logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Eventos
  • Artigos
  • Contato
Investigação: Traficantes recorrem a portos do Nordeste para distribuição de cocaína
Investigação Traficantes recorrem a portos do Nordeste para distribuição de cocaína
03/07/2022
De Volta: Após dois anos, Parque da Ciência Butantan reabre ao público
De Volta Após dois anos, Parque da Ciência Butantan reabre ao público
03/07/2022
Exibir tudo

Opinião O Brasil e sua fusão com a democracia real Por Roberto Claudio, ex-prefeito de Fortaleza e pré-candidato a governador do Ceará pelo PDT

Compartilhar
Opinião: O Brasil e sua fusão com a democracia real

Nas próximas eleições, no dia 2 de outubro, "a nossa gente vai ter a oportunidade de apontar que cenário de futuro queremos construir para o país", destaca Roberto Claudio | Foto: reprodução/Pinterest

Qualquer brasileiro de boa memória ou que tenha dedicado um olhar mais atento à história da nossa República deve lembrar do fato, lá da década de 70, que culminou com a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, que passaram a ser uma única unidade da federação brasileira, no dia 1° de julho de 1974, por força de um decreto presidencial, assinado por Ernesto Geisel.

A fusão aconteceu, de fato, a partir do dia 15 de março de 1975, mantendo a denominação de estado do Rio de Janeiro.

A Guanabara foi um estado do Brasil no período de 1960 a 1975, localizada no território do atual município do Rio de Janeiro, cuja área compreendia o antigo Distrito Federal do país, de 1891 a 1960, ano em que o status de capital da República foi transferido para Brasília, construída por Juscelino Kubitscheck, no Centro-Oeste, num ponto equidistante de todas as regiões do país, como definia nossa Constituição.

Com isso, o Rio de Janeiro deixou de ser a sede do Governo Federal e a cidade se tornou o Estado da Guanabara, em 1960. A fusão do estado da Guanabara com o Estado do Rio de Janeiro não era uma ideia nova, mas sempre enfrentava resistências variadas, como nos lembra a historiadora Marieta de Moraes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, destacando que não houve um plebiscito com consulta à população, o que “colocava em jogo, acima da fusão, a autonomia do antigo Distrito Federal em relação ao Governo Federal e o consequente controle do poder local. Como se sabe, a autonomia foi obtida via a criação do estado da Guanabara”.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<< 

A também historiadora Marly Motta, destaca que “a fusão anulava a singularidade da antiga Guanabara em prol de sua integração ao novo estado do Rio de Janeiro, cuja implementação teria que lidar com a identidade política de duas regiões forjada pela memória que cada uma delas construiu de seu próprio passado. De um lado, a cidade do Rio de Janeiro, capital do país por mais de cem anos, há 15 ocupando um lugar singular na federação, o de estado-capital, e lutando para conservar o seu tradicional papel de “caixa de ressonância” do país; de outro, o antigo estado do Rio, a “Velha Província”, dividido entre a atração pela “cidade maravilhosa” e o medo da suburbanização”.

Recorro a este fato histórico como âncora para trazer à luz o inquietante quadro de necessidade de ajuntamento, de reconciliação que impacta em nosso país.

Muito provavelmente, tenhamos nos dias atuais o indefectível exercício de debater como tornar o Brasil, de novo, um país de irmãos, capaz de unir negros e brancos, ricos e pobres, homens e mulheres, civis e militares, católicos e pentecostais e tantas outras classes que podem sugerir algum antagonismo natural só pelo fato de estarem em trincheiras distintas, a reboque de um debate insano que corroeu na alma brasileira a cordialidade e a tolerância mais marcantes de nossa formação como povo e nação.

O Brasil precisa refundir-se, necessita de uma reconciliação no espírito de sua própria gente. O clima de antagonismos pseudo ideológicos tem que ser extirpado das nossas relações. Nós não podemos capitular diante de uma ardilosa tramoia de sofismática polarização como a ser o condão que vai definir se estaremos de forma única em um ou outro polo.

Leia também | Brasileiros são bem-vindos em Portugal, diz presidente português

Diferente da fusão ocorrida em terras cariocas/fluminenses na década de 70, nós vamos ter sim a participação do povo. Mas destaco, não será apenas para manifestação de uma posição plebiscitária de sim ou não. O pleito que se avizinha traz outras possibilidades, outras opções e propostas de governo. Devemos ficar atentos para observá-las.

A nossa gente vai ter a oportunidade de apontar que cenário de futuro queremos construir para o país. Iremos nos reconciliar como irmãos?? Estaremos dispostos a promover uma fusão de espírito fraterno para defender os interesses de quem realmente precisa de políticas públicas que ajudem na emancipação humana pela boa educação, pela assistência à saúde de qualidade, pela promoção das oportunidades de emprego e renda?

Meu inalienável sentimento de esperança sinaliza no sentido de que iremos ter uma oportunidade única de reconciliarmos nossa nação com um futuro mais digno, com uma convivência mais fraterna, com o mais dilatado quadro de respeito ao próximo!!Nossa fusão com os pilares fundamentais da democracia será uma contundente declaração de amor e harmonia do Brasil com a sua própria gente!!!


Roberto Claudio Rodrigues Bezerra foi por duas vezes (2013 a 2020) prefeito de Fortaleza (CE), cidade na qual é o presidente do Diretório Municipal do PDT. É médico sanitarista, com PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona.

Conteúdo original publicado no site Congresso em Foco. 


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.

Roberto Claudio, ex-prefeito de Fortaleza

Leia também | Cibersegurança e a explosão das identidades não humanas

Opinião Cibersegurança e a explosão das identidades não humanas
Compartilhar

Artigos Relacionados

Opinião: É hora de as fintechs priorizarem a experiência do consumidor

Com consumidores buscando maior rapidez e facilidade, a melhor experiência é mais valorizada do que o nome da instituição | Foto: Pexels/Karolina Grabowska

07/08/2022

Opinião É hora de as fintechs priorizarem a experiência do consumidor Por Beatriz Costa, gerente de customer success do Accountfy


Leia mais

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SESC

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública.

Redes Sociais

Programe-se

Slide Slide Slide Slide Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Esportes
  • Eventos
  • Notícias
  • Principal

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2022/04/@portalterradaluz-portalterradaluz.com_.br_.mp4
Portal Terra da Luz

Tags

Banco Central Brasil Camilo Santana Campeonato Brasileiro Capacitação Ceará Combate à Covid coronavírus Corpo De Bombeiros Covid-19 Cultura Economia Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Fortaleza Esporte Clube Futebol governador governo do Ceará inflação José Sarto Meio Ambiente Minas Gerais Ministério da Saúde Ministério Público Negócios Operação Opinião pandemia PF Polícia Civil Polícia Federal Portal terra da luz Prefeito de Fortaleza Prefeitura de Fortaleza presidente Retomada Rio de Janeiro saúde Segurança São Paulo Turismo vacina vacinação
Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz.

Últimos comentários

  • 25/07/2022

    José Paulino de Castro Alves Comentado em Cultura A arte da composição musical

  • 20/07/2022

    Dja Comentado em Denúncia Medicamento para emagrecimento oferecido na internet como natural esconde risco para a saúde

  • 16/07/2022

    Carmen Lúcia Marques de Sousa Comentado em Cultura Acervo fotográfico do Jardim Botânico do Rio será revitalizado

  • 13/07/2022

    Ana Comentado em Denúncia Medicamento para emagrecimento oferecido na internet como natural esconde risco para a saúde

  • 06/07/2022

    Geosilene Comentado em Denúncia Medicamento para emagrecimento oferecido na internet como natural esconde risco para a saúde

  • 17/06/2022

    Rafaela Comentado em Denúncia Medicamento para emagrecimento oferecido na internet como natural esconde risco para a saúde

Últimas Notícias

  • Os termômetros brasileiros registraram um mês quente com as temperaturas mais altas dos últimos 61 anos.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil0
    Calor Julho registra temperatura média mais alta da história Termômetros registraram temperatura média de 22,8ºC
    10/08/2022
  • Vagas estão sujeitas à alteração. | Foto: Divulgação0
    Emprego Sine Municipal oferta 711 vagas de trabalho em Fortaleza Todas oportunidades de emprego estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento
    10/08/2022
  • O Brasil ultrapassou a marca de 2 mil brasileiros superinteligentes identificados no território nacional. | Foto: Divulgação0
    SuperdotaçãoNo Dia Mundial da Superdotação, Brasil ultrapassa 2 mil superinteligentes identificados por entidade global Segundo dados da Associação Mensa Brasil, representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, do total de membros no País, 70% têm entre 19 e 36 anos
    10/08/2022
  • Justiça: STF marca nova audiência sobre disputa por Fernando de Noronha0
    Justiça STF marca nova audiência sobre disputa por Fernando de Noronha Audiência foi marcada para dia 8 de novembro
    09/08/2022
  • IJF: Maior hospital de emergência do Ceará recebe serviço de hemodinâmica0
    IJF Maior hospital de emergência do Ceará recebe serviço de hemodinâmica A nova tecnologia auxiliará na assistência das vítimas de politraumatismos, lesões neurológicas e vasculares, além de hemorragias graves
    09/08/2022
  • Tecnologia: Audiência aponta importância de atualizar legislação para expansão do 5G0
    Tecnologia Audiência aponta importância de atualizar legislação para expansão do 5G O debate foi promovido pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da Alece, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa
    09/08/2022
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas