País já alcançou 64% da meta de turistas internacionais prevista para 2025 | Foto: reprodução
15 de maio de 2025 – O Brasil recebeu 4.425.888 turistas internacionais entre janeiro e abril de 2025, número que representa um recorde histórico para o primeiro quadrimestre desde o início da série registrada em 1970. O volume equivale a mais de 56 estádios do Maracanã lotados, considerando sua capacidade de 78.838 pessoas. Os dados são do Ministério do Turismo, com base em informações da Embratur e da Polícia Federal.
De acordo com o Plano Nacional de Turismo (PNT), a meta para este ano é atrair 6,9 milhões de turistas internacionais. Com os números já registrados, o país atingiu mais de 64% da projeção anual e metade da meta prevista para 2027, que é de 8,1 milhões de visitantes estrangeiros.
“Alcançar mais da metade da nossa meta anual já nos primeiros quatro meses do ano é um sinal claro de que estamos no caminho certo”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino. Ele destacou ainda que os dados reforçam o compromisso do governo em consolidar o Brasil como líder do turismo na América Latina.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Somente em abril de 2025, o Brasil recebeu 686.239 turistas internacionais, um crescimento de 72% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O aumento representa 287.652 visitantes a mais em comparação com abril de 2024.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, atribui o bom desempenho à recuperação da imagem internacional do Brasil. “Recuperamos nossa reputação como um país democrático e aliado da humanidade. Isso, somado à ampliação da conectividade aérea, tem sido fundamental para nosso sucesso”, afirmou.
A Argentina continua sendo o principal emissor de turistas para o Brasil, com mais de 2,1 milhões de visitantes no quadrimestre. Em seguida aparecem:
A diversidade de emissores confirma o apelo global do Brasil como destino turístico, que combina belezas naturais, cultura vibrante e hospitalidade.
Leia também | Empresário cearense transforma a vida de mãe solo com kit para empreender no mês das mães