logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Digital: Lula cria regras para big techs no Brasil
Digital: Lula cria regras para big techs no Brasil
20/05/2026
Justiça: Dino cobra Câmara sobre viagem de Frias
Justiça: Dino cobra Câmara sobre viagem de Frias
20/05/2026
Exibir tudo

Mundo: EUA acusam Raúl Castro e elevam pressão Governo Trump formaliza acusações contra ex-presidente cubano e amplia tensão diplomática com Cuba em meio a possibilidade de novas medidas

Mundo: EUA acusam Raúl Castro e elevam pressão

Governo Trump formaliza acusações contra Raúl Castro e amplia pressão diplomática sobre Cuba em meio a novas tensões entre Washington e Havana | Foto: Reuters e CNN Newsource

20 de maio de 2026 – O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, formalizou acusações contra o ex-presidente cubano Raúl Castro, em uma medida que amplia a pressão sobre o regime de Cuba e aumenta a tensão diplomática entre os dois países.

A ofensiva americana é interpretada como parte de uma estratégia para forçar Havana a aceitar um acordo de abertura econômica. Segundo fontes ouvidas pela CNN, a acusação também cria um pretexto jurídico para uma eventual operação de captura, embora não haja expectativa de ação militar imediata, especialmente diante do envolvimento da Casa Branca na guerra contra o Irã.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Acusação amplia pressão contra Cuba

As acusações criminais foram reveladas nesta quarta-feira (20) pelo governo Trump. Raúl Castro é acusado de conspiração para matar cidadãos americanos, destruição de aeronave e assassinato. A denúncia, apresentada em 23 de abril, inclui outros réus.

As medidas ocorrem em meio ao endurecimento da política externa americana em relação a Cuba. Para pessoas próximas à Casa Branca e ex-diplomatas, a ação busca aumentar o poder de negociação dos Estados Unidos diante do governo cubano.

“O governo não quer realmente prosseguir com a ação militar neste momento, mas obviamente está preparando o terreno para isso”, disse Ricardo Zúñiga, ex-funcionário sênior do Departamento de Estado durante o governo Biden.

“Isso potencialmente cria poder de barganha”, acrescentou Zúñiga.

Na terça-feira (19), Trump voltou a adotar tom duro ao falar sobre Cuba. “Cuba é uma nação falida […] E vamos resolver isso”, afirmou o presidente americano.

Caso remonta a aviões abatidos em 1996

A acusação contra Raúl Castro está ligada ao episódio ocorrido em 24 de fevereiro de 1996, quando jatos cubanos abateram dois pequenos aviões pilotados por integrantes do grupo Irmãos ao Resgate. Quatro homens morreram, incluindo três cidadãos americanos. Uma terceira aeronave conseguiu escapar.

Cuba alegou que os aviões estavam em seu espaço aéreo. Já os Estados Unidos sustentaram que as aeronaves sobrevoavam águas internacionais. Posteriormente, a posição americana foi corroborada pela Organização da Aviação Civil Internacional, que concluiu que o ataque ocorreu sobre águas internacionais.

O grupo Irmãos ao Resgate tinha sede em Miami e foi fundado por cubano-americanos. A organização afirmava ter como missão localizar cubanos que fugiam da ilha em jangadas pelo Estreito da Flórida.

Governo cubano reage e nega base legal

O atual presidente de Cuba classificou as acusações contra Raúl Castro como uma “manobra política” sem base legal. O regime cubano, historicamente, defende que a ação de 1996 foi uma medida de legítima defesa de seu espaço aéreo.

Após o episódio, Fidel Castro afirmou que havia dado ordens gerais para interromper os voos, mas negou ter ordenado especificamente o abate das aeronaves. Segundo ele, os militares teriam agido com base em “ordens permanentes”.

Na época, Raúl Castro supervisionava os serviços de segurança do país como ministro da Defesa. O governo cubano também alegou que o grupo Irmãos ao Resgate teria sobrevoado o espaço aéreo cubano e realizado ações consideradas provocativas.

EUA já haviam imposto sanções

Depois do abate dos aviões, o então presidente americano Bill Clinton determinou sanções contra Cuba, incluindo a suspensão de voos fretados e restrições à circulação de diplomatas cubanos. O governo Clinton também buscou apoio do Congresso para endurecer o embargo comercial contra a ilha.

Apesar das medidas adotadas naquele período, os irmãos Castro não foram acusados criminalmente pelo governo americano. Em 2003, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos apresentou acusações contra três oficiais militares cubanos, mas eles nunca foram extraditados.

Agora, com a nova ofensiva do governo Trump, o caso volta ao centro da disputa entre Washington e Havana, em um momento de forte pressão econômica, política e diplomática sobre Cuba.

Leia também | Sindesp debate saúde mental e NR-01

Trabalho: Sindesp debate saúde mental e NR-01

Tags: Estados Unidos, Cuba, Raúl Castro, Donald Trump, Governo Trump, Relações Internacionais, Política Externa, Casa Branca, Havana, Washington, Irmãos ao Resgate, Aviões Abatidos, Embargo a Cuba, Sanções a Cuba, Regime Cubano, Fidel Castro, Bill Clinton, Organização da Aviação Civil Internacional, Departamento de Justiça dos EUA, Ricardo Zúñiga, América Latina, Geopolítica, Segurança Internacional, Diplomacia, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

MP reforça proteção a crianças na micareta

Representantes do MPCE, órgãos públicos e da organização do Fortal alinharam ações para garantir a proteção de crianças e adolescentes durante a micareta de 2026. | Foto: divulgação/MPCE

07/07/2026

Fortal: MP reforça proteção a crianças na micareta Reunião definiu ações integradas para fiscalização, prevenção e atendimento durante o Fortal 2026, com foco na garantia dos direitos de crianças e adolescentes


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 03/07/2026

    Bingo Plus Brasil Comentado em Futebol: Sorteio da Copa do Mundo 2026: Brasil só saberá ordem dos jogos no sábado; veja como funciona

  • 01/07/2026

    Consumidor: Decon multa aéreas e empresas de turismo em R$ 1,4 milhão – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Consumidor: Decon multa aéreas e empresas de turismo em R$ 1,4 milhão

  • 01/07/2026

    Polícia: Operação mira facções e advogados no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Saúde: Caucaia terá unidade oncológica em parceria com ICC

  • 30/06/2026

    Polícia: Operação mira facções e advogados no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Polícia: Operação mira facções e advogados no Ceará

  • 30/06/2026

    BingoPlus Brasil Comentado em Futebol: Sorteio da Copa do Mundo 2026: Brasil só saberá ordem dos jogos no sábado; veja como funciona

  • 29/06/2026

    Clima: Europa registra calor extremo e mais de 1,3 mil mortes – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Clima: Europa registra calor extremo e mais de 1,3 mil mortes

Últimas Notícias

  • MP reforça proteção a crianças na micareta0
    Fortal: MP reforça proteção a crianças na micareta Reunião definiu ações integradas para fiscalização, prevenção e atendimento durante o Fortal 2026, com foco na garantia dos direitos de crianças e adolescentes
    07/07/2026
  • Justiça: Moraes manda Flávio depor à PF0
    Justiça: Moraes manda Flávio depor à PF Senador será ouvido em investigação sobre suposto crime de calúnia contra Lula após postagem nas redes sociais
    07/07/2026
  • PF mira esquema bilionário de combustíveis no Rio de Janeiro0
    Polícia: PF mira esquema bilionário de combustíveis no Rio de Janeiro Operação investiga grupo suspeito de lavar mais de R$ 7,6 bilhões por meio de postos de combustíveis; 19 mandados são cumpridos no estado
    07/07/2026
  • Itamaraty alerta para risco de ação dos EUA no Brasil0
    Política: Itamaraty alerta para risco de ação dos EUA no Brasil Ministro Mauro Vieira afirma que classificação do PCC e do CV como organizações terroristas pode afetar a soberania nacional e ampliar medidas unilaterais dos Estados Unidos
    07/07/2026
  • PRF apreende veículo clonado na BR-116 em Fortaleza0
    Polícia: PRF apreende veículo clonado na BR-116 em Fortaleza Furgão com identificação semelhante à dos Correios apresentava sinais de adulteração e foi encaminhado à Polícia Civil para investigação
    06/07/2026
  • Ouvidoria da CMFor supera 98% de resolutividade em 20260
    Fortaleza: Ouvidoria da CMFor supera 98% de resolutividade em 2026 Canal da Câmara Municipal de Fortaleza concluiu 453 das 462 manifestações recebidas no primeiro semestre e manteve prazo médio de resposta de 10 dias
    06/07/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas