Os estudantes acompanharam de perto o dia a dia de um laboratório de medicina diagnóstica, bem como a realização de atividades envolvendo os procedimentos de saúde | Foto: divulgação
31 alunos do ensino médio da Escola Estadual Liceu do Ceará – EEMTI participaram de uma aula prática sobre ciência e saúde, na última quarta-feira (22/06), dentro dos laboratórios clínicos do Emilio Ribas, através do Projeto Cachola, nas unidades da Av. Barão de Studart, 730 e 1001.
Os estudantes acompanharam de perto o dia a dia de um laboratório de medicina diagnóstica, bem como a realização de atividades envolvendo os procedimentos de saúde. Os alunos entenderam o processo de coleta de sangue, a importância do uso do garrote e de segurar com algodão o local do furo após o procedimento. Aprenderam, na prática, como é feita a tipagem sanguínea, ou seja, o processo de coleta e análise do sangue para identificar a qual grupo sanguíneo pertence. Em seguida, os participantes visitaram o Núcleo Técnico Operacional (NTO) para visualizarem o caminho do material biológico após a coleta e aprenderam sobre a automatização do processo.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Durante o momento, os alunos destacaram o entusiasmo em participar do projeto e falaram sobre a oportunidade de um novo aprendizado em um ambiente inovador, com muitas descobertas que levarão para a vida acadêmica e profissional. “Adorei a experiência, pude aprender sobre assuntos da saúde, na prática, o que me despertou muito interesse e curiosidade. É uma vivência única e muito rica pra gente que está no colégio”, cita a estudante Lívia Maria.
De acordo com Natália Velloso, coordenadora de Educação em Saúde do Emilio Ribas, o projeto tem como objetivo estimular a curiosidade intelectual dos alunos, adotando conteúdos e desenvolvendo habilidades propostas pela Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na ação, os participantes ganham kit Cachola e lanche.
“Os jovens ficaram muito entusiasmados com a visita, participaram trazendo suas vivências e questionamentos sobre situações cotidianas e despertaram interesse por profissões que não conheciam na prática”, destaca Natália.
Leia também | Theo Cadena conquista 2 medalhas de ouro inéditas no Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo
No mês de junho, turmas de alunos do Colégio Master participaram do Projeto Cachola Profissões, que proporciona aos estudantes acesso a apresentações nas áreas da medicina (clínica, pesquisa e neurorradiologia), farmácia, engenharia mecatrônica, arquitetura, marketing e enfermagem.
Instituições, públicas ou privadas, bem como pais e responsáveis que tiverem interesse em agendar uma visita, devem definir o dia, o horário e o conteúdo no site do Emilio Ribas ou enviar um e-mail para o endereço educacao@emilioribas.com.br e solicitar o labtour.
Leia também | Fiocruz conclui sequenciamento genético do vírus Monkeypox