Escolha o plano correto para ter dedução no Imposto de Renda | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Se você tem Imposto de Renda a pagar em 2025, investir em previdência privada ainda em 2024 pode ser uma estratégia eficiente para conseguir dedução na declaração. A Receita Federal permite que até 12% dos rendimentos tributáveis sejam abatidos com contribuições para planos do tipo PGBL — mas alguns critérios precisam ser respeitados.
De acordo com Eduardo Linhares, professor de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará, entender a diferença entre os planos é essencial. O PGBL oferece dedução fiscal agora, mas o imposto será cobrado sobre o total (contribuições + rendimentos) no momento do resgate. Já o VGBL não garante dedução no IR, mas tributa apenas os rendimentos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
“A principal diferença entre o PGBL e o VGBL está no tratamento tributário. O PGBL permite deduzir as contribuições do IR, mas, na hora do resgate, o imposto incide sobre o valor total. Já o VGBL tributa somente os rendimentos”, destaca Linhares.
Além disso, quem opta pelo PGBL pode escolher entre duas formas de tributação no momento do saque:
O professor Marco Aurélio Pitta, da Universidade Positivo, orienta: o plano PGBL é mais vantajoso para quem declara o IR no modelo completo e possui renda tributável mais elevada. Já o VGBL é ideal para quem opta pelo modelo simplificado ou quer apenas formar uma reserva financeira.
Atenção: para deduzir no IR de 2025, o plano PGBL deve ter sido contratado entre 1º e 31 de dezembro de 2024. Quem contratou a previdência apenas em 2025 só poderá usá-la na declaração de 2026.
Leia também | Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 bate recorde de adesão entre brasileiros