logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Luta: Campeão cearense de Kickboxing representa o Ceará no 1º campeonato brasileiro da modalidade
Luta Campeão de Kickboxing representa o Ceará no 1º campeonato brasileiro da modalidade
06/10/2023
Futebol: Millene leva Corinthians à vitória na Libertadores feminina
Futebol Millene leva Corinthians à vitória na Libertadores feminina
07/10/2023
Exibir tudo

Mundo Unifor De Muhammad Yunus a Narges Mohammadi, Nobel da Paz segue premiando a luta pelos direitos dos pobres e das mulheres Agraciado em 2006 pelo seu trabalho pela erradicação da pobreza e emancipação financeira das mulheres, Yunus será um dos palestrantes do Mundo Unifor 2023

Mundo Unifor: De Muhammad Yunus a Narges Mohammadi, Nobel da Paz segue premiando a luta pelos direitos dos pobres e das mulheres

Realizado a cada dois anos, o Mundo Unifor é o maior evento de disseminação científica, cultural, artística e de humanidades da região Nordeste | Foto: Ares Soares/Arquivo

O Comitê Nobel Norueguês divulgou, nesta sexta-feira (6), que irá laurear a ativista iraniana Narges Mohammadi com o prêmio Nobel da Paz de 2023. Narges é uma das vozes mais importantes na luta pelos direitos humanos, sobretudo na defesa dos direitos das mulheres, pela abolição da pena de morte e pela não obrigatoriedade do uso do véu islâmico, o hijab. Ela se destacou durante a mobilização de milhares de manifestantes no Irã após a morte da jovem curda Mahsa Amini, sob custódia policial, por utilização incorreta do véu.

Ao anunciar a vencedora, o comitê destacou que a “luta corajosa” de Narges Mohammadi pela liberdade de expressão lhe trouxe “enormes custos pessoais”. Atualmente, a ativista está encarcerada na prisão de Evin, em Teerã, cumprindo várias penas, principalmente pela acusação de difusão de propaganda contra o Estado.

De certo modo, o Comitê Nobel Norueguês tem reconhecido a batalha de diversas personalidades pelos direitos das mulheres e pela emancipação feminina, seja no campo social, político ou econômico. Narges Mohammadi, por exemplo, é vice-presidente da organização Centro de Defensores dos Direitos Humanos, organização não governamental fundada por Shirin Ebadi, laureada com o Nobel da Paz em 2003 pela defesa das crianças, mulheres e refugiados.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Muhammad Yunus

Outro exemplo importante é do bengali Muhammad Yunus, vencedor em 2006, que estará na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, em 20 de outubro, durante a programação do Mundo Unifor. O economista foi agraciado por seu trabalho revolucionário com o Grameen Bank, instituição financeira fundada por ele, que oferece microcréditos sem a necessidade de garantias para os mais pobres de Bangladesh, sendo que a maioria dos beneficiários são mulheres. Através deste sistema, Yunus proporcionou a milhares de mulheres a oportunidade de iniciar seus próprios negócios, conquistar autonomia financeira e, assim, combater a pobreza.

Ao desafiar o sistema bancário tradicional, provando que os pobres são dignos de confiança e capazes de gerar desenvolvimento sustentável, Yunus, comprovou que o microcrédito é mais do que apenas um empréstimo: é uma forma de confiar nos mais vulneráveis e dar-lhes a oportunidade de se empoderar e transformar suas vidas, como ele mesmo defende.

Narges Mohammadi, ativista iraniana e Muhammad Yunus, vencedor em 2006, do Nobel da Paz

Microcrédito como ferramenta

Em 1974, Yunus concebeu a ideia de criar um banco após testemunhar os devastadores efeitos de uma intensa onda de fome em seu país. Na época, ele era professor de economia na Universidade de Chitagong e se sentiu profundamente afetado pelas condições precárias enfrentadas pelos menos favorecidos.

“Era muito difícil ensinar todas aquelas belas teorias econômicas enquanto as pessoas morriam de fome”, comenta Yunus.

Ele decidiu investigar as causas da fome e concluiu que muitas dessas situações poderiam ser prevenidas se as pessoas tivessem acesso a pequenos montantes de dinheiro para, por exemplo, adquirir sementes. No entanto, o grande desafio era que as populações mais vulneráveis dificilmente conseguiam empréstimos, pois não tinham garantias a oferecer.

“As pessoas viviam em um nível tão baixo que não podiam poupar nem um centavo. Seus filhos estavam condenados a viver na penúria, sem nunca poder ter a menor reserva de dinheiro”, destaca Yunus.

Assim, ele decidiu criar uma instituição focada em fornecer microcréditos, valores modestos mas suficientes para fazer a diferença na vida dos necessitados. Sua primeira ação foi conceder US$ 27 a um grupo de 42 bengaleses. Com o passar dos anos, a taxa de inadimplência se mostrou mínima. Para assegurar a devolução dos empréstimos, Yunus adotou estratégias específicas, como priorizar as mulheres. “Elas tendem a ser mais responsáveis”, ele explica.

Lideranças pela liberdade

Enquanto Muhammad Yunus empodera mulheres economicamente, proporcionando-lhes ferramentas para romper com o ciclo da pobreza, Narges Mohammadi luta valentemente pelos seus direitos fundamentais. Ambos mostram que a luta pela igualdade e justiça pode e deve ser abordada por diferentes frentes. Em um mundo repleto de desafios, suas histórias são um farol de esperança.

Neste século, algumas personalidades foram laureadas por promover a justiça, a equidade e os direitos humanos, em especial das mulheres, como: Shirin Ebadi (2003); Leymah Gbowee, Tawakkol Karman e Ellen Johnson Sirleaf (2011); Kailash Satyarthi e Malala Yousafzai (2014), Denis Mukwege e Nadia Murad (2018); e Abiy Ahmed Ali (2019). Em contextos distintos, eles nos lembram que a mudança é possível, e que cada ato, por menor que pareça, pode ter um impacto profundo na sociedade. O Nobel da Paz, ao reconhecer esses esforços, amplifica suas vozes e nos chama à ação.

Mundo Unifor

De 16 a 20 de outubro, a Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, promoverá o Mundo Unifor 2023, o maior evento de disseminação científica, cultural, artística e de humanidades da região Nordeste. Nos cinco dias de evento, o campus da Unifor será tomado por palestras, oficinas, encontros científicos e diversas atividades promovidas pelos quatro centros de ciências da instituição. Toda a programação é gratuita e aberta ao público. 

“Realizamos esse grande evento a cada dois anos, congregando experiências diversas em múltiplas áreas do saber, com o objetivo de contribuir com a formação dos jovens, trazendo para a Universidade discussões acerca de temas contemporâneos. O Mundo Unifor hoje é muito mais do que um evento científico, é uma grande oportunidade de troca de experiências, produção e compartilhamento de ideias”, afirma o reitor da Universidade de Fortaleza, professor Randal Martins Pompeu.

INSCREVA-SE AQUI PARA A PROGRAMAÇÃO DO MUNDO UNIFOR 2023

Para a 11ª edição, a Unifor receberá o economista laureado com o Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, que ganhou reconhecimento internacional por meio de seu sistema revolucionário de microcrédito que auxiliou milhões a saírem da pobreza. 

“Este ano a Unifor, mais uma vez, se supera e traz pela primeira vez ao estado do Ceará, o vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus. Como epílogo desta semana, tê-lo aqui representa o vanguardismo de nossa universidade e a pluralidade de nossa programação. Yunus luta incessantemente contra as injustiças sociais por meio do Grameen Bank, revolucionando a economia mundial. Receber esse líder social reforça a nossa missão como instituição de ensino, que busca desenvolver uma economia mais humana, uma economia feita por gente que pensa nas pessoas e em seu desenvolvimento social”, celebra a Vice-Reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Maria Clara Bugarim.

Leia também | Governo cria regras para acolhimento de crianças ameaçadas de morte

Direitos Humanos Governo cria regras para acolhimento de crianças ameaçadas de morte
Compartilhar

Artigos Relacionados

Saúde: Bolsonaro é internado para cirurgia no ombro

Jair Bolsonaro é internado em hospital de Brasília para cirurgia no ombro direito | Foto: Sergio Lima/AFP

01/05/2026

Saúde: Bolsonaro é internado para cirurgia no ombro Ex-presidente passará por procedimento autorizado pelo STF


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Saúde: Bolsonaro é internado para cirurgia no ombro0
    Saúde: Bolsonaro é internado para cirurgia no ombro Ex-presidente passará por procedimento autorizado pelo STF
    01/05/2026
  • Política: Oposição pressiona Lula após derrotas no Congresso0
    Política: Oposição pressiona Lula após derrotas no Congresso Governo aposta em agenda social e fim da escala 6x1
    01/05/2026
  • Política: Congresso derruba veto e muda regras penais0
    Política: Congresso derruba veto e muda regras penais Texto da dosimetria segue para promulgação
    30/04/2026
  • Política: Alece aprova uso de receitas para segurança0
    Política: Alece aprova uso de receitas para segurança Projeto destina valores de veículos apreendidos ao fundo estadual
    30/04/2026
  • Segurança: PCCE cumpre 15 prisões em operação no Cariri0
    Segurança: PCCE cumpre 15 prisões em operação no Cariri Ação policial no Crato também resultou em flagrantes e apreensões
    30/04/2026
  • Política: Derrota de Messias impõe dilema a Lula0
    Política: Derrota de Messias impõe dilema a Lula Planalto avalia nova indicação ao STF
    30/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas