O cinema brasileiro em destaque na França | Foto: Victor Jucá/Divulgação
17 de maio de 2025 — O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, é um dos concorrentes à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2025, na França. Ambientado no Brasil de 1977, o longa retrata a história de um professor que tenta recomeçar a vida ao se mudar de São Paulo para Recife — mas sua jornada toma rumos inesperados.
O vencedor da Palma de Ouro será anunciado no próximo dia 24 de maio.
Além de estar na mostra competitiva, o Brasil também foi escolhido como o país homenageado da 78ª edição do festival. O título é concedido a um país em reconhecimento à sua contribuição artística e cultural ao cinema internacional. Ao longo do evento, há uma série de atividades voltadas à celebração da produção cinematográfica brasileira, incluindo palestras, exibições especiais e encontros com representantes da indústria.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, integra a delegação brasileira no Marché du Film 2025, mercado de cinema que ocorre paralelamente ao festival. O evento promove encontros com críticos, cineastas e produtores de todo o mundo. A ministra também se encontrará com Rachida Dati, ministra da Cultura da França.
A delegação conta com 65 agentes do setor audiovisual, incluindo produtores, cineastas e representantes institucionais. A participação brasileira tem apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Instituto Guimarães Rosa (IGR), da Embaixada do Brasil em Paris e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Durante o festival, haverá mostras de filmes em andamento, eventos de networking e apresentações de projetos de coprodução internacional.
Para o Ministério da Cultura, a escolha do Brasil como país de honra representa “uma oportunidade única de expandir nossas conexões, fortalecer diálogos e mostrar ao mundo a diversidade e a criatividade do cinema brasileiro”.
Leia também | GP da Emilia-Romagna 2025: confira onde assistir e a programação completa da F1