logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Eleições 2022: Deputado cearense é ameaçado de expulsão pelo PDT por infidelidade partidária
Eleições 2022 Deputado estadual cearense é ameaçado de expulsão pelo PDT por infidelidade partidária
28/08/2022
Na população a partir de 60 anos, o risco de desenvolver a síndrome respiratória em não vacinados é pelo menos duas vezes maior do que o risco de quem tem ao menos uma dose de reforço. | Foto: Alex Régis
Saúde Mundo supera 600 milhões de casos de Covid-19
29/08/2022
Exibir tudo

geralMais de 100 mil crianças não receberam o nome do pai este ano Reconhecimento de paternidade pode ser feito em qualquer cartório

Este ano, foi registrado o menor número de nascimentos para o período desde 2016, totalizando 1.526.664 recém-nascidos. | Foto: Kid Jr

Este ano, foi registrado o menor número de nascimentos para o período desde 2016, totalizando 1.526.664 recém-nascidos. | Foto: Kid Jr

Os cartórios de Registro Civil do Brasil mostram que nos 7 primeiros meses deste ano, 100.717 crianças foram registradas sem o nome do pai. Este ano, foi registrado o menor número de nascimentos para o período desde 2016, totalizando 1.526.664 recém-nascidos, ou seja, 6,5% do total de recém-nascidos no país têm apenas o nome da mãe na certidão de nascimento.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

A porcentagem é maior que os 6% registrados em 2021, quando 96.282 crianças das 1.586.938 nascidas não receberam o nome do pai. Em 2020, foram 1.581.404 nascimentos e 92.092 pais ausentes. O ano de 2019 teve 99.826 crianças apenas com registro do nome materno ante 1.718.800 nascimentos, seguido por 93.006 frente a 1.702.137 nascimentos em 2018.

Os números estão registrados no Portal da Transparência do Registro Civil, na página Pais Ausentes, que integra a plataforma nacional, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que reúne as informações referentes aos nascimentos, casamentos e óbitos registrados nos 7.654 cartórios de Registro Civil do Brasil, presentes em todos os municípios e distritos do país.

Para o presidente da Arpen-Brasil, Gustavo Renato Fiscarelli, os números mostram que há muito a evoluir quando se trata de responsabilidade paterna. “Ambos, pai e mãe, são responsáveis pela criação dos filhos e possuem responsabilidades que precisam ser compartilhadas. Obviamente cada família vive uma realidade diferente, mas são dados substanciais que podem embasar as políticas públicas”, disse.

Fiscarelli ressalta a importância dos registradores. “Os registradores estimulam o procedimento de reconhecimento de paternidade com divulgação, programas permanentes de incentivo ao ato e ações, como os mutirões de reconhecimento de paternidade, realizados em parceria com as corregedorias gerais da Justiça”.

Reconhecimento

Desde 2012, o procedimento de reconhecimento de paternidade pode ser feito diretamente em qualquer Cartório de Registro Civil. Assim, não é mais necessária decisão judicial nos casos em que todas as partes concordam com a resolução.

Nos casos em que iniciativa seja do próprio pai, basta que ele compareça ao cartório com a cópia da certidão de nascimento do filho, sendo necessária a anuência da mãe ou do próprio filho, caso este seja maior de idade.

Em caso de filho menor, é necessário a anuência da mãe. Caso o pai não queria reconhecer o filho, a mãe pode fazer a indicação do suposto pai no próprio cartório, que comunicará aos órgãos competentes para que seja iniciado o processo de investigação de paternidade.

Desde 2017 também é possível realizar em cartório o reconhecimento de paternidade socioafetiva, aquele onde os pais criam uma criança mediante uma relação de afeto, sem nenhum vínculo biológico, desde que haja a concordância da mãe e do pai biológico.

Neste procedimento, caberá ao registrador civil atestar a existência do vínculo afetivo da paternidade ou maternidade mediante apuração objetiva por intermédio da verificação de elementos concretos: inscrição do pretenso filho em plano de saúde ou em órgão de previdência; registro oficial de que residem na mesma unidade domiciliar; vínculo de conjugalidade (casamento ou união estável) com o ascendente biológico; entre outros.

 Por Agência Brasil 

Leia também | História da independência é contada em site do bicentenário

Meio Ambiente Jardim Botânico do Rio abre neste domingo Semana do Bioma Amazônia
Compartilhar

Artigos Relacionados

Tecnologia amplia precisão na recuperação pela fisioterapia

A avaliação clínica continua sendo fundamental para definir as estratégias mais adequadas para cada paciente. | Foto: divulgação

01/09/2026

Saúde: Tecnologia amplia precisão na recuperação pela fisioterapia Equipamentos como dinamômetro e sistema de crioterapia ajudam a avaliar evolução e individualizar tratamentos para lesões e pós-operatórios


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 31/08/2026

    Brasil entra em pesquisa internacional que busca novos caminhos para a cura da hepatite B - Medicina no Brasil Notícias Comentado em Saúde: Brasil busca cura da hepatite B em estudo global

  • 26/08/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Cultura: Márcio Fernandes lança single “Aeroporto” no dia 31

  • 26/08/2026

    Márcio Fernandes Comentado em Cultura: Márcio Fernandes lança single “Aeroporto” no dia 31

  • 26/08/2026

    Câmara de Fortaleza retoma atividades do segundo semestre com foco em parceria entre os Poderes - Gazeta de Fortaleza Notícias Comentado em Política: Câmara de Fortaleza retoma atividades do semestre

  • 24/08/2026

    CLIPPING SINDHOESG 24/08/26 - SINDHOESG Comentado em Saúde: Cirurgias plásticas exigem estrutura para evitar riscos

  • 23/08/2026

    sadi moreira Comentado em Loterias: Mega-Sena tem ganhador de R$ 57 milhões

Últimas Notícias

  • Tecnologia amplia precisão na recuperação pela fisioterapia0
    Saúde: Tecnologia amplia precisão na recuperação pela fisioterapia Equipamentos como dinamômetro e sistema de crioterapia ajudam a avaliar evolução e individualizar tratamentos para lesões e pós-operatórios
    01/09/2026
  • TSE julga regras para uso de deepfake nas eleições0
    Eleitoral: TSE julga regras para uso de deepfake nas eleições Tribunal deve definir limites para conteúdos criados por inteligência artificial e avaliar punições a campanhas que utilizarem vídeos realistas
    01/09/2026
  • Yan e Dilsinho lançam “A Gente Se Separou”0
    Música: Yan e Dilsinho lançam “A Gente Se Separou” Pagode romântico chega às rádios de todo o Brasil nesta quarta-feira (2) e integra o primeiro audiovisual de Yan, gravado em São Paulo
    01/09/2026
  • Avalanche no Himalaia deixa mais de mil mortos0
    Tragédia: Avalanche no Himalaia deixa mais de mil mortos Equipes de resgate buscam mais de 4,4 mil desaparecidos no Nepal e no Tibete, incluindo trabalhadores presos em túneis de usina hidrelétrica
    01/09/2026
  • Beleza: Gabriela Botelho representa o Brasil no Miss Mundo0
    Beleza: Gabriela Botelho representa o Brasil no Miss Mundo Empresária mineira venceu o Miss Brasil Mundo 2026 representando Sergipe e disputará a final internacional no Vietnã
    31/08/2026
  • Aviação: Avião da Latam sai da pista no Paraná0
    Aviação: Avião da Latam sai da pista no Paraná Aeronave com 151 pessoas a bordo pousou sob chuva em Cascavel, ficou atolada na lama e não deixou feridos
    31/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas