Laborioso Contato”, às 16h, na Encosta do Seminário, no Crato. O público presente vai poder conferir a trajetória de um extraterrestre que pousa na terra para julgar e por fim na humanidade, a partir de sua avaliação sobre nossas ações. Um Bufão será o representante da terra. É o fim do mundo e esse palhaço enfrentará os quatro cavaleiros do apocalipse, que são: o cavaleiro da fome, da guerra, da poluição e da morte, será que ele conseguirá vencer os cavaleiros, passar pelas provas da alienígena e salvar o mundo? Só quem acompanhar o espetáculo até o final poderá descobrir esse desfecho.

Em seguida, o Museu Escafandro de Novidades traz para a plateia o espetáculo MaquinaMário – Barroco Sonho-Cidade para um Descomunal Poeta. Com encenação de Murillo Ramos e textos de Beto Menêis, o espetáculo de rua e praças homenageia, a partir da vida e obra do Poeta Mário Gomes, a poesia, a cidade e a vida. É um espetáculo livre e lúdico para todas as pessoas. Uma poesia imagética, visual e sonora, onde a atmosfera de sonhos é suscitada evocando Cidade, Poetas e Livros e Zepelins. A apresentação acontece às 17h, no Centro Cultural do Cariri (Crato).

Na programação das 17h30, tem a performance, Madre Amada Desgastada.  E no início da noite, às 18h, a Cia. Bravia, grupo formado somente por mulheres, apresenta o espetáculo “Das Que Ousaram Desobedecer, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte. A peça aborda a luta de mulheres contra a Ditadura Militar dos anos 60 e 70 no Brasil. Rosa da Fonseca, Nadja Oliveira, Ruth Cavalcante, Helena Serra Azul, Rita Sipahi, Beliza Guedes, Jana Barroso são algumas dessas mulheres que tiveram suas histórias de vida marcadas por um regime opressor e cruelmente repressor. No espetáculo as atrizes se deixam atravessar pelas memórias dessas mulheres através de suas narrativas, trazendo para a cena experiências de vida que contribuem na construção de um mundo mais justo e humano.

O último espetáculo da noite de sexta-feira, ficará por conta do tradicional Grupo Garajal que tem 20 anos de trajetória na cena teatral cearense. E é justamente em meio a lembranças individuais e coletivas, nesses 20 anos de carreira, que os integrantes do grupo buscam, em cena, pensar sobre como o artista se encontra constantemente nesse local “a beira” de algo em relação ao seu próprio fazer, nessa proximidade entre, ator e personagem, público e privado, realidade e ficção , artista e espectador. A peça será realizada às 20h no Centro Cultural do Cariri, no Crato.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

E para encerrar a noite, nada melhor que mergulhar no clima de São João. A partir das 23h, o Arraiá da Ucá, não vai deixar ninguém parado com os shows de Krystal (Natal/RN) e Trio Flor do Piqui (Crato) que vão promover um grande arrastapé para todos os presentes na programação do Música no FAC.

Feira criativa

Vale destacar ainda que, de 20 a 22 de junho, das 18h às 22h, o FAC promove no Centro Cultural do Cariri, a Feira Criativa. Na ocasião, empreendedores locais vão apresentar seus produtos e criações para o público que for prestigiar o Festival.

Impulso para a carreira artística

Assim como aconteceu em 2019, o FAC realizará nesta edição as rodadas de negócios, que reúnem artistas e programadores nacionais e internacionais para discutir possibilidades de circulação de espetáculos e demais projetos de artes cênicas em outros espaços.

Programação

16h – Espetáculo MaquinaMário – Barroco Sonho-Cidade para um Descomunal Poeta (Museu Escafandro de Novidades)
Local: Centro Cultural do Crato

17h – Espetáculo Laborioso Contato – Um Palhaço Anuncia o Fim do Mundo (Trupe Motim de Teatro)
Local: Encosta do Seminário (Crato)

17h30 – Performance: Madre Amada Desgastada (Eliana Amorim)
Local: Centro Cultural do Crato

18h às 22h – Feira Criativa
Local: Terreiro das Artes – Centro Cultural do Cariri (Crato)

18h – Espetáculo Das Que Ousaram Desobedecer (Cia. Bravia)
Local: CCBNB Cariri (Juazeiro do Norte)

20h – Espetáculo na Beira (Grupo Garajal)
Local: Pequeno Palco – Centro Cultural do Cariri (Crato)

22h – Música no FAC – Arraiá na Ucá – Krystal (Natal/RN) / Trio Flor do Piqui (Crato)
Local: Casa Ucá (Crato)

Assinatura

O Festival de Artes Cênicas (FAC) – Cena Ceará é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet com patrocínio de Rede, Dilly, Secretaria Municipal de Cultura do Crato, apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste, produção de Kariri Cultura, parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e realização de Ato Marketing Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço

Festival das Artes Cênicas (FAC) – Cena Ceará: 18 a 22 de junho, em Juazeiro do Norte e Crato, no Cariri. Mais informações:@festivaldasartescenicas.

Leia também| Muita diversão para adultos e crianças no São João do Beach Park

Festa Junina Muita diversão para adultos e crianças no São João do Beach Park
Compartilhar

Artigos Relacionados

Expert XP confirma Agassi e Caio Amato em 2026

Andre Agassi e Caio Amato estão entre os destaques confirmados para a programação da Expert XP 2026, em São Paulo. | Foto: divulgação

16/06/2026

Economia: Expert XP confirma Agassi e Caio Amato em 2026 Maior festival de investimentos do mundo amplia programação com nomes do esporte, inovação e liderança para edição em São Paulo


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 12/06/2026

    Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará

  • 07/06/2026

    Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master

  • 07/06/2026

    Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior Polícia Federal avalia acionar difusão prateada da Interpol para mapear patrimônio e transações internacionais do dono do Banco Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior

  • 04/06/2026

    Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme

  • 04/06/2026

    Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia Deputado questiona LRCap 2026, enquanto técnicos do setor defendem certame para evitar risco de apagões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia

  • 03/06/2026

    Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior

Últimas Notícias

  • Câmara aprova combate ao assédio em academias0
    Direitos: Câmara aprova combate ao assédio em academias Projeto estabelece protocolos de prevenção, acolhimento e denúncia para proteger mulheres em academias e espaços esportivos de Fortaleza
    16/06/2026
  • Novo Código de Ética da Alece traz inovações0
    Política: Novo Código de Ética da Alece traz inovações Texto aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará atualiza regras parlamentares e inclui temas como inteligência artificial, redes sociais e violência de gênero
    16/06/2026
  • Motorista relata desvio de animal em acidente0
    Tragédia: Motorista relata desvio de animal em acidente Sete integrantes de equipe de basquete morreram após tombamento de ônibus na CE-187, em Tauá; investigação segue em andamento
    16/06/2026
  • Justiça: PGR rejeita nova delação de Daniel Vorcaro0
    Justiça: PGR rejeita nova delação de Daniel Vorcaro Banqueiro investigado na Operação Compliance Zero tem segunda proposta recusada por órgãos de investigação
    15/06/2026
  • Anvisa mantém suspensão parcial de produtos Ypê0
    Consumidor: Anvisa mantém suspensão parcial de produtos Ypê Agência libera parte dos lotes fabricados em 2026, mas mantém restrições para desinfetantes, detergentes e lava-roupas específicos
    15/06/2026
  • Prescrição por farmacêuticos ainda gera dúvidas0
    Saúde: Prescrição por farmacêuticos ainda gera dúvidas Resolução ampliou atribuições dos profissionais em 2025, mas população ainda busca esclarecimentos sobre limites e regras da prática
    15/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas