logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Saúde: Novembro Azul reforça importância da prevenção e do diagnóstico precoce entre os homens
Saúde: Novembro Azul destaca prevenção e diagnóstico precoce para a saúde do homem
27/11/2025
Economia: Nordeste mantém alta intenção de compra na Black Friday, com destaque para eletrônicos, moda e beleza
Economia: Nordeste mantém alta intenção de compra na Black Friday, com destaque para eletrônicos, moda e beleza
27/11/2025
Exibir tudo

Política: Lula sanciona lei que torna permanente a Política Nacional de Incentivo ao Esporte Proposta liderada por André Figueiredo transforma a Lei de Incentivo ao Esporte em política de Estado e amplia investimentos privados no setor

Política: Lula sanciona lei que torna permanente a Política Nacional de Incentivo ao Esporte

Criada em 2006, a LIE deixa de depender de renovações periódicas | Foto: divulgação

27 de novembro de 2025 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quarta-feira (26), a Lei Complementar nº 222, oriunda do Projeto de Lei Complementar (PLP) 234/2024, do qual é um dos autores o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE). A medida torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), consolidando uma política pública essencial para o desenvolvimento esportivo em todo o país, garantindo segurança jurídica, previsibilidade e fortalecimento das iniciativas esportivas nacionais.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Lei de Incentivo ao Esporte passa a ser permanente

Criada em 2006, a LIE deixa de depender de renovações periódicas. O novo texto amplia o percentual de dedução do Imposto de Renda para até 3% no caso de pessoas jurídicas, mantendo o teto de 7% para pessoas físicas, estimulando ainda mais o aporte privado no setor esportivo.

A nova legislação também aprimora mecanismos de fiscalização, aumenta a eficiência no uso dos recursos e reduz burocracias no processo de apresentação, análise e aprovação de projetos, ampliando o acesso para iniciativas esportivas em níveis local, regional e nacional.

Desde que foi criada, a LIE já viabilizou mais de R$ 6 bilhões em captação e beneficiou cerca de 15 milhões de pessoas — especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2024, alcançou seu maior volume histórico: R$ 1 bilhão captado para projetos aprovados.

Articulação política e amplo apoio no Congresso Nacional

A proposta foi relatada na Câmara pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) e teve a presidência da Comissão Especial conduzida pelo deputado Maurício do Vôlei (PL-MG). Além de André Figueiredo, o texto contou com o apoio de um grupo suprapartidário de parlamentares: Felipe Carreras (PSB-PE), Bandeira de Mello (PSB-RJ), Luiz Lima (PL-RJ), Pedro Paulo (PSD-RJ), Max Lemos (PDT-RJ), Douglas Viegas (União-SP), Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) e Marcelo Queiroz (PP-RJ).

Para André Figueiredo, que foi o primeiro secretário de Esporte e Juventude do Ceará, a sanção representa um avanço histórico: “Celebramos o sonho daquela criança que treina no campinho de terra, daquele jovem que acorda cedo para o treino, daquele cearense que carrega no peito a esperança de um futuro melhor através do esporte. É uma conquista que muda vidas e projeta um novo horizonte para o Brasil”, afirmou.

Cronologia: o caminho até a sanção presidencial

Dezembro de 2024 — Como líder da Maioria, André Figueiredo articula com parlamentares a elaboração de um projeto que tornasse permanente a LIE. O PLP 234/24 é protocolado no mesmo dia.

Fevereiro de 2025 — Reuniões com atletas, ex-atletas e parlamentares fortalecem a mobilização para acelerar a tramitação.

Março de 2025 — Figueiredo articula com o presidente da Câmara, Hugo Motta, apresenta atletas e paratletas e solicita a votação de urgência.

Maio de 2025 — Instalação da Comissão Especial da LIE, responsável por debates técnicos e pela construção coletiva do texto final.

Julho de 2025 — André Figueiredo leva o Seminário da Comissão Especial para a Assembleia Legislativa do Ceará, reunindo gestores, atletas e representantes da sociedade civil.

14 e 16 de julho de 2025 — Câmara e Senado aprovam o PLP 234/24, encaminhando o texto para sanção presidencial.

26 de novembro de 2025 — O presidente Lula sanciona a Lei Complementar nº 222.

Um marco para o Ceará e para o Brasil

Com forte protagonismo do deputado cearense, a nova Lei Complementar consolida um instrumento essencial para ampliar oportunidades, incentivar talentos, fortalecer clubes e projetos sociais e democratizar o acesso ao esporte — especialmente para crianças e jovens.

A sanção representa um avanço estratégico para o desenvolvimento esportivo do Brasil e reforça o papel do Ceará na formulação de políticas públicas de impacto nacional.

Leia também | Mr. Olympia 2026 tem data e local confirmados e retorna a Las Vegas com novidades

Fisiculturismo: Mr. Olympia 2026 tem data e local confirmados e retorna a Las Vegas com novidades

Tags: Lula, Lei de Incentivo ao Esporte, André Figueiredo, Lei Complementar 222, esporte brasileiro, políticas públicas, desenvolvimento esportivo, Congresso Nacional, investimentos esportivos, Ceará, incentivos fiscais, captação de recursos, juventude, projetos sociais, LIE permanente, esportes no Brasil, legislação esportiva, governo federal

Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Alcolumbre trava agenda do governo no Senado

Davi Alcolumbre segura pautas prioritárias do governo no Senado enquanto projetos com impacto fiscal avançam no Congresso | Foto: Carlos Moura/Agência Senado

14/06/2026

Política: Alcolumbre trava agenda do governo no Senado Sem diálogo direto com Lula, presidente do Senado segura pautas prioritárias do Executivo e acelera projetos com impacto bilionário nas contas públicas


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 12/06/2026

    Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará

  • 07/06/2026

    Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master

  • 07/06/2026

    Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior Polícia Federal avalia acionar difusão prateada da Interpol para mapear patrimônio e transações internacionais do dono do Banco Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior

  • 04/06/2026

    Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme

  • 04/06/2026

    Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia Deputado questiona LRCap 2026, enquanto técnicos do setor defendem certame para evitar risco de apagões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia

  • 03/06/2026

    Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior

Últimas Notícias

  • Política: Alcolumbre trava agenda do governo no Senado0
    Política: Alcolumbre trava agenda do governo no Senado Sem diálogo direto com Lula, presidente do Senado segura pautas prioritárias do Executivo e acelera projetos com impacto bilionário nas contas públicas
    14/06/2026
  • Colisão de helicópteros deixa seis mortos no Rio0
    Tragédia: Colisão de helicópteros deixa seis mortos no Rio Aeronaves bateram no ar e caíram no Recreio dos Bandeirantes; um dos helicópteros explodiu após atingir o solo
    14/06/2026
  • São Paulo descarta segundo caso suspeito de ebola0
    Saúde: São Paulo descarta segundo caso suspeito de ebola Paciente de 31 anos segue internada com boa evolução clínica após exames negativos realizados pelo Instituto Adolfo Lutz
    13/06/2026
  • Segurança: Líder do Tren de Aragua morre em operação0
    Segurança: Líder do Tren de Aragua morre em operação Ação conjunta entre Estados Unidos e Venezuela resultou na morte de Niño Guerrero, apontado como chefe da organização criminosa venezuelana
    13/06/2026
  • Mundo: Irã blinda urânio e complica acordo com EUA0
    Mundo: Irã blinda urânio e complica acordo com EUA Túneis desabados e entradas armadas com minas tornam mais difícil a retirada do estoque de urânio enriquecido, segundo fontes de inteligência
    13/06/2026
  • Segurança: Contrato de R$ 475 milhões mira Tarcísio0
    Segurança: Contrato de R$ 475 milhões mira Tarcísio Programa Muralha Paulista entra na mira do TCE-SP por contrato sem licitação para sistema de monitoramento inteligente em São Paulo
    12/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas