logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Imposto: IR 2026 pode ser declarado pelo celular
Imposto: IR 2026 pode ser declarado pelo celular
14/05/2026
Investigação: PF faz buscas contra Cláudio Castro
Investigação: PF faz buscas contra Cláudio Castro
15/05/2026
Exibir tudo

Inclusão: Arte fortalece autonomia de alunos Down Projeto transforma vidas com apoio da Alece no Ceará

Inclusão: Arte fortalece autonomia de alunos Down

Alunos do projeto Inclusão Social – Fortaleza Down exibem obras produzidas durante curso de pintura | Foto: Dário Gabriel/Alece

15 de maio de 2026 – O olhar atento de Alice Pinheiro revela mais do que concentração diante da tela. Aos 36 anos, formada em gastronomia, ela descobriu na pintura uma nova forma de expressão, autonomia e desenvolvimento pessoal. Entre tintas, pincéis e cores, Alice passou a enxergar novas possibilidades por meio do projeto “Inclusão Social – Fortaleza Down”.

A iniciativa é realizada pelo Portal Terra da Luz em parceria com a Associação Fortaleza Down e patrocinada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). O projeto oferece aulas gratuitas de pintura em um espaço preparado especialmente para acolher pessoas com síndrome de Down, estimulando habilidades criativas, convivência e fortalecimento da autoestima.

“Eu tô aprendendo muitas coisas, muitas novidades, pinturas, cores frias e quentes. Até vários desenhos bonitos também. Tomara que tenha mais atividades pra fazer”, destaca Alice Pinheiro, aluna do curso.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

https://youtu.be/vPP5I5wNx5c

Arte como ferramenta de inclusão

Tainah Marinho e Shirley Chaves | Foto: Dário Gabriel/Alece

O curso utiliza a arte como instrumento de inclusão social, promovendo aprendizado, expressão artística e desenvolvimento humano. Cada aluno carrega uma trajetória marcada por desafios e conquistas, encontrando nas aulas um ambiente acolhedor para crescer e se comunicar.

A coordenadora da Associação Fortaleza Down, Shirley Chaves, destaca que o trabalho vai muito além das oficinas.

“O resultado é o que a gente está vendo hoje. O trabalho não acaba nunca. Ele é contínuo e cada vez mais nós estamos crescendo e levantando essa bandeira da pessoa com deficiência”, afirma.

Atualmente, a Associação Fortaleza Down acompanha cerca de 900 famílias e atende aproximadamente 250 pessoas em Fortaleza, oferecendo suporte e oportunidades de inclusão.

Desenvolvimento e convivência

Primeira-dama da Alece, Tainah Marinho durante visita ao projeto de inclusão social na Associação Fortaleza Down | Foto: Dário Gabriel/Alece

Entre os participantes do projeto está Juliana Pessoa da Escócia, que encontrou nas atividades um espaço de acolhimento e convivência.

“Eu gostei muito de estar aqui com as pessoas com síndrome de Down. Gostei muito e sempre eu vou ficar aqui”, relata.

As aulas também receberam a visita da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), reforçando a importância de iniciativas voltadas à inclusão.

A primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, ressaltou a necessidade de ampliar o olhar sobre a diversidade.

“É muito importante porque a gente incentiva e estimula esses jovens e consegue reconhecer melhor o potencial e o talento que existe em cada um deles”, destacou.

Campanha reforça respeito às diferenças

Edmar Gonçalves, Hermann Hesse e Tainah Marinho | Foto: Dário Gabriel/Alece

A ação integrou a campanha “Doe um Par de Meias Coloridas”, movimento simbólico voltado ao respeito às diferenças e à construção de uma sociedade mais inclusiva.

Durante o projeto, os alunos produziram 46 telas que serão entregues aos parlamentares cearenses. As obras carregam sentimentos, histórias e a sensibilidade de quem encontrou na arte um caminho de expressão e pertencimento.

O editor-chefe do Portal Terra da Luz e idealizador do projeto, Hermann Hesse, destacou o impacto emocional das produções.

“Eu espero que os deputados se emocionem, assim como eu tenho me emocionado a cada trabalho que vejo. Cada quadro traduz muito amor, dedicação e mostra que eles são capazes de produzir, trabalhar e ocupar espaços na sociedade”, afirmou.

Transformação através da oportunidade

Após cerca de três meses de curso, o projeto revelou talentos, fortaleceu vínculos e reafirmou que inclusão começa pela oportunidade.

Mais do que ensinar pintura, a iniciativa mostrou que arte, acolhimento e respeito têm poder de transformar vidas com dignidade e autonomia.

Leia também | Doença grave não isenta IR de investimentos

Economia: Doença grave não isenta IR de investimentos

Tags: síndrome de Down, inclusão social, Fortaleza Down, Portal Terra Da Luz, Alece, arte inclusiva, pintura, Fortaleza, Ceará, acessibilidade, educação inclusiva, projeto social, autonomia, desenvolvimento pessoal

Compartilhar

Artigos Relacionados

Exames rápidos em farmácias ganham espaço

Exames rápidos realizados em farmácias oferecem praticidade, atendimento sem agendamento e resultados em até 20 minutos. | Foto: divulgação

02/07/2026

Saúde: Exames rápidos em farmácias ganham espaço Serviço oferece resultados em até 20 minutos e amplia o acesso da população a exames de triagem sem necessidade de agendamento


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 01/07/2026

    Consumidor: Decon multa aéreas e empresas de turismo em R$ 1,4 milhão – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Consumidor: Decon multa aéreas e empresas de turismo em R$ 1,4 milhão

  • 01/07/2026

    Polícia: Operação mira facções e advogados no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Saúde: Caucaia terá unidade oncológica em parceria com ICC

  • 30/06/2026

    Polícia: Operação mira facções e advogados no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Polícia: Operação mira facções e advogados no Ceará

  • 30/06/2026

    BingoPlus Brasil Comentado em Futebol: Sorteio da Copa do Mundo 2026: Brasil só saberá ordem dos jogos no sábado; veja como funciona

  • 29/06/2026

    Clima: Europa registra calor extremo e mais de 1,3 mil mortes – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Clima: Europa registra calor extremo e mais de 1,3 mil mortes

  • 22/06/2026

    image to video ai Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Exames rápidos em farmácias ganham espaço0
    Saúde: Exames rápidos em farmácias ganham espaço Serviço oferece resultados em até 20 minutos e amplia o acesso da população a exames de triagem sem necessidade de agendamento
    02/07/2026
  • Ministério entrega UBS Indígena em Caucaia0
    Saúde: Ministério entrega UBS Indígena em Caucaia Novas unidades no Ceará vão ampliar o atendimento de atenção primária para cerca de 2,5 mil indígenas em Caucaia e Acaraú
    02/07/2026
  • Venezuela supera 2 mil mortos após terremotos0
    Mundo: Venezuela supera 2 mil mortos após terremotos Governo decreta luto oficial de sete dias após tragédia que deixou mais de 11 mil feridos e devastou diversas regiões do país
    02/07/2026
  • Pastor Marcio Poncio é preso pela Polícia Federal0
    Polícia: Pastor Marcio Poncio é preso pela Polícia Federal Líder religioso é investigado por suposta ligação com a "Máfia do Cigarro" durante a 5ª fase da Operação Unha e Carne; STF determinou prisões e bloqueio de bens
    02/07/2026
  • Saúde: Perda dentária afeta milhões após os 500
    Saúde: Perda dentária afeta milhões após os 50 Especialistas alertam que ausência de dentes compromete alimentação, autoestima, convívio social e qualidade de vida de adultos e idosos
    01/07/2026
  • PF apreende dinheiro em livro falso durante operação0
    Polícia: PF apreende dinheiro em livro falso durante operação Ação investiga suposto desvio de recursos da cota parlamentar e mira pessoas ligadas ao deputado Sóstenes Cavalcante
    01/07/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas