logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
MDB decide ficar fora da disputa presidencial
Política: MDB decide ficar fora da disputa presidencial
27/07/2026
Guerra: Ucraniano derruba drones russos com fuzil
Guerra: Ucraniano derruba drones russos com fuzil
27/07/2026
Exibir tudo

Saúde: SOCEP lança campanha contra violência infantil Evento será realizado nesta terça-feira, 28, em Fortaleza, e também marcará o lançamento do 1º Concurso de Jornalismo da entidade

Saúde: SOCEP lança campanha contra violência infantil

Sociedade Cearense de Pediatria lança campanha de combate à violência contra crianças e adolescentes em Fortaleza | Foto: divulgação

27 de julho de 2026 – A Sociedade Cearense de Pediatria (SOCEP) lança, nesta terça-feira (28), às 15h, em Fortaleza, a campanha “Grito de Alerta: Atenção e Proteção de Crianças e Adolescentes”, iniciativa voltada ao combate à violência contra crianças e adolescentes.

O evento será realizado na sede da entidade, na Rua Maria Tomásia, 701, Aldeota, e integra a programação da Semana do Pediatra, realizada em comemoração ao Dia do Pediatra, celebrado em 27 de julho.

A mobilização reunirá jornalistas, radialistas, pediatras e profissionais da saúde para debater o papel da comunicação, da rede de proteção e da sociedade na prevenção e no enfrentamento da violência infantil.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Campanha surge diante de alerta

Dr. João Borges, presidente da Sociedade Cearense de Pediatria | Foto: divulgação

A campanha da SOCEP foi criada em resposta ao crescimento dos casos de violência contra crianças e adolescentes no Brasil.

No Ceará, foram registradas 2.619 denúncias de violência física contra crianças de até 11 anos por meio do Disque 100, segundo dados divulgados em junho de 2026 pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

Em todo o país, mais de 685 mil notificações de violência contra crianças e adolescentes foram registradas entre 2020 e 2025.

Os números reforçam a urgência de ações educativas, preventivas e de mobilização social para proteger crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Jornalistas e pediatras no debate

O presidente da Sociedade Cearense de Pediatria, Dr. João Borges, e a Dra. Anamaria Cavalcante e Silva, diretora de Cursos e Eventos da SOCEP, irão se reunir com jornalistas, radialistas e pediatras para discutir estratégias de enfrentamento à violência.

A proposta é fortalecer o diálogo entre profissionais da saúde e da comunicação, ampliando a circulação de informações qualificadas sobre prevenção, identificação de sinais de violência, proteção integral e canais de denúncia.

A SOCEP destaca que a imprensa tem papel fundamental na conscientização da sociedade e na divulgação de conteúdos que contribuam para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Concurso de Jornalismo será lançado

Durante a programação, será lançado o 1º Concurso de Jornalismo da Sociedade Cearense de Pediatria.

A iniciativa pretende reconhecer reportagens e produções jornalísticas que contribuam para ampliar o debate público sobre a prevenção da violência infantil e a promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

O concurso também busca estimular a cobertura responsável do tema, valorizando trabalhos que ajudem a informar, sensibilizar e mobilizar a população.

Casos de maus-tratos crescem

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, os casos de maus-tratos contra crianças e adolescentes cresceram 14,6%.

O levantamento chama atenção para diferentes formas de violência, como abuso sexual, negligência e agressões físicas.

Os registros de bullying e cyberbullying também aumentaram, alcançando 5.226 ocorrências após a tipificação penal desses crimes.

Os dados apontam ainda que grande parte das agressões acontece dentro do ambiente familiar, tendo pais, mães ou responsáveis entre os principais autores.

As meninas representam cerca de 62% das vítimas notificadas, enquanto quase metade dos casos envolve crianças pardas.

Proteção exige ação integrada

A SOCEP reforça que o enfrentamento da violência infantil depende da atuação integrada de profissionais da saúde, educação, assistência social, rede de proteção, imprensa, famílias e sociedade civil.

Pediatras e demais profissionais que atendem crianças e adolescentes têm papel estratégico na identificação de sinais de violência e no encaminhamento adequado dos casos suspeitos ou confirmados.

A campanha também pretende ampliar a conscientização sobre a importância da denúncia e da proteção imediata das vítimas.

Casos de suspeita ou confirmação de violência contra crianças e adolescentes podem ser denunciados gratuitamente pelo Disque 100, canal nacional de proteção aos direitos humanos.

Serviço

Lançamento da campanha “Grito de Alerta: Atenção e Proteção de Crianças e Adolescentes” e do 1º Concurso de Jornalismo da SOCEP
Data: 28 de julho de 2026, terça-feira
Horário: 15h às 16h
Local: Sociedade Cearense de Pediatria (SOCEP)
Endereço: Rua Maria Tomásia, 701, Aldeota, Fortaleza/CE
Público: jornalistas, radialistas, pediatras, profissionais da saúde e convidados
Tema: combate à violência contra crianças e adolescentes
Canal de denúncia: Disque 100

Leia também | Estudante cearense é premiado por unir IA e saber popular

Educação: Estudante cearense é premiado por unir IA e saber popular

Tags: SOCEP, Sociedade Cearense de Pediatria, campanha Grito de Alerta, violência infantil, violência contra crianças e adolescentes, proteção de crianças, proteção de adolescentes, Dia do Pediatra, Semana do Pediatra, pediatria, pediatras, saúde infantil, direitos humanos, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, MDHC, Disque 100, Anuário Brasileiro de Segurança Pública, maus-tratos, abuso sexual, negligência, violência física, bullying, cyberbullying, rede de proteção, imprensa, jornalismo, Concurso de Jornalismo da SOCEP, Fortaleza, Ceará, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Lula poderá indicar quatro ministros para o STF até 2031

Lula poderá indicar novos ministros para o Supremo Tribunal Federal durante o próximo mandato, com uma vaga em aberto e três aposentadorias previstas até 2030. | Foto: CNN

26/10/2026

Política: Lula poderá indicar quatro ministros para o STF até 2031 Vaga aberta com a saída de Luís Roberto Barroso e aposentadorias previstas de Luiz Fux, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes podem mudar a composição da Corte


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 22/10/2026

    Fabiano Comentado em Loterias: Mega-Sena pode pagar R$ 200 milhões hoje

  • 22/10/2026

    Inovação: Uece testa biocarvão de casca de coco no Pecém – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Inovação: Uece testa biocarvão de casca de coco no Pecém

  • 19/10/2026

    Trabalho: Fim da 6×1 abre debate sobre hora extra – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Trabalho: Fim da 6×1 abre debate sobre hora extra

  • 18/10/2026

    Dívida pública Brasil 2026 chega a 83% do PIB e ameaça eleição Comentado em Economia: Dívida pública exige ajustes após eleição

  • 18/10/2026

    Acidente: Filho do presidente da Fieam morre em SP – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Acidente: Filho do presidente da Fieam morre em SP

  • 17/10/2026

    Energia: ONS eleva previsão de demanda em outubro – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: ONS eleva previsão de demanda em outubro

Últimas Notícias

  • Lula poderá indicar quatro ministros para o STF até 20310
    Política: Lula poderá indicar quatro ministros para o STF até 2031 Vaga aberta com a saída de Luís Roberto Barroso e aposentadorias previstas de Luiz Fux, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes podem mudar a composição da Corte
    26/10/2026
  • Imprensa internacional destaca reeleição de Lula0
    Mundo: Imprensa internacional destaca reeleição de Lula Jornais dos Estados Unidos, França, Argentina e Reino Unido ressaltam virada eleitoral, resistência ao avanço da direita e desafios do presidente diante da polarização política no Brasil
    26/10/2026
  • Flávio Bolsonaro pede anulação das eleições0
    Política: Flávio Bolsonaro pede anulação das eleições Derrotado por Lula no segundo turno, senador questiona prorrogação do horário de votação determinada por Cristiano Zanin, do STF, após pedido das duas campanhas
    26/10/2026
  • Lula vira em 211 cidades e bate recorde de votos0
    Eleições: Lula vira em 211 cidades e bate recorde de votos Presidente reeleito ampliou a vantagem para 4,4 milhões de votos no segundo turno, com maior comparecimento às urnas, redução de brancos e nulos e avanço em 97% dos municípios
    26/10/2026
  • Lula agradece votos e promete regular plataformas digitais0
    Política: Lula agradece votos e promete regular plataformas digitais Reeleito para o quarto mandato, presidente destaca participação popular, defende mudanças na comunicação digital e sinaliza continuidade de programas sociais, investimentos e políticas para educação
    26/10/2026
  • Zanin amplia votação até as 19h em todo o Brasil0
    Eleições: Zanin amplia votação até as 19h em todo o Brasil Decisão do ministro do STF atende a pedido da campanha de Lula após relatos de falhas no transporte público; TSE deverá cumprir a determinação
    25/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas