logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Justiça: Moraes determina que governador do Rio preste esclarecimentos sobre operação que deixou 119 mortos
Justiça: Moraes determina que governador do Rio preste esclarecimentos sobre operação que deixou 119 mortos
29/10/2025
Guerra no Rio: Fuzis apreendidos em megaoperação no Rio ultrapassam R$ 5 milhões em valor estimado
Guerra no Rio: Fuzis apreendidos em megaoperação no Rio ultrapassam R$ 5 milhões em valor estimado
29/10/2025
Exibir tudo

Política: Senado anuncia instalação de CPI do Crime Organizado após operação no Rio com mais de 120 mortos Comissão deve investigar a expansão das facções criminosas e possíveis vínculos de agentes públicos com o crime, em resposta à crise de segurança nacional

Política: Senado anuncia instalação de CPI do Crime Organizado após operação no Rio com mais de 120 mortos

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) durante sessão no plenário | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

29 de outubro de 2025 — O Senado Federal deve instalar, na próxima terça-feira (4), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, em meio à comoção nacional provocada pela operação policial no Rio de Janeiro que resultou em mais de 120 mortes. A iniciativa foi anunciada nesta quarta-feira (29) pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que defende uma apuração ampla sobre o avanço das facções criminosas e o possível envolvimento de agentes públicos com o crime.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

CPI do Crime Organizado quer apurar avanço das facções e falhas na segurança pública

Segundo o senador, a CPI terá como foco investigar o crescimento das facções em diferentes regiões do país, as falhas estruturais nas políticas de segurança e os eventuais vínculos entre o crime e o poder público. A medida surge após a Operação Contenção, no Rio de Janeiro, que teve como alvo o Comando Vermelho (CV) e é considerada a mais letal da história do estado.

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro confirmou que o número de mortos ultrapassa 121 pessoas, incluindo civis e policiais. A ação mobilizou cerca de mil agentes das polícias Civil e Militar nas comunidades da Penha e do Alemão, e gerou denúncias de execuções e abusos durante os confrontos.

Em publicação no X (antigo Twitter), o senador Alessandro Vieira criticou a escalada da violência e a ausência de políticas efetivas de segurança pública:

“Planos para assassinar mais autoridades em São Paulo, guerra urbana com dezenas de mortos no Rio, avanço das facções no Norte e Nordeste — tudo consequência de décadas de abandono, corrupção e incompetência.”

“Não é uma pauta eleitoreira”, diz Alessandro Vieira

O parlamentar afirmou que a criação da CPI “não é uma pauta eleitoreira”, mas uma resposta institucional à crise de segurança pública nacional. Ele defendeu que a comissão promova uma estratégia coordenada entre União, estados e municípios, com foco em resultados duradouros.

“Essa tragédia tem solução, como mostram exemplos dentro e fora do Brasil. Mas a construção de caminhos vai exigir coragem, conhecimento técnico e união de esforços entre municípios, estados, União e sociedade civil”, declarou Vieira.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), confirmou a instalação da CPI e afirmou que o país precisa reagir de forma integrada à escalada do poder das facções.

“É hora de enfrentar esses grupos com a união de todas as instituições do Estado brasileiro, assegurando a proteção da população diante da violência que ameaça o país”, afirmou Alcolumbre.

A operação no Rio, que motivou a criação da CPI, continua sendo alvo de críticas de entidades de direitos humanos, movimentos sociais e familiares das vítimas, que denunciam execuções sumárias e o uso excessivo da força.

Leia também | Operação no Rio pode ter deixado mais de 100 mortos, dizem moradores do Complexo da Penha

Segurança: Operação no Rio pode ter deixado mais de 100 mortos, dizem moradores do Complexo da Penha

Tags: Senado Federal, CPI do Crime Organizado, Alessandro Vieira, Davi Alcolumbre, Operação Contenção, Rio de Janeiro, Complexo da Penha, Complexo do Alemão, Comando Vermelho, violência urbana, segurança pública, facções criminosas, crime organizado, mortes em operação, letalidade policial, direitos humanos, Defensoria Pública, política nacional de segurança, Congresso Nacional, STF, massacre no Rio, crise na segurança

Compartilhar

Artigos Relacionados

Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel

Acidente entre ônibus e caminhão interdita trecho da CE-040 em Cascavel | Foto: redes sociais/Portal Terra da Luz

29/04/2026

Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel Batida deixou feridos e interditou rodovia


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel0
    Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel Batida deixou feridos e interditou rodovia
    29/04/2026
  • Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará0
    Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará Parque Arvorar abriga aves e reforça preservação
    28/04/2026
  • Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio0
    Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio Auditores e analistas são afastados por suspeita de esquema
    28/04/2026
  • Segurança: PF faz operação nacional contra abuso infantil0
    Segurança: PF faz operação nacional contra abuso infantil Ação ocorre em 27 estados e integra investigação internacional
    28/04/2026
  • Fé: CE inaugura santuário da Menina Benigna no Cariri0
    Fé: CE inaugura santuário da Menina Benigna no Cariri Complexo religioso fortalece turismo e devoção na região
    27/04/2026
  • Cultura: Unimed inaugura mural pelos 300 anos de Fortaleza0
    Cultura: Unimed inaugura mural pelos 300 anos de Fortaleza Obra celebra identidade local e reforça vínculo com a cidade
    27/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas