logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Opinião: STF e a rota terminal do caso Bolsonaro
Opinião: STF e a rota terminal do caso Bolsonaro
09/11/2025
Fórmula 1: Lando Norris vence o GP de São Paulo 2025; Gabriel Bortoleto abandona corrida após colisão na primeira volta
Fórmula 1: Lando Norris vence o GP de São Paulo 2025; Gabriel Bortoleto abandona corrida após colisão na primeira volta
09/11/2025
Exibir tudo

Enchente: Rompimento de reservatório em Campina Grande causa destruição, deixa uma idosa morta e duas pessoas feridas Câmeras de segurança registraram o momento em que o reservatório da Cagepa se rompeu no bairro da Prata; casas desabaram e dezenas de bairros ficaram sem água

Rompimento de reservatório em Campina Grande causa destruição, deixa uma idosa morta e duas pessoas feridas

Tragédia em Campina Grande: reservatório se rompe e provoca destruição | Foto: reprodução

09 de novembro de 2025 — Imagens de câmeras de segurança registraram o momento exato em que um reservatório de água rompeu no bairro da Prata, em Campina Grande, na manhã de sábado (8). A força da água causou uma tragédia: uma idosa morreu, duas pessoas ficaram feridas e pelo menos três casas desabaram. Outras três residências foram gravemente danificadas.

As imagens mostram o impacto da correnteza atingindo uma casa e, em seguida, arrastando veículos, derrubando postes e alagando ruas inteiras. A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou que o reservatório armazenava cerca de dois mil metros cúbicos de água — o equivalente a dois milhões de litros.

Com o rompimento, 40 bairros de Campina Grande e quatro municípios vizinhos — Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Areial e Montadas — tiveram o abastecimento interrompido. A Cagepa prevê normalização gradual a partir deste domingo (9).

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Governador afirma que reservatório passava por manutenção constante

O governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), declarou que o reservatório não apresentava sinais de risco e passava por manutenção permanente. Durante coletiva de imprensa, Azevedo destacou que não havia qualquer indício de vazamentos ou anomalias estruturais antes do rompimento.

“Essa manutenção é diária, é permanente. Não há nenhum relatório em que aquele reservatório apresentasse risco à população. Não houve nenhuma sinalização, nenhum vazamento nas paredes, nada que indicasse um possível rompimento”, afirmou o governador.

O chefe do Executivo estadual também garantiu que as vítimas receberão todo o suporte necessário. “As famílias ficarão completamente protegidas pela mão do governo, que tem obrigação e responsabilidade de prestar esse apoio”, acrescentou.

Uma comissão especial foi criada para acompanhar o caso, sob coordenação do vice-governador Lucas Ribeiro. Segundo ele, a Cagepa alugou imóveis temporários para abrigar as famílias que ficaram desabrigadas após o acidente.

Cagepa lamenta o ocorrido e inicia investigação sobre as causas

A Cagepa divulgou nota lamentando o acidente e manifestando pesar pela morte da idosa Maria do Socorro Leal Texeira de Araújo, de 62 anos, que estava acamada em casa no momento da tragédia. A empresa informou que instaurou um processo interno de apuração para identificar as causas do rompimento.

“As circunstâncias do caso estão sendo apuradas. Assim que o rompimento foi identificado, equipes técnicas e de assistência foram mobilizadas em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para garantir a segurança das famílias afetadas e iniciar as medidas emergenciais”, disse a nota.

O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande informou que as duas pessoas feridas — uma mulher e um homem — foram atendidas com ferimentos nos pés e permanecem em estado de saúde estável.

A tragédia reacende o debate sobre a segurança de estruturas de armazenamento de água em áreas urbanas e a importância de protocolos rigorosos de inspeção preventiva.

Leia também | Mudanças climáticas agravam casos de alergia e doenças respiratórias, alerta especialista

Saúde: Mudanças climáticas agravam casos de alergia e doenças respiratórias, alerta especialista

Tags: Campina Grande, Paraíba, rompimento de reservatório, Cagepa, João Azevedo, bairro da Prata, tragédia em Campina Grande, reservatório de água, rompimento de barragem, desabamento, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, abastecimento de água, Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Areial, Montadas, investigação, vítimas, Maria do Socorro Leal Texeira de Araújo, vice-governador Lucas Ribeiro, manutenção de reservatórios, segurança estrutural, rompimento na Paraíba, desastre urbano

Compartilhar

Artigos Relacionados

Instituto amplia ações após virar Ponto de Cultura

Instituto Olga Barroso amplia ações culturais e sociais no Grande Mucuripe após receber o reconhecimento como Ponto de Cultura pela Política Nacional Aldir Blanc. | Foto: divulgação

17/08/2026

Cultura: Instituto amplia ações após virar Ponto de Cultura Reconhecimento pela Política Nacional Aldir Blanc fortalece projetos gratuitos de formação, economia criativa e inclusão social no Grande Mucuripe


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/08/2026

    Farmácia Popular Pode Passar a Oferecer Exames e Testes Rápidos — Mas Ainda Não é Regra Valendo – Blend do Dia Comentado em Saúde: Farmácia Popular poderá oferecer exames e testes

  • 16/08/2026

    Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís

  • 16/08/2026

    Aviação: Avião-arraia promete voos mais econômicos – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Aviação: Avião-arraia promete voos mais econômicos

  • 16/08/2026

    Aviação: Avião elétrico faz 1º voo com US$ 5 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Aviação: Avião elétrico faz 1º voo com US$ 5

  • 14/08/2026

    Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres

  • 13/08/2026

    Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil

Últimas Notícias

  • Instituto amplia ações após virar Ponto de Cultura0
    Cultura: Instituto amplia ações após virar Ponto de Cultura Reconhecimento pela Política Nacional Aldir Blanc fortalece projetos gratuitos de formação, economia criativa e inclusão social no Grande Mucuripe
    17/08/2026
  • Anvisa aprova primeira semaglutida genérica0
    Saúde: Anvisa aprova primeira semaglutida genérica Registro do medicamento da EMS amplia concorrência no mercado e pode reduzir o custo das canetas usadas no tratamento do diabetes e da obesidade
    17/08/2026
  • Discord tenta reverter suspensão de lives no Brasil0
    Tecnologia: Discord tenta reverter suspensão de lives no Brasil Plataforma pede revogação da decisão da ANPD e afirma que não conseguirá cumprir o prazo de três dias úteis para interromper transmissões ao vivo
    17/08/2026
  • Anvisa proíbe suplementos de duas marcas0
    Saúde: Anvisa proíbe suplementos de duas marcas Produtos das marcas Newfit e SharkPro foram retirados do mercado após identificação de substâncias irregulares e falhas graves nas boas práticas de fabricação
    17/08/2026
  • Candidatos iniciam campanha em redutos eleitorais0
    Eleições: Candidatos iniciam campanha em redutos eleitorais Presidenciáveis deram início às agendas de rua em diferentes estados, priorizando bases políticas e apresentando propostas para conquistar o eleitorado
    17/08/2026
  • COP17 busca acordo global contra a seca0
    Meio ambiente: COP17 busca acordo global contra a seca Países discutem financiamento, restauração de terras e mecanismos para enfrentar a desertificação durante conferência da ONU na Mongólia
    17/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas