logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Turismo: feriados de 2026 ainda rendem boas viagens
Turismo: feriados de 2026 ainda rendem boas viagens
20/08/2026
Conferência da Advocacia debate tecnologia no CE
Direito: Conferência da Advocacia debate tecnologia no CE
21/08/2026
Exibir tudo

Eleições: TSE define tempo de propaganda na TV e rádio Programas eleitorais gratuitos começam em 28 de agosto; Lula terá o maior tempo, seguido por Flávio Bolsonaro, Ronaldo Caiado e Augusto Cury

TSE define tempo de propaganda na TV e rádio

Fachada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pela definição da distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para as eleições presidenciais de 2026. | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

21 de agosto de 2026 – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão destinado aos candidatos à Presidência da República nas eleições de 2026. As inserções e programas em bloco serão exibidos entre os dias 28 de agosto e 1º de outubro, período oficial da campanha no rádio e na TV.

A distribuição do tempo segue os critérios previstos na legislação eleitoral, que considera a representatividade dos partidos e federações na Câmara dos Deputados.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Tempo de propaganda dos candidatos

De acordo com o TSE, a Coligação Brasil Pronto para Mais, que tem como candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), contará com 5 minutos e 31 segundos diários no horário eleitoral.

A coligação reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), a Federação PSOL/Rede, além de PSB e PDT.

O candidato Flávio Bolsonaro (PL), que disputa a eleição sem coligação, terá 4 minutos e 20 segundos diários.

Já Ronaldo Caiado (PSD), também concorrendo sem alianças, contará com 2 minutos e 2 segundos diários.

O candidato Augusto Cury (Avante) terá 35 segundos diários para apresentar suas propostas ao eleitorado.

Segundo sorteio realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o Avante abrirá a sequência de exibição do primeiro dia de propaganda eleitoral. Em seguida, serão exibidos os programas do PSD, PL e da Coligação Brasil Pronto para Mais. Nos dias seguintes, a ordem seguirá sistema de rodízio.

Inserções na programação das emissoras

Além dos programas em bloco, o TSE definiu a distribuição das inserções que serão veiculadas ao longo da programação das emissoras de rádio e televisão.

A Coligação Brasil Pronto para Mais terá direito a 433 inserções durante a campanha. O PL contará com 339 inserções, o PSD terá 159, enquanto o Avante ficará com 47 inserções.

Assim como ocorre no horário em bloco, a ordem inicial das inserções também será aberta pelo Avante, seguindo posteriormente o sistema de rodízio estabelecido pelo Tribunal.

Como é calculado o tempo do horário eleitoral

O tempo de propaganda eleitoral gratuita é calculado com base na representação dos partidos na Câmara dos Deputados.

A campanha de Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o maior tempo por reunir a maior aliança partidária. A Federação Brasil da Esperança soma 81 deputados federais e, com a união às federações e partidos aliados, alcança representatividade de 127 parlamentares.

O PL possui 98 deputados federais, mas disputa a eleição sem coligações. O PSD conta com 42 parlamentares, enquanto o Avante possui sete representantes na Câmara.

Partidos que não atingiram a cláusula de desempenho prevista na legislação eleitoral não terão acesso ao horário eleitoral gratuito. Para isso, é necessário possuir pelo menos 13 deputados federais ou atingir os percentuais mínimos de votos válidos estabelecidos pela legislação.

Calendário das eleições

O primeiro turno das eleições de 2026 será realizado em 4 de outubro, quando os eleitores escolherão presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

Caso nenhum candidato à Presidência ou aos governos estaduais obtenha mais de 50% dos votos válidos, excluídos brancos e nulos, haverá segundo turno em 25 de outubro.

Leia também | Tecnologia biológica chega ao Brasil contra mosca-minadora

Agronegócio: Tecnologia biológica chega ao Brasil contra mosca-minadora

Tags: TSE, Tribunal Superior Eleitoral, horário eleitoral, propaganda eleitoral gratuita, eleições 2026, eleição presidencial, Lula, Luiz Inácio Lula da Silva, Flávio Bolsonaro, Ronaldo Caiado, Augusto Cury, rádio, televisão, campanha eleitoral, inserções eleitorais, propaganda política, calendário eleitoral, primeiro turno, segundo turno, Portal Terra da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Compras do Paraguai passam a ser entregues pelos Correios

A operação contempla, inicialmente, dois grandes varejistas de Ciudad del Este: Cellshop e New Zone Importados. | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

20/08/2026

Economia: Compras do Paraguai passam a ser entregues pelos Correios Nova modalidade permite receber encomendas de até 30 kg feitas em sites de lojas de Ciudad del Este


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 20/08/2026

    Laerte Cavalcante Comentado em Negócios: Club Brasil traz Marcos Strider para almoço em Fortaleza

  • 20/08/2026

    Vania Cidrao Comentado em Negócios: Club Brasil traz Marcos Strider para almoço em Fortaleza

  • 18/08/2026

    Exploração na Foz do Amazonas divide o Brasil - sun-it Comentado em Energia: Margem Equatorial pode virar novo pré-sal

  • 17/08/2026

    Farmácia Popular Pode Passar a Oferecer Exames e Testes Rápidos — Mas Ainda Não é Regra Valendo – Blend do Dia Comentado em Saúde: Farmácia Popular poderá oferecer exames e testes

  • 16/08/2026

    Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís

  • 16/08/2026

    Aviação: Avião-arraia promete voos mais econômicos – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Aviação: Avião-arraia promete voos mais econômicos

Últimas Notícias

  • TSE define tempo de propaganda na TV e rádio0
    Eleições: TSE define tempo de propaganda na TV e rádio Programas eleitorais gratuitos começam em 28 de agosto; Lula terá o maior tempo, seguido por Flávio Bolsonaro, Ronaldo Caiado e Augusto Cury
    21/08/2026
  • Compras do Paraguai passam a ser entregues pelos Correios0
    Economia: Compras do Paraguai passam a ser entregues pelos Correios Nova modalidade permite receber encomendas de até 30 kg feitas em sites de lojas de Ciudad del Este
    20/08/2026
  • Vacinas de mRNA ampliam esperança contra o câncer0
    Saúde: Vacinas de mRNA ampliam esperança contra o câncer Estudos avançam além do melanoma e apontam resultados promissores para tumores de pâncreas, mama e pulmão, mas especialistas alertam que ainda há desafios sobre eficácia, produção e acesso
    20/08/2026
  • Fiscalização: Decon notifica 64 postos em Fortaleza0
    Fiscalização: Decon notifica 64 postos em Fortaleza Órgão quer documentos para analisar reajustes nos preços da gasolina comum e do óleo diesel na capital cearense
    19/08/2026
  • Envelhecimento dos servidores desafia saúde no Ceará0
    Saúde: Envelhecimento dos servidores desafia saúde no Ceará Com idade média próxima dos 50 anos, ISSEC amplia uso de dados e coordenação do cuidado para acompanhar doenças crônicas e antecipar riscos
    19/08/2026
  • Alimentos ultraprocessados ‘saudáveis’ exigem atenção0
    Saúde: Alimentos ultraprocessados ‘saudáveis’ exigem atenção Produtos com apelo fit, zero açúcar ou alto teor de proteína podem integrar a dieta, mas não substituem refeições variadas e alimentos in natura
    19/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas