logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Talk Show: “Grandes Nomes do Ceará” estreia em dezembro com humor, debates e convidados de destaque em Sobral
Talk Show: “Grandes Nomes do Ceará” estreia em dezembro com humor, debates e convidados de destaque em Sobral
21/11/2025
Alerta! Golpistas criam sites falsos da Shopee e Havan na Black Friday e ampliam golpes com descontos irresistíveis
Alerta! Golpistas criam sites falsos da Shopee e Havan na Black Friday e ampliam golpes com descontos irresistíveis
21/11/2025
Exibir tudo

Internacional: Lula desembarca na África do Sul para participar da Cúpula do G20; minerais críticos e terras raras estão entre os temas centrais Presidente representa o Brasil na reunião das maiores economias do mundo e cumpre agenda paralela com encontros bilaterais antes de seguir para Moçambique

Internacional: Lula desembarca na África do Sul para participar da Cúpula do G20; minerais críticos e terras raras estão entre os temas centrais

Foto: Ricardo Stuckert/PR

21 de novembro de 2025 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou, na manhã desta sexta-feira (21), a Joanesburgo, na África do Sul, para participar da Cúpula de Líderes do G20, que reúne as principais economias globais. Em publicação nas redes sociais, Lula destacou o lema desta edição: “Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade”, ressaltando a importância do debate para o Brasil e para o Sul Global.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Brasil integra a troika e mantém protagonismo no G20

Como presidência do bloco em 2024, o Brasil participa da troika, ao lado da África do Sul e dos Estados Unidos, próximos a assumir o comando do grupo. A cooperação entre os três países garante continuidade às agendas prioritárias da cúpula.

A presidência sul-africana definiu quatro eixos centrais para as discussões deste ano:
— Resposta e resiliência a desastres naturais
— Sustentabilidade da dívida pública de países de baixa renda
— Financiamento para a transição energética justa
— Minerais críticos e terras raras como vetores de desenvolvimento

A cúpula terá três sessões temáticas e deve resultar em uma declaração conjunta dos líderes, incluindo princípios sobre extração e beneficiamento de minerais estratégicos — tema sensível para as economias emergentes.

Discussões ampliam foco em clima, economia e governança global

Além da declaração dos líderes, estão previstos documentos sobre a sustentabilidade da dívida e melhorias nos métodos de funcionamento do G20. A presidência sul-africana também manteve as reuniões inclusivas durante a Assembleia Geral da ONU, iniciativa lançada pelo Brasil para ampliar a participação de países não membros.

No sábado (22), os chefes de Estado abordarão crescimento econômico sustentável, comércio, financiamento ao desenvolvimento e dívidas públicas. À tarde, o diálogo se concentra em mudanças climáticas, segurança alimentar, redução de riscos de desastres e transição energética.

No domingo (23), os debates giram em torno de minerais críticos, trabalho decente e inteligência artificial. Lula também participará de encontro entre os países do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (Ibas), que reforça a cooperação entre nações do Sul Global.

Lula segue para Moçambique após a cúpula

Após cumprir agenda na África do Sul, Lula viajará para Maputo, capital de Moçambique, onde realizará visita oficial na segunda-feira (24). A viagem celebra os 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

Moçambique é o principal beneficiário da cooperação brasileira na África, com projetos desenvolvidos nas áreas de saúde, agricultura, educação, formação profissional e segurança pública. Durante a visita, Lula e autoridades locais devem revisar parcerias estruturantes e ampliar acordos.

Está previsto ainda um fórum empresarial com a presença de até 200 empresários brasileiros e moçambicanos, com foco em agronegócio, inovação, saúde e indústria. Lula será recebido pelo presidente Daniel Chapo, participará do encerramento do fórum e deverá receber o título de doutor honoris causa da Universidade Pedagógica de Maputo.

O retorno ao Brasil está previsto para a noite de segunda-feira.


Leia também | COP30 divulga rascunhos e frustra países ao excluir mapa global para transição energética

Meio Ambiente: COP30 divulga rascunhos e frustra países ao excluir mapa global para transição energética

Tags: Lula G20, Cúpula do G20 2025, África do Sul G20, Lula na África do Sul, minerais críticos, terras raras, economia global, política internacional, cooperação Brasil África, troika G20, reunião de líderes mundiais, Moçambique e Brasil, Daniel Chapo, fórum empresarial Maputo, COP30, transição energética, Lula política externa, diplomacia brasileira, agronegócio internacional, inovação global, Joãoanesburgo G20, Fórum IBAS, clima e sustentabilidade, dívida pública global, comércio internacional

Compartilhar

Artigos Relacionados

Economia: INSS inicia pagamento do 13º para beneficiários

Aposentados e pensionistas começam a receber a primeira parcela do 13º do INSS | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

24/04/2026

Economia: INSS inicia pagamento do 13º para beneficiários Primeira parcela começa para quem ganha até um mínimo


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 13/04/2026

    STF pode mudar regras da delação premiada no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: STF pode mudar regras da delação premiada no país

  • 08/04/2026

    Ceará transforma esgoto em energia limpa – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Sustentabilidade: Ceará transforma esgoto em energia limpa

  • 04/04/2026

    Shows celebram legado de Tarcísio Sardinha Disco inédito reúne grandes nomes da música brasileira em apresentações gratuitas em Fortaleza ‣ Portal Terra da Luz – Cultura em Movimento Comentado em Gastronomia: Art Vino & Cucina amplia experiência em Fortaleza

  • 30/03/2026

    Junior Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

Últimas Notícias

  • Justiça: STF decide sobre prisão de ex-presidente do BRB0
    Justiça: STF decide sobre prisão de ex-presidente do BRB Placar parcial é favorável à manutenção da medida
    24/04/2026
  • Fé: Igreja de São Jorge no Rio vira santuário0
    Fé: Igreja de São Jorge no Rio vira santuário Elevação ocorre no dia do padroeiro do estado
    23/04/2026
  • Eleições: Especialista alerta sobre regras da pré-campanha0
    Eleições: Especialista alerta sobre regras da pré-campanha Uso de IA e redes sociais exige cautela na disputa eleitoral
    23/04/2026
  • Educação: Tauá apresenta políticas emocionais em missão na Espanha0
    Educação: Tauá apresenta políticas emocionais em missão na Espanha Município cearense integra rede internacional de bem-estar
    23/04/2026
  • Investigação: PF apura fraude de R$ 13 mi em previdência em SP0
    Investigação: PF apura fraude de R$ 13 mi em previdência em SP Operação mira gestão de recursos públicos em instituto municipal
    23/04/2026
  • Política: Adriana Pedrosa toma posse como vereadora em Fortaleza0
    Política: Adriana Pedrosa toma posse como vereadora em Fortaleza Parlamentar assume vaga e destaca pautas sociais na Câmara
    22/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas