logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
STJ mantém condenação de Nikolas Ferreira por transfobia contra deputada Duda Salabert
Justiça: STJ mantém condenação de Nikolas Ferreira por transfobia contra deputada Duda Salabert
11/06/2025
Política: Projeto libera R$ 816,6 milhões para a Transnordestina e outras ferrovias no Nordeste
Política: Projeto libera R$ 816,6 milhões para a Transnordestina e outras ferrovias no Nordeste
11/06/2025
Exibir tudo

Televisão: Do interior para a tela: o papel da imprensa regional nos festejos e na alma nordestina Por Hermann Hesse, diretor de jornalismo da Band Ceará e editor-chefe do Portal Terra da Luz

Do interior para a tela: o papel da imprensa regional nos festejos e na alma nordestina

Rogério Gomes e Cassinha Rocha entrevistam o secretário de Turismo de Barbalha, Feitosa Junior, durante a Festa do Pau da Bandeira | Foto: Hermann Hesse

11 de junho de 2025 – Junho chegou. E, com ele, o cheiro de milho cozido, as bandeirinhas no céu, os arrasta-pés nas praças e os corações aquecidos pelas tradições que nos formam. Para quem nasceu ou vive no interior do Ceará, os festejos juninos não são apenas eventos culturais — são expressões de identidade, resistência e orgulho. Como jornalista que vive a comunicação regional há muitos anos, e sendo nascido na cidade de Tauá, no interior do Ceará, não há período do ano que me agrade mais. E é justamente por isso que a imprensa regional tem, nesse momento, uma das suas missões mais nobres: valorizar quem somos, de onde viemos e para onde vamos.

Muito além das grandes coberturas nacionais, é no interior que pulsa uma força criativa, econômica e simbólica que precisa ser enxergada com o respeito que merece. Cada grupo folclórico como as bandas cabaçais, penitentes,  quadrilhas juninas que se apresentam em Barbalha, na tradicional Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio; cada sanfoneiro que sobe ao palco do Juaforró, cada fogueira acesa nas ruas de Juazeiro do Norte; cada vaqueiro que se arrisca na pega do boi na Vaquejada de Missão Velha, cada expositor que vibra e apresenta os seus produtos e animais que produz no campo carrega uma história de luta, superação e pertencimento. E cabe a nós, veículos regionais, contar essas histórias — com profundidade, com paixão e com verdade.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

A comunicação regional não deve ser vista como um “braço menor” da grande mídia. Ao contrário: ela é o coração pulsante da informação que se aproxima da realidade do povo. Enquanto muitos ainda enxergam o Cariri, o Sertão Central, a Região dos Inhamuns, as Chapadas do Araripe, Apodi e Ubajara ou o Vale do Jaguaribe como “periferias do Brasil”, nós sabemos que essas regiões são centros vivos de cultura, economia e desenvolvimento.

E isso se reflete nos festejos. Os eventos juninos movimentam turismo, geram renda, empregam milhares de pessoas direta e indiretamente. Desde o vendedor ambulante ao técnico de som, do costureiro de figurino ao pequeno produtor rural. Quando a imprensa decide mostrar esse lado da festa, ela cumpre um papel que vai além da reportagem: ela reconhece o valor do povo.

Nas últimas décadas, vi muitas histórias que nasceram pequeninas em comunidades do interior ganharem o mundo através da tela da TV. Vi também como um olhar atento da reportagem pode mudar a realidade de famílias inteiras. E é por isso que, especialmente em momentos como este, reafirmo esse compromisso — e convido meus colegas de profissão a fazerem o mesmo: vamos olhar para dentro. Vamos iluminar o que é nosso.

Em tempos de tanta polarização e distanciamento das raízes, os festejos juninos são um lembrete poderoso de união, fé e alegria. E a imprensa regional tem o privilégio e a responsabilidade de amplificar essas vozes. Mais do que cobrir o São João, vamos celebrar o Ceará que dança, canta, cria e resiste. Porque, no fim das contas, somos todos parte dessa grande fogueira que aquece a alma nordestina.


Hermann Hesse é jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com atuação na TV cearense desde 1990. Atualmente é o editor responsável pelo Portal Terra da Luz.


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.


Hermann Hesse, jornalista | Foto: divulgação

Leia também | Trump anuncia acordo comercial ‘fechado’ com a China e tarifa total de 55% sobre importações

Internacional: Trump anuncia acordo comercial ‘fechado’ com a China e tarifa total de 55% sobre importações
Compartilhar

Artigos Relacionados

Turismo: Rota das Falésias fortalece integração no Ceará

Projeto une municípios, empresários e comunidades para impulsionar o turismo sustentável no litoral leste cearense | Foto: divulgação

07/05/2026

Turismo: Rota das Falésias fortalece integração no Ceará Por Mamede Rebouças, presidente da Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel (ASSETUC) e um dos idealizadores da Rota das Falésias


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 13/05/2026

    Leilão que pode gerar 4,5 mil empregos no Ceará é ameaçado – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Leilão que pode gerar mais de 5 mil empregos no Ceará é ameaçado

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

Últimas Notícias

  • Investigação: PF faz buscas contra Cláudio Castro0
    Investigação: PF faz buscas contra Cláudio Castro Mandados também miram Ricardo Magro, dono da Refit; ordem foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF
    15/05/2026
  • Inclusão: Arte fortalece autonomia de alunos Down0
    Inclusão: Arte fortalece autonomia de alunos Down Projeto transforma vidas com apoio da Alece no Ceará
    15/05/2026
  • Leo Couto retoma obras da Areninha Pindorama0
    Infraestrutura: Leo Couto retoma obras da Areninha Pindorama Equipamento esportivo no bairro Luciano Cavalcante receberá requalificação completa após paralisação desde 2024
    14/05/2026
  • Produtora nega dinheiro de Vorcaro em filme0
    Cinema: Produtora nega dinheiro de Vorcaro em filme GOUP Entertainment e Mário Frias afirmam que cinebiografia de Jair Bolsonaro foi financiada apenas com capital privado
    14/05/2026
  • Áudio de Flávio gera reação entre empresários0
    Política: Áudio de Flávio gera reação entre empresários Elite empresarial reunida em Nova York avalia desgaste político e passa a discutir alternativas da direita para 2026
    14/05/2026
  • PF investiga repasses ligados a Eduardo Bolsonaro0
    Política: PF investiga repasses ligados a Eduardo Bolsonaro Apuração busca esclarecer se recursos de Daniel Vorcaro foram usados para financiar despesas do deputado nos Estados Unidos
    14/05/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas