Policiais recebem instruções para cumprimento dos mandados judiciais | Foto: divulgação
O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da 2ª Promotoria de Justiça de Canindé, em colaboração com a Delegacia Municipal de Canindé, deflagrou na manhã desta quinta-feira (27/03) a Operação Dynamus. O objetivo da operação é desarticular um grupo vinculado a uma facção criminosa carioca, suspeita de extorsão, ameaças e danos a equipamentos de telecomunicação em cidades como Caridade, Paramoti e áreas vizinhas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A ação, que contou com o apoio da Polícia Militar, resultou na prisão de sete pessoas até o início da manhã. Estão sendo cumpridos na cidade de Caridade 11 mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas do Estado do Ceará.
A investigação teve início após um relatório da Polícia Militar, que revelou que a facção criminosa estava exigindo pagamentos mensais de R$ 20,00 por cliente de empresas de internet, sob ameaça de represálias. Negada a exigência, os empresários sofreram atos de vandalismo, incluindo a destruição de caixas de transmissão, antenas e redes de fibra ótica. Os crimes ocorriam principalmente durante a madrugada, quando a circulação de pessoas era menor, facilitando a ação criminosa.
Leia também | Março Vermelho: Conscientização e diagnóstico precoce do câncer renal